Como se faz um portfólio virtual?

Além de sites de emprego e redes sociais como o LinkedIn, há várias outras maneiras de tirar proveito da internet na hora de conquistar um novo cargo e uma delas é fazendo o seu portfólio online. Felizmente, há várias ferramentas online para ajudam a fazer isso sem ter que ficar dias desenvolvendo um layout, programando cada menu e pensando em uma maneira de expor todos os seus vídeos, fotos, trabalhos de design e textos de forma atraente.

A web está cheia de plataformas gratuitas para expor seus trabalhos e fazer novos contatos profissionais. Quer se candidatar a uma vaga e está desesperado porque não tem um portfolio para mostrar? Fizemos uma lista com as melhores plataformas para você fazer seu portfólio hoje. Agora você só tem que se preocupar em escolher o que tem de melhor para expor!

1. Behance

Para começar a usar o Behance é preciso fazer login com uma conta da Adobe ou criar uma. Com a ferramenta, é possível criar um portfólio com trabalhos em texto, imagens, vídeos e áudios, mas é ideal principalmente para designers, fotógrafos, ilustradores e modelos por causa da maneira como organiza os trabalhos.

Com o Behance, é possível dividir seu trabalho em projetos (ou álbuns) e colocar dentro deles todo o material relacionado a trabalhos específicos. Desta maneira, tudo fica mais organizado e graficamente bonito, pois o portfólio vira uma espécie de galeria. Ele permite embutir mídia de uma série de serviços como YouTube, Vimeo e SoundCloud, evitando que você tenha que fazer upload dos seus trabalhos caso eles já estejam na web. No portfólio, os usuários podem ter uma espécie de mini currículo.

2. Carbonmade

Um dos serviços mais simples e fáceis de usar, com o Carbonmade você cria seu portfólio rapidamente usando templates prontos. Você pode fazer upload de imagens e textos. Para fazer upload de áudio e vídeo, precisa assinar um dos planos pagos da plataforma. Com ele, seus projetos também podem ficar separados em diferentes álbuns, assim como no Behance. Você também pode adicionar facilmente informações de contato, suas experiências anteriores e o que mais quiser para atrair novos trabalhos.

3. Cargo Collective

Com o Cargo Collective você também faz um portfólio em pouco tempo. O usuário pode escolher entre mais de 30 opções de templates e, se tiver conhecimentos de HTML e CSS, customizar para deixá-lo exatamente do jeito que quiser. A plataforma organiza os trabalhos em projetos para que fiquem mais atraentes graficamente, oferece a possibilidade de configurar slideshows e hospedar suas imagens na nuvem.

4. Coroflot

O Coroflot permite fazer upload ilimitado dos seus trabalhos em uma plataforma bastante simples. Uma das maiores vantagens do Coroflot é que o site é usado por empresas como Nike, Google, Apple e Facebook para encontrar talentos de design. Além de expor seu trabalho, com o Coroflot você obtém dados do tráfico de visitas no seu portfólio e quais são seus trabalhos mais populares.

5. Wix

O Wix é uma plataforma feita para criar sites de diversos segmentos sem que o usuário tenha que saber programação. Uma das vantagens do serviço é que ele é bastante simples de usar e é todo em português. Logo após fazer seu cadastro, uma página pergunta que tipo de site você quer fazer. Clicando em "Pessoal", aparece a opção "Portfólio". Ele então oferece uma série de templates que se adequam a diferentes necessidades profissionais, como "Portfólio de Ilustrador", "Portfólio de Fotografia", "Portfólio de Designer Gráfico" e outros. Basta escolher um e clicar, no menu superior, em "Edite esse site" para começar a personalizá-lo.

Como o Wix não foi feito especificamente para portfólios, o processo de adicionar conteúdo não é tão automático quanto em outras ferramentas, mas vale a pena conferir o serviço principalmente por ele oferecer mais possibilidades de personalização da página.

6. Clippings.me

Originalmente criado para expor trabalhos de jornalistas freelancers, o Clippings.me é um serviço que permite criar um portfólio simples, porém eficiente, em apenas algumas horas. A plataforma, apesar de ter sido criada para jornalistas e escritores, pode servir muito bem a profissionais de audiovisual, por exemplo, pois tem suporte a vídeos embutidos do YouTube e do Vimeo e áudios do SoundCloud. Assim, não é preciso ficar fazendo upload de todo o seu material que já está publicado em algum desses serviços.

Os usuários podem adicionar seus trabalhos em arquivos PDFs ou em links diretos para o site em que estão publicados. A plataforma cria uma espécie de galeria com todos os seus trabalhos e permite que o usuário escreva uma pequena apresentação sobre si mesmo.

7. Journo Portfolio

Com aparência moderna, o Journo Portfolio é bastante fácil de usar. Ele permite adicionar arquivos em PDF ou links diretos para seus trabalhos, assim como o Clippings.me. O diferencial é que ele oferece a vantagem de transformar em PDF o conteúdo dos seus links diretos para que você não os perca caso o site original saia do ar. Outra vantagem é que ele tem uma interface amigável também no mobile. Ele ainda oferece a possibilidade de manter um blog na própria plataforma.

Você já fez seu portfolio em alguma dessas plataformas? Qual é a sua preferida? Conte para a gente nos comentários!

Como se faz um portfólio online?

Passos de como montar um portfólio.
Escolha o formato e a plataforma ideal. Criar um portfólio on-line é um grande desafio. ... .
Selecione os seus melhores trabalhos. Agora, é a hora da segunda parte do processo de como fazer um portfólio digital: pensar em como irá preencher o seu site. ... .
Crie um blog ou site com a GoDaddy..

Como montar um portfólio exemplo?

É importante iniciar seu portfólio com uma introdução a seu respeito, seu objetivo profissional, paixões e motivações. Em seguida, apresente seu trabalho e incremente o conteúdo adicionando fotografias, vídeos explicativos, links relevantes e gráficos que demonstrem resultados positivos.

Onde fazer um portfólio digital?

Os Melhores Sites para criar um portfólio online são:.
Adobe Portfolio;.
Behance;.
Carbonmade;.
Cargo Collective;.
Contently;.
Coroflot;.
DeviantArt;.
Flickr;.

O que é um portfólio online?

O Portfólio Digital é uma plataforma em que todos os projetos desenvolvidos por você estão organizados em uma grande carteira digital. Essa é mais uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade e a criação de novos negócios.