Como usar queratina no cabelo com hidratação?

Se há um produto perfeito para a reconstrução capilar, esse é a queratina líquida! Usada para recuperar cabelos quebradiços e danificados, essa é uma proteína importante para fortalecer a estrutura dos fios, dar fim ao cabelo elástico e reparar pontas duplas.

Mesmo sendo um ativo repleto de benefícios para o cabelo, vale se atentar a tópicos como a frequência de uso, qual é o tempo de ação nos fios e como acrescentar a queratina líquida na rotina capilar. Saiba tudo sobre o tratamento e as formas de usar essa proteína nos fios.

Pra que serve a queratina líquida?

Em geral, a reposição de queratina restaura a saúde de fios danificados ou que foram submetidos a procedimentos químicos como tintura, descoloração, alisamentos etc. Sendo assim, a queratina líquida atua recuperando parte da proteína perdida no pós-química.

Isso acontece porque a queratina é uma proteína composta por aminoácidos e que representa 90% da estrutura dos cabelos, mas que é perdida pouco a pouco por causa do uso de químicas, poluição e alta exposição ao sol ou fontes de calor.

Os tratamentos à base de queratina líquida tem ação reparadora, eles devolvem as proteínas perdidas e garantem que os cabelos fiquem mais alinhados, com brilho, maciez, emoliência e menos frizz.

Como saber se o cabelo está com falta de queratina?

Existem sinais claros de que os fios estão pedindo uma recarga de queratina, problemas que podem ser revertidos com a aplicação de queratina líquida. São eles:

  • Excesso de frizz;
  • Perda do brilho;
  • Facilidade em embaraçar;
  • Fios ressecados e porosos;
  • Quebra de cabelo;
  • Surgimento de pontas duplas.
Como usar queratina no cabelo com hidratação?
Foto: Reprodução | Instagram @michahair_extensions

Quais são as formas de usar queratina líquida nos fios?

Existem diversas maneiras de usar a queratina líquida, as três mais comuns são em máscaras, tratamentos de salão ou pura. Entenda abaixo como funciona cada procedimento e veja passo a passo completo.

Tratamento com queratina líquida pura

  1. Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, deixando-o úmido.
  2. Separe os fios em quatro partes e aplique a queratina líquida no comprimento e pontas, enluvando as mechas.
  3. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.
  4. Hidrate as madeixas com um creme de tratamento, enxaguando-o após o tempo de ação.
  5. Termine de lavar os cabelos com condicionador para selar as cutículas.
  6. Por fim, finalize com um creme ou leave-in sem enxágue.

Máscaras reconstrutoras

Também é possível encontrar as propriedades da queratina líquida dentro de máscaras de tratamento reconstrutor. Essa é uma forma prática de fazer a reposição de queratina nos fios, pois esse tipo de produto costuma dar resultado em um tempo de ação menor.

Há também a opção de misturar uma parte de queratina líquida a uma parte de máscara de hidratação, mas essa pode não ser uma boa ideia, pois o excesso de queratina enrijece a estrutura capilar.

Tratamento cauterizador

Você sabe o que é a cauterização capilar? Esse é um tratamento de salão à base de queratina, que ajuda a repor a massa na estrutura dos fios. É uma boa opção para quem precisa de um procedimento mais intenso ou não quer se aventurar em casa.

Quer saber mais? Veja o nosso guia completo sobre cauterização capilar.

Cuidados com o uso da queratina líquida

Quando se trata de tratamentos à base de queratina, é importante se atentar a frequência de uso, pois o excesso do produto pode gerar efeito contrário, enrijecendo os fios.

Recomenda-se fazer a reconstrução capilar a cada 15 dias em caso de cabelos muito danificados ou uma vez por mês para fios saudáveis. Sem esquecer de hidratar e nutrir o cabelo entre as aplicações de queratina, seguindo o seu cronograma capilar.

Como escolher a melhor queratina líquida?

Ao decidir qual será a melhor queratina, vale se atentar à formulação do produto e às necessidades do seu cabelo. No caso da fórmula, quanto mais pura for a queratina, melhor será o resultado do tratamento.

Entretanto, se os seus fios precisam de uma carga extra de proteínas e aminoácidos, existem muitos produtos no mercado que são enriquecidos com outros ativos hidratantes e restauradores.

Melhores produtos com queratina

Quer ter todos os benefícios da queratina nos seus cuidados capilares diários? Conheça alguns shampoos, condicionadores e cremes de tratamento para recuperar os danos do dia a dia.

  • Shampoo Nexxus Keraphix

Com fórmula enriquecida com os ativos da queratina e do arroz negro, o Shampoo Nexxus Keraphix é ideal para quem busca recuperar cabelos extremamente danificados por químicas ou o uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

  • Condicionador Nexxus Keraphix

Já o Condicionador Nexxus Keraphixpossuí fórmula extremamente hidratante, que recupera os cabelos enquanto deixa-os mais macios e brilhantes, eliminando os sinais visíveis de danos severos.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

  • Máscara de Tratamento Nexxus Keraphix

A Máscara de Tratamento Nexxus Keraphix completa o tratamento intensivo, hidratando profundamente, o creme envolve os fios com um filme protetor, que regenera a estrutura capilar e deixa o cabelo visivelmente mais saudável.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

  • Dove Shampoo Reconstrução Completa

Com tecnologia micro aqua serum e vital keratin, o Dove Shampoo Reconstrução Completa atua na reconstrução do fio enquanto nutre profundamente, trazendo maciez e fortificando os cabelos desde a primeira lavagem.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

  • Dove Condicionador Reconstrução Completa

Ideal para cabelos danificados, o Dove Condicionador Reconstrução Completa contém ativos reparadores de queratina, que progressivamente nutrem o cabelo e o fortalecem para protegê-lo por dentro, tornando-o mais resistente a danos futuros.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

  • Máscara Dove 1 Minuto Fator de Nutrição 60+

Feita especialmente para reparar danos causados por químicas como descoloração, alisamento, permanente e tintura. A Máscara Dove 1 Minuto Fator de Nutrição 60+ é um tratamento reconstrutor com queratina hidrolisada, que age em apenas um minuto, deixando o cabelo sedoso e com aparência saudável.

Como usar queratina no cabelo com hidratação?

Dúvidas frequentes sobre queratina líquida

Quer saber um pouco mais sobre o uso da queratina líquida no cabelo? Respondemos mais algumas questões sobre a proteína abaixo.

Pode passar queratina líquida no cabelo seco?

Não é recomendado. Apesar ser um produto líquido, a queratina se espalha e age melhor nos cabelos úmidos. Sendo assim, para acabar com os danos e ressecamento dos fios, siga o processo de lavá-los antes da aplicação da queratina liquida.

Quanto tempo deixar a queratina líquida nos fios?

O tempo indicado é de 15 minutos. Esse período de tempo pode sofrer pequenas variações devido ás recomendações do tipo de queratina líquida, mas, fica entre 10 e 15 minutos de ação.

Posso escovar o cabelo com a queratina líquida?

Não. A queratina líquida é um produto potente, feito para ser aplicado e retirado do cabelo, após a ação. Ela não tem efeito finalizador ou de proteção térmica, podendo danificar ainda mais a estrutura do fio se não for usada corretamente.

O ideal é que a escova seja feita só depois dos processos de passar queratina, hidratar, enxaguar o cabelo, aplicar o condicionador, enxaguar novamente e usar o protetor térmico.

Pode passar queratina junto com creme de hidratação?

4# Máscara de hidratação para cabelo: trazendo mais ativos concentrados, a máscara de hidratação para cabelo age por muito mais tempo nos fios, mesmo após a lavagem. Nesse caso, o ideal é buscar por um produto com queratina para potencializar a hidratação e, ao mesmo tempo, evitar que os fios percam mais nutrientes.

Qual a maneira correta de usar queratina no cabelo?

1º passo: aplique o shampoo no cabelo molhado e retire o excesso de água para deixar o cabelo úmido. 2º passo: separe o cabelo em mechas e borrife a queratina líquida no comprimento e pontas. 3º passo: espere o tempo de ação da queratina líquida (10 minutos).

Quanto de queratina colocar na máscara?

Líquida. Essa é a opção que você procura se quiser dar um toque poderoso às suas máscaras de hidratação. “Basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxaguar em seguida.