Consulta ao imposto de renda 2022

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Consulta ao imposto de renda 2022
Consulta ao imposto de renda 2022

Ao todo, 5.242.668 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Desse total, são 5.134.337 de contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 3 de maio e não receber a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A Receita Federal abre a consulta do 3° lote da restituição do Imposto de Renda 2022. A nova consulta começou a ser realizada na última desta sexta-feira (22) para os pagamentos que serão feitos no fim da semana. Continue na leitura para saber mais detalhes.

Consulta ao imposto de renda 2022
RESTITUIÇÃO do imposto de renda: veja como CONSULTAR o valor a ser recebido. (Imagem: FDR)

Apesar da Receita não ter feito uma divulgação oficial, a abertura da consulta acontece tradicionalmente uma semana antes dos repasses. Sabendo disso, a consulta do 3° lote da restituição do Imposto já era esperada  para esta sexta.

Consulta da restituição do Imposto de Renda é liberada nesta sexta

Segundo dados da Receita Federal, somente nos dois primeiros lotes da restituição foram realizadas as devoluções de valores para cerca de 7,63 milhões de brasileiros. O primeiro e segundo lote priorizou o pagamento para idosos acima dos 60 anos de idade e contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental. 

A partir do 3° lote, a restituição segue a ordem de quem realizou o envio da declaração do Imposto de Renda com mais antecedência. O pagamento deve acontecer no próximo dia 29 e a consulta começou ser feita na última desta sexta-feira (22).

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022

O contribuinte pode realizar a consulta por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal, indo em “Meu Imposto de Renda” e na sequência em “Consultar Restituição”.

O valor da restituição irá diretamente para a conta bancária informada durante a declaração do imposto. Existe ainda a possibilidade de receber a devolução por meio do PIX, uma novidade do IRPF 2022. A situação poderá acontecer para o contribuinte que possuir como chave PIX o seu CPF. 

Em caso de crédito não realizado, o dinheiro estará disponível pelo prazo de um ano para resgate no Banco do Brasil. Diante da situação, o cidadão precisará reagendar o crédito dos cores através do Portal BB, ou por meio da central de atendimento da agência bancária: 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para os demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição do IRPF que teve início em maio é dividida em 5 lotes e deve ir até setembro. Confira o calendário:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

MAIS LIDAS

Veja também

Quando abre consulta restituição Imposto de Renda 2022?

A consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberada para consulta pela Receita Federal na próxima sexta-feira (22), uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que em julho será feito no dia 29. Neste lote, o fisco prevê pagar R$ 6 bilhões.

Quando sai a consulta do 3 lote do Imposto de Renda 2022?

A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o terceiro lote de restituição do IRPF 2022 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário para 5.242.668 contribuintes será realizado no dia 29 de julho, no valor total de RS 6,3 bilhões.

Como consultar o lote do Imposto de Renda 2021?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

Como consultar restituição do Imposto de Renda 2022?

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022. O contribuinte pode realizar a consulta por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal, indo em “Meu Imposto de Renda” e na sequência em “Consultar Restituição”.