Diferença entre enologo e sommelier

Conheça as diferenças entre os profissionais do Vinho:

 Enólogo é o profissional responsável por produzir o vinho na bodega. Recebe as uvas e toma as decisões técnicas cabíveis, tempos de fermentação, armazenamento ou não em barricas, etc. Este cargo exige formação complexa, que inclui estudo de agronomia e química. Existem cursos especializados (técnico e superior), mas nem todo enólogo é formado na escola.

Enófilo é o apreciador do vinho. Um amador que muitas vezes se interessa pelo assunto a ponto de tornar-se um especialista nele. Escreve livros, dá palestras, frequenta confrarias, degustações e feiras. Ele cumpre a função mais divertida da cadeia: ele bebe. Em geral, de maneira moderada e com um grau de apreciação mais elevado do que a média, graças a seus conhecimentos adquiridos e à prática. 

Sommelier é o termo francês para denominar o responsável pelo serviço do vinho. Esse profissional cuida da seleção à compra dos vinhos de uma adega, seja de restaurante, hotel ou de um particular, e faz o serviço à mesa, por meio do qual ajuda o cliente a escolher o vinho apropriado ao paladar e ao bolso. Tudo pode ser feito com salamaleque ou não, a depender da ocasião.

Viticultor é quem planta e cuida do vinhedo. Muitas vezes o viticultor é o proprietário da vinícola e também enólogo. Este ser duplo seria o vitivinicultor.

Fonte:http://gq.globo.com/

O mundo dos vinhos é repleto de termos que colocam em dúvida quem está começando a ter contato com essa bebida. E algumas dessas terminologias gravitam em torno dos profissionais que lidam, diariamente, com o vinho, seja em casa ou no trabalho.

Vamos conhecer as principais delas e abordar as diferenças que existem entre cada uma delas.

Talvez os termos que causam mais confusão sejam enólogo e enófilo. Mas há uma grande diferença entre eles. Enólogo, de uma maneira geral, é o responsável pela elaboração do vinho, enquanto o enófilo é um apaixonado pela bebida. Ou seja, todo enólogo é um enófilo, mas nem todo enófilo é um enólogo.

Já o sommelier é um especialista em harmonizações. Entre suas funções, ele é responsável por recomendar o vinho mais adequado para determinada refeição. É ele quem elabora a carta de vinhos de um restaurante, compra as bebidas e as armazena. Além de atuar em restaurantes, é profissional requisitado para lojas especializadas, hotéis, bares e distribuidoras de bebidas, entre outras. Mas um sommelier não é apenas quem lida com vinho. Ele também pode ter grande conhecimento em cervejas, destilados e outras bebidas.

Tanto para exercer a profissão de enólogo quanto a de sommelier é preciso estudo nas respectivas áreas. A palavra enologia tem origem grega. Isolando os radicais do verbete – eno=vinho + logia=estudo – fica fácil compreender o significado da palavra. Esse profissional, além de ser responsável pelas características que o vinho ganhará, precisa dominar os métodos de plantio e cultivo das videiras, conhecer os fatores que favorecem o desenvolvimento do fruto e entender dos assuntos técnicos da bebida e da uva, como processos biológicos e químicos, além de fatores de produção, armazenagem, maturação, avaliação sensorial, entre outros.

Já para ser um enófilo, bem... basta você ser um entusiasta do vinho. É mais ou menos isso que significa a palavra enófilo, também de origem grega (eno=vinho + filo (de phylos)=amigo). Pode-se traduzir para algo como “aquele que gosta de vinho”. Seria, portanto, o apreciador da bebida, que tem no vinho um grande prazer e motivo de interesse em saber sempre mais sobre o líquido de Baco. Algo que, provavelmente, você já seja.

Quer saber mais
sobre vinhos?

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

No mundo dos vinhos há diversas pessoas que trabalham e apreciam, estudam ou produzem a bebida de Baco. Entre os personagens mais conhecidos estão o enófilo, o enólogo e o sommelier. Mas quem são eles? E quais são as suas funções neste universo maravilhoso e encantador?

Diferença entre enologo e sommelier

Entenda a diferença entre os personagens do mundo dos vinhos

Enólogo

Explicando com mais detalhes e começando pelo enólogo. Ele é o “pai da criança”. Este profissional é responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas.

Também participa de todo o processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, atua como vendedor e assume a parte de marketing do produto. Este especialista normalmente é formando em Agronomia com especialização na área, pois existem poucas faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado em Enologia. A Universidade Federal do Pampa, em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, é uma delas. Oferece aos estudantes disciplinas de base, que incluem botânica, microbiologia e climatologia, e disciplinas práticas como vinificação, marketing de vinhos e análise sensorial.

Diferença entre enologo e sommelier

Enólogo é o profissional de elaboração dos vinhos

Sommelier

Já o sommeliertem o conhecimento sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. Este especialista trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor, sendo normalmente responsável por tudo que envolva as bebidas, desde compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. A profissão surgiu antes do século XVII, na França. Era o responsável por transportar o fermentado e tinha a obrigação de provar o seu conteúdo antes que fosse servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função servia para garantir que o produto era de boa qualidade.

Diferença entre enologo e sommelier

O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos

No entanto, para ser considerado um sommelier é preciso mais do que paixão pelo néctar de Baco, é preciso formação e muito estudo. Este profissional precisa estar sempre se atualizando das novidades do mercado. Para isso, há cursos profissionalizantes na área da gastronomia.

Enófilo

E quem são os enófilos? Simples, somos todos nós que gostamos da bebida de Baco, que fazemos anotações sobre os vinhos que tomamos ou que frequentamos confrarias e encontros, mas que não temos responsabilidade alguma sobre sua elaboração. Para ser enófilo não é preciso curso profissionalizante, basta gostar e apreciar um bom vinho.

Diferença entre enologo e sommelier

Enófilo é a pessoa que gosta de degustar vinhos mas não é profissional da área (Foto: Julia Shonfield)

Em resumo, o enólogo é o responsável por toda a produção do vinho. O sommelier possui o conhecimento não só sobre as características do fermentado, mas também sua correta harmonização. Já o enófilo é toda aquela pessoa que apenas aprecia ou estuda sobre a nobre bebida.

Tanto o sommelier como o enólogo são profissionais do mundo do vinho e aplicam sua expertise para oferecer aos consumidores uma experiência prazerosa e inesquecível que só um bom vinho é capaz de proporcionar. O enólogo produz vinho. O sommelier vende o vinho, que melhor se adequa às vontades e necessidades do cliente.

É a diferença entre enólogo e enófilo?

Enólogo, de uma maneira geral, é o responsável pela elaboração do vinho, enquanto o enófilo é um apaixonado pela bebida. Ou seja, todo enólogo é um enófilo, mas nem todo enófilo é um enólogo. Já o sommelier é um especialista em harmonizações.
O que é Enólogo? Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia. O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução.

O que significa o termo sommelier?

Segundo o dicionário, sommelier é um substantivo masculino designado ao profissional especializado em bebidas alcóolicas.