Considere as seguintes etapas referentes ao metabolismo energético:

Podemos definir metabolismo como o conjunto das atividades metabólicas da célula relacionadas com a transformação de energia. A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos, mas a fermentação e a quimiossíntese também são processos celulares desse tipo importantes para alguns seres vivos.

→ Seres autotróficos e heterotróficos

Todos os seres vivos gastam energia para manter suas diversas atividades celulares, e a fonte de energia mais importante para os seres vivos é a luz solar. Luz solar, água e gás carbônico são os ingredientes necessários para os seres clorofilados realizarem a fotossíntese e produzirem moléculas orgânicas, como a glicose. Esses seres, chamados de autótrofos(que produzem o próprio alimento), servem de alimento a diversos outros, os heterótrofos(que não são capazes de produzir o próprio alimento). Quando se alimentam dos autótrofos, os seres heterótrofos introduzem em seus corpos a matéria orgânica, que é degradada dentro das células, liberando a energia necessária para a execução das funções vitais.

Essa cadeia formada entre os seres vivos pode ser facilmente observada na natureza. Os vegetais servem de alimento para os animais herbívoros, que, por sua vez, servem de alimento para animais carnívoros. Nessa sequência chamada de cadeia alimentar, ocorre a transferência de matéria e de energia para os seres vivos, pois, como diz a Primeira Lei Física da Termodinâmica: “nos processos físicos e químicos, a energia pode ser ganha ou perdida, transferindo-se de um sistema para outro, mas não pode ser criada nem destruída”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Reações de síntese e degradação

Geralmente, as reações metabólicas são classificadas em dois tipos: as reações de síntese e as reações de degradação.

Nas reações de síntese, moléculas mais simples são unidas para formar outras de maior complexidade, como ocorre com a união de aminoácidos para formar as proteínas. Já nas reações de degradação, ocorre o contrário: as moléculas mais complexas são quebradas, transformando-se em moléculas mais simples, como ocorre na quebra do glicogênio em glicose.

Todas as reações de síntese – por meio das quais os organismos vivos constroem as complexas moléculas orgânicas que formam o seu corpo – são chamadas de anabolismo,e as reações de degradação de moléculas constituem o catabolismo. Dessa forma, podemos concluir que é pelas reações anabólicas que o ser vivo constrói seu corpo e é pelas reações catabólicas que os seres vivos conseguem a matéria-prima e a energia necessárias à vida.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

1 - (UFRGS-RS) A reação química abaixo está relacionada à origem de vários produtos.

6CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2

Considere os produtos citados a seguir.

1. álcool combustível (etanol)

2. petróleo

3. papel higiênico

4. óleo de soja

5. pão

Quais desses produtos têm sua origem relacionada à equação apresentada acima?

a) Apenas 1 e 2.

b) Apenas 3 e 4.

c) Apenas 1, 4 e 5.

d) Apenas 2, 3 e 5.

e) 1, 2, 3, 4 e 5.

2 - (PUC-SP) Considere as seguintes etapas referentes ao metabolismo energético:

I. Consumo de gás carbônico.

II. Utilização da água como fonte de hidrogênio.

III. Liberação de gás carbônico.

IV. Liberação de oxigênio.

Pode-se afirmar que:

a) uma planta realiza I, II, III e IV.

b) uma planta realiza apenas I e II.

c) uma planta realiza apenas I, II e IV.

d) um animal realiza I, II, III e IV.

e) um animal realiza apenas III e IV.

3 - (PUC-RS) Baseados nos conhecimentos biológicos, pesquisadores brasileiros têm buscado converter água e luz solar em combustível. A estratégia é separar oxigênio e hidrogênio pela quebra da molécula de água, usando a energia luminosa. Para isso, um nanomaterial será usado para absorver a energia luminosa que promoverá essa reação. Oxigênio e hidrogênio gasosos serão, então, armazenados e, quando recombinados, produzirão eletricidade e água. Um processo semelhante é realizado naturalmente nos vegetais durante a fase luminosa da fotossíntese, quando há _________________para quebrar a molécula de água e liberar__________________ gasoso. Com a luz, há transferência de __________________para NADP+ e, finalmente, é gerado(a)____________________, que atuará como combustível químico.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) ADP – hidrogênio – oxigênio – clorofila

b) ATP – oxigênio – hidrogênio – ATP

c) ATP – hidrogênio – oxigênio – ADP

d) clorofila – oxigênio – hidrogênio – ATP

e) clorofila – hidrogênio – oxigênio – ADP

4 - (UFPB) A figura mostra uma planta, iluminada por uma fonte de intensidade 2x, e o gráfico que relaciona as velocidades dos processos de fotossíntese e de respiração em função da intensidade luminosa.

Considere as seguintes etapas referentes ao metabolismo energético:

Se a intensidade luminosa for reduzida de 2x para x, a planta passará a produzir:

a) mais O2 que CO2.

b) menos O2 que CO2.

c) quantidades iguais de CO2 e O2.

d) apenas CO2.

e) apenas O2.

5 - (Fuvest-SP) Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:

a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.

b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.

c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.

d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.

e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

6 - (Ufal) Vida demanda energia. Sem energia, a organização característica dos seres vivos não consegue se manter. Com relação a esse tema, analise proposições a seguir.

1) Na quimiossíntese, a energia utilizada na formação de compostos orgânicos provém da oxidação de substâncias inorgânicas.

2) Na fotofosforilação, a energia luminosa do sol, captada pelas moléculas de clorofila, organizadas nas membranas dos tilacoides, é transformada em energia química.

3) Na fermentação, há liberação de energia suficiente para a síntese de duas moléculas de ATP.

4) Ao final do ciclo do Krebs, os elétrons energizados e os íons H+ produzidos são utilizados para constituir ATP, na cadeia respiratória.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2 e 4 apenas.

b) 2 e 3 apenas.

c) 1, 3 e 4 apenas.

d) 1, 2, 3 e 4.

e) 2 apenas.

7 - (Enem) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ci•ncia Hoje. v. 37, n. 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

8 - (FGV-SP) O fícus é uma planta bastante usada em projetos paisagísticos, tem crescimento rápido e pode formar árvores frondosas. Dois vasos de iguais dimensões receberam, cada um deles, uma muda de fícus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi mantido na sala de estar da residência, e o outro colocado na calçada. Ao longo do tempo, ambas as plantas receberam os mesmos cuidados com irrigação e adubação, porém a planta da calçada desenvolveu-se rapidamente, enquanto que a da sala praticamente não cresceu. Pode-se dizer que, provavelmente,

a) ambas as plantas foram mantidas próximas aos seus pontos de compensação fótica. A planta da calçada permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que promoveu seu maior crescimento.

b) ambas as plantas foram mantidas acima de seus pontos de compensação fótica. A planta da sala permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que inibiu seu crescimento.

c) a planta da sala foi mantida abaixo de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida em seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.

d) a planta da sala foi mantida próxima ao seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada esteve acima de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.

e) a planta da sala foi mantida acima de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida abaixo de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.

9 - (Enem) Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2, como as plantas.

GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar:

a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose.

b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.

c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.

d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose.

e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.

10 - (UFT-TO) A aplicação de CO2 no cultivo de vegetais vem sendo utilizada desde o final do século passado. Analise este gráfico, em que estão representados resultados da aplicação e da não aplicação desse método numa determinada plantação:

Considere as seguintes etapas referentes ao metabolismo energético:

Considerando as informações desse gráfico e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

a) a aplicação de CO2 aumenta a produção de matéria orgânica.

b) a aplicação de CO2 retarda o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

c) a atividade fotossintética independe da concentração de CO2 e da temperatura.

d) a maior atividade fotossintética ocorre nas horas mais quentes do dia.

11 - (Enem) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.

b) os carboidratos convertem energia solar em energia química.

c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.

d) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.

e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

GABARITO

1 - E

2 - A

3 - D

4 - B

5 - D

6 - D

7 - D

8 - D

9 - E

10 - A

11 - C

Quais são as etapas do metabolismo energético?

Ela acontece em três fases: Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa.

Quais são os 4 tipos de metabolismo energético?

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas..
Metabolismo..
Anabolismo e Catabolismo..
Metabolismo Celular..
Reações químicas..
Bioquímica..

O que é o metabolismo energético?

Metabolismo energético é o conjunto das várias reações químicas que ocorrem no organismo e possui como objetivo satisfazer a necessidade de energia do indivíduo. Podemos definir metabolismo como o conjunto das atividades metabólicas da célula relacionadas com a transformação de energia.

Qual é o processo realizado pela maioria dos seres vivos para sintetizar ATP?

O processo de respiração celular é a forma como grande parte dos seres vivos sintetiza ATP.