Considerando seus conhecimentos sobre a dimensão técnico-operativa da atuação do assistente social

Gran Cursos Online é uma marca da empresa GRAN TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO S/A, CNPJ: 18.260.822/0001-77, SBS Quadra 02, Bloco J, Lote 10, Edifício Carlton Tower, Sala 201, 2º Andar, Asa Sul, Brasília-DF, CEP 70.070-120. Gran Cursos Online - © Todos os direitos reservados ®

Grátis

15 pág.

Considerando seus conhecimentos sobre a dimensão técnico-operativa da atuação do assistente social

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 6

é a sistematização analítica do fazer profissional;
( ) permite a escolha de alternativas e de utilização dos instrumentais do serviço social;
( ) é a ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática própria, estudando as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades;
( ) no serviço social o planejamento entra como um acessório secundário no processo de trabalho do assistente social;
( ) o planejamento permite estudar as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades.
Está correta a sequência:
(D) V,F,V,V,F,V
Questão 5/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Com base no conteúdo estudado na aula 1, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo.
Na atuação do assistente social, existem diferentes tipos de ____________. A escolha do instrumental se dará com base em seu objetivo de trabalho, assim o assistente social irá retomar as dimensões do ________________ Serviço Social a fim de refletir sobre qual procedimento deve ser adotado. Por tanto, de acordo das necessidades, demandas e objetivos o profissional escolhe um instrumental.
(A) Instrumentais técnico-operativos, do Serviço Social
Questão 5/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
O assistente social, por diversas vezes, utilizará a Entrevista como instrumental no seu cotidiano de trabalho. Neste sentido, algumas compreensões acerca do processo de entrevista são fundamentais, para que se compreenda a intencionalidade da ação e do fazer profissional, quando do uso desse instrumental. Sendo assim, leia as sentenças abaixo.
I A entrevista é sempre uma relação face-a-face entre duas ou mais pessoas, sendo que a diferenciação em seu uso é dada pela maneira de quem a pratica, independentemente de sua intenção no uso desse instrumental.
II No fazer profissional, o assistente social deve saber o ouvir o usuário, reconhecer as particularidades das demandas, refletir e construir conjuntamente com ele as estratégias de enfrentamento das situações vivenciadas.
III Entrevistar é mais do que apenas conversar ou dialogar, requer um rigoroso conhecimento teórico-metodológico, a fim de possibilitar um planejamento sério da entrevista, bem como a busca por alcançar os objetivos estabelecidos para sua realização.
Está correto o que se afirma em:
(C) II, III
Questão 5/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Sobre a relação entre a instrumentalidade e os instrumentais técnico-operativos do Serviço Social, marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas:
I- Na utilização dos instrumentais técnico-operativos do Serviço Social é necessário que o profissional desenvolva uma postura de constante reflexão crítica e ética sobre a utilização dos mesmos.
II- A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
III- A instrumentalidade vai além do mero uso dos instrumentos necessários ao agir profissional.
(A) I,II,III
Questão 4 – Instrumentalidade do Serviço Social
Compreendemos a partir de nossos estudos que para Guerra e Forti (2013), a complexidade da realidade impõe uma atuação profissional que preze por respostas que atendem para a compreensão dos significados sociais dos problemas, o que significa atuar não apenas de maneira imediata, baseando-se no senso comum ou com base em alguns princípios. Marque a alternativa que apresenta esses princípios que não devem ser reproduzidos:
(A) O conservadorismo, o vitimismo e o individualismo.
Questão 4 – Instrumentalidade do Serviço Social
Marque a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
A instrumentalidade seria:
“[...] a categoria __________ capaz de apontar as diversas formas de inserção da profissão nos espaços ____________________ e as competências e requisições profissionais, de modo a demonstrar o concreto particularizado das formas de operar da profissão, ou as___________________” (GUERRA, 2000, p. 29).
(C)	Reflexiva; sócio ocupacionais; mediações.
Questão 1/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Para Sarmento (2016), tal situação se modifica quando o Serviço Social assume uma postura crítica marxista, que oferece o aporte teórico necessário para o instrumental do relacionamento. Desta forma, o assistente social passa a se posicionar:
(B)	Politicamente na defesa da classe trabalhadora, especificamente na mediação entre classes sociais.
Questão 4/5 - Instrumentalidade do Serviço Social
Ao retomarmos os conteúdos da aula 2, vemos que Segundo Mustafá (2003, p. 62) os profissionais de serviço social têm uma direção social que lhes fornece a consciência do caráter contraditório impresso à sua profissão.
Marque a alternativa que apresenta a origem dessa direção social.
(C)	Tem origem nas contradições imersas entre o capital e o trabalho.
Questão 1/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Para que se compreenda os instrumentais técnico operativos utilizados na profissão do Serviço Social, é preciso compreender a própria profissão e seu papel na sociedade. Neste sentido, na Aula 03, um elemento de análise diz respeito à compreensão da profissão enquanto produto histórico da sociedade. Sendo assim, leia as assertivas abaixo:
I A análise do Serviço Social –do exercício profissional – e sua intencionalidade dizem respeito aos determinantes históricos que compõem a profissão.
II A intencionalidade da profissão é elemento desvinculado de concepções históricas e determinantes que caracterizaram – e ainda caracterizam- o perfil profissional.
III A intencionalidade presente no processo interventivo do Serviço Social, não guarda relação com as relações sociais presentes na sociedade capitalista, tendo em vista que este modelo de sociedade e seus processos de exploração em nada interferem no âmbito da atuação profissional do Serviço Social.
Está correto o que se afirma em:
(B)	I.
Questão 3/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Acerca da intencionalidade na utilização dos instrumentais, leia a frase abaixo:
“A intencionalidade na utilização dos instrumentais, como a observação e a abordagem, vai além da mera aplicação do instrumental pelo assistente social. Há compreensão dos instrumentos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política. Ou seja, o profissional precisa compreender que o serviço social é uma profissão histórica que possui dimensões conectadas entre si”.
Diante desta leitura, é possível afirmar que:
(D)	Os instrumentos são compreendidos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política
Questão 5/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Em seus estudos sobre os Instrumentais utilizados no Serviço Social, um instrumental que se coloca como de fundamental importância é a Entrevista. Sobre este instrumental, leia as afirmações abaixo:
I A entrevista é instrumental de uso exclusivo do Serviço Social.
II A entrevista, em seu conceito, permite a realização de uma escuta qualificada das demandas do usuário, bem como, reforça o estabelecimento de práticas autoritárias na relação assistente social – usuário.
III A entrevista, como instrumental do Serviço Social, permite uma aproximação e um diálogo entre entrevistador e entrevistado, buscando aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto ou demanda.
Está correto o que se afirma em:
(A)	 III.
Questão 1/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Leia as seguintes afirmativas, em relação ao trabalho com grupos:
I O assistente social deve desenvolver o trabalho com grupos a partir de uma perspectiva emancipatória

Qual a dimensão técnico

Convém ressaltar nessa análise que a dimensão técnico-operativa abrange a habilidade do assistente social no trato nos instrumentos de intervenção e também envolve a qualidade técnica da ação. Essa habilidade vai além dos procedimentos corretos para realizar uma entrevista, reunião, visita etc.

O que é competência técnico

A competência técnico-operativa do Serviço Social, sua utilização nos processos de conhecimento e intervenção profissional do assistente social. A postura crítico-reflexiva acerca das dimensões, dos saberes, das habilidades e das atitudes na construção das estratégias de intervenção.

Qual o conceito da dimensão técnico

Nesta direção, a dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.

Faz parte da dimensão técnico

A dimensão TécnicoOperativa é a capacidade de entendimento sobre os Princípios desta dimensão; os Instrumentos e Instrumentalidade Profissional; Processos de Trabalho; Planejamento, avaliação e execução de políticas e serviços sociais; Processos de Pesquisa entre outros elementos que compõe o exercício profissional ...