Como utilizar os recursos naturais de forma sustentável

Como utilizar os recursos naturais de forma sustentável

Para se obter resultado trilhando um rumo dentro da economia sustentável é preciso concentrar forças na preservação dos elementos da natureza, minimizando os seus impactos, sem deixar de atender às necessidades básicas dos indivíduos. Pensar em desenvolvimento sustentável é considerar muito mais do que simplesmente não utilizar os recursos que não são renováveis em relação aos recursos renováveis. Deve-se destinar de forma profissional e segura os resíduos gerados por empresas e pessoas.

É preciso lembrar também da importância do tempo nos processos de renovação dos recursos naturais. Algumas espécies de vegetais demoram vários anos para se tornarem adultas e oferecerem nutrientes, frutos e alimentos para a natureza. Nesse meio tempo, muitos prejuízos podem ser causados ao ambiente. Por esse motivo, pensar em sustentabilidade é ir além do famoso discurso do ?plantar duas árvores a cada uma que for derrubada?.

O cidadão precisa estar preparado para agir em prol de mudanças sociais e ambientais positivas e compreender melhor o mundo em que vive. Apenas dessa forma é possível explorar os valores e objetivos que conflitam a relação com suas atividades sociais.

Educação sustentável

A educação sustentável traz uma nova motivação para o aprendizado do que é ser sustentável e na medida em que as pessoas são educadas, elas tornam-se capazes de desenvolver visões para o futuro que se preocupa com as questões pertinentes ao meio ambiente.

A informação sobre o impacto causado no planeta pelo lixo gerado é capaz de despertar para a realidade em que vivemos ou projetamos viver. Contribuir de forma individual, se fará grandioso em grupos. A conscientização somente será valorizada na medida em que a vivência do ciclo do resíduo gerado for conhecimento de todos, dentro do dia a dia.

Podemos ter ajuda das marcas, ao trabalharem informações no rótulo sobre decomposição, reciclagem, coleta seletiva ou destinação do produto. Devemos engrenar em ações de todos os nichos que compõem uma sociedade: das empresas que produzem materiais para consumo e dos consumidores.

A educação do consumidor e a promoção de sua consciência sustentável são passos significativos para mudar as decisões de consumo. O entendimento da diferenciação entre necessidade básica e consumo supérfluo ajudam a focar no que são as reais utilidades de objetos, de serviços ou de informação, e que tem tudo isso tem um custo.

Traçamos alguns dos princípios do consumo consciente e influenciadores na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, elaborado pelo Instituto Akatu.

Veja abaixo:

1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;

2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;

3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades;

4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;

5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;

6. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;

7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;

8. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;

Para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta, quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, devemos economizar água, diminuir o consumo exagerado, produzir menos lixo e reciclar.

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

E você, sabe como pode contribuir para preservar o meio ambiente?

Comece praticando o consumo consciente na sua rotina. Ele é uma contribuição solidária que serva para garantir a sustentabilidade do planeta e o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.

SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais?

#natureza

Os recursos naturais são aqueles que o planeta oferece sem necessidade de intervenção humana. Eles são essenciais para nossa sobrevivência, mas, se forem consumidos em um ritmo mais rápido do que a sua regeneração natural, como acontece atualmente, eles podem acabar. Abaixo, analisamos as consequências e possíveis soluções para esse problema.

Como utilizar os recursos naturais de forma sustentável

Os seres humanos estão esgotando os recursos naturais do planeta.

SUPEREXPLORAÇÃO: O FINAL DOS RECURSOS NATURAIS

Você gostaria que alguém lhe falasse sobre isso? Ouça este artigo. Para aqueles que querem mudar o mundo.

QUAIS SÃO OS RECURSOS NATURAIS

Existem dois tipos de recursos naturais: renováveis e não renováveis. Os primeiros são inesgotáveis — como a radiação solar — ou sua renovação é relativamente rápida — como é o caso da biomassa. Os não renováveis são os recursos que existem na natureza de forma limitada, uma vez que sua regeneração demora muitos anos, tais como os minerais e os combustíveis fósseis — petróleo, gás natural e carvão —.

Os seres humanos estão esgotando esses recursos naturais do planeta, e os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, caso medidas imediatas não sejam tomadas. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alerta que a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit. Anualmente, são consumidos 20% a mais de recursos em relação à quantidade regenerada, e esse percentual não para de crescer.

Portanto, se continuarmos nesse ritmo, precisaríamos de 2,5 planetas para nos abastecer em 2050, de acordo com o próprio WWF. Por sua vez, essa organização mostra que a população mundial de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuiu 58% entre 1970 e 2012, devido às atividades humanas. A previsão é que essa porcentagem chegará a 67 % no ano de 2020.

CONSEQUÊNCIAS DA SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

O consumo descontrolado dos recursos naturais gera efeitos expressivos:

 Ambientais

Lo desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies. Existem cerca de 30 milhões de espécies animais e vegetais diferentes no mundo e, delas, mais de 31.000 espécies estavam ameaçadas de extinção atualmente, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

 Econômicos

33% do solo do planeta está degradado em níveis de moderado a alto, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Se a erosão de solo fértil continuar nesse ritmo, os preços dos produtos agrícolas vão inevitavelmente disparar.

 Para a saúde

Se não cuidarmos das florestas, haverá menos sumidouros de carbono e, portanto, mais poluição do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar com altos níveis de poluição e sete milhões de pessoas morrem anualmente por conta da contaminação do ar.

SOLUÇÕES PARA COMBATER A SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

O futuro, como afirma a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, representa um desafio duplo aos seres humanos: conservar as múltiplas formas e funções da natureza e criar um lar equitativo para as pessoas em um planeta finito. Se quisermos reverter essa situação, entre outras coisas, será necessário:

Preservar o capital natural

  • Restaurar os ecossistemas deteriorados e seus serviços.
  • Conter a perda dos habitats prioritários.
  • Expandir de forma significativa a rede global de áreas protegidas.

Melhorar os sistemas de produção

  • Reduzir consideravelmente os objetos, materiais e recursos utilizados no desenvolvimento da vida humana e o volume de resíduos nos sistemas de produção.
  • Gerenciar os recursos de modo sustentável.
  • Potencializar a produção de energia renovável.

Como utilizar os recursos naturais de forma sustentável

Medidas para conter

a superexploração dos recursos naturais

LEIS E POLÍTICAS

Desenvolver legislação
que regule a exploração
dos recursos naturais,
assim como estabelecer o estudo
de impacto ambiental
como
requisito indispensável
de qualquer projeto

Apoiar as iniciativas de desenvolvimento
sustentável
e proteção do meio
ambiente

Apostar nas
energias renováveis
e não contaminantes

Fomentar o saneamento
ambiental
para manter
a saúde dos ecossistemas

CONSCIENTIZAÇÃO

Impulsionar o uso
dos transportes públicos
e das bicicletas

Fomentar a cultura da
reciclagem:
reduzir,
reutilizar e reciclar

Promover a educação
ambiental
nas escolas

Promover a
agricultura e o
turismo ecológico

CONSUMO RESPONSÁVEL

Fazer uso racional da água e da eletricidade

Reduzir a compra de produtos desnecessários

Evitar o consumo de produtos não biodegradáveis

Optar por produtos locais ou ecológicos

Como podemos utilizar os recursos naturais de maneira sustentável?

Isso inclui:.
reduzir o uso do papel;.
economizar energia;.
economizar na conta de água;.
adotar práticas de reciclagem;.
adquirir equipamentos com melhor eficiência energética;.
adotar o uso de transportes alternativos, como trabalhar de bicicleta ou transporte coletivo;.
não poluir;.
respeitar as leis ambientais..

Quais são as formas de utilizar os recursos naturais?

Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.

Como podemos utilizar os recursos naturais e mesmo assim manter a sustentabilidade?

Confira exemplos: 1- Utilização de fontes de energia limpas e renováveis. 2- Racionalização e controle sobre a exploração de recursos minerais. 3- Exploração consciente e manejo controlado de riquezas naturais. 4- Reflorestamento e valorização de áreas verdes.

O que é usar recursos de maneira sustentável?

Realizar o manejo de recursos naturais de forma sustentável significa, basicamente, buscar modos de atuar sobre eles, beneficiando a sua preservação e, ao mesmo tempo, possibilitando sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão inseridos.