Diferença entre objetivo geral e especifico

1- O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descre… 

Show

Diferença entre objetivo geral e especifico

1- O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita qual é o escopo do trabalho. 2- Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa. Por esse motivo, os objetivos específicos costumam ser mais de um e, portanto, descritos no plural.

1- O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita qual é o escopo do trabalho. 2- Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa. Por esse motivo, os objetivos específicos costumam ser mais de um e, portanto, descritos no plural.

Objetivos nada mais são do que a finalidade que guia a pesquisa. Em busca dos objetivos do TCC o pesquisador constrói todo o processo de pesquisa. Ao concluir o trabalho de investigação, espera-se que os objetivos tenham sido alcançados e as perguntas iniciais respondidas. Existem dois tipos de objetivos em um TCC, o objetivo geral e o objetivo específico.

Diferença entre objetivo geral e especifico

Encontre o caminho da sua pesquisa - Imagem do Pixabay

Conceito de objetivo geral

Como a própria palavra que complementa o objetivo elucidar, o objetivo geral é o resumo da ideia do trabalho acadêmico. A partir da descrição do objetivo geral do trabalho científico, os alunos e os professores orientadores sabem qual será o norte da pesquisa. Dessa forma, os objetivos gerais devem ser descritos como uma ampla síntese do que será pesquisado.

Conceito de objetivo específico

Por outro lado, o objetivo específico apresenta as particularidades do objetivo geral. Esses objetivos são mais concretos que os gerais. Ao ler um objetivo específico compreendemos como será feita a pesquisa. Por isso, eles são desdobramentos do próprio objetivo geral. Nos trabalhos acadêmicos eles definem como os pesquisadores pretendem chegar ao objetivo geral.

Verbos de objetivo para trabalho acadêmico

Diferença entre objetivo geral e especifico

Use os verbos certos para encontrar o seu objetivo - Imagem do Pixabay

Aprendendo os conceitos dos objetivos de um TCC, é preciso desenvolvê-los. Existem muitas formas de desenvolver os seus objetivos de pesquisa. É comum o aluno pegar exemplos de objetivos prontos na internet, o que não é indicado. Porque o objetivo específico de uma pesquisa é algo singular dela, que não pode ser replicado em outros trabalhos. Por isso, a melhor dica é escrever os próprios objetivos de acordo com o intuito da pesquisa.

Comece fazendo rascunhos das ideias que tem para o seu trabalho. Pergunta-se sobre o que quer pesquisar, qual o campo de estudo que gosta mais, se quer usar o seu trabalho para impactar outras pessoas. Responda essas questões e encontre um rascunho dos seus objetivos. Antes de começar a escrever os objetivos do TCC, vale ressaltar que alguns palavras são mais indicadas para objetivos gerais e outros verbos para específicos.

Verbos para objetivos gerais

Os verbos indicados para escrever o objetivo geral deste trabalho devem passar a ideia de amplitude. Desse modo, o objetivo passa a se identificar com o seu conceito, como um norte de pesquisa amplo e geral. Confira a seguir algumas dicas de verbos que podem ser usados para descrever os objetivos gerais dos trabalhos acadêmicos e exemplos de uso.

Verbo

Exemplo

Abranger

Abranger uma forma de estudo sobre os principais conceitos de sustentabilidade

Analisar

Analisar todos os elementos de ocorrência na precipitação das chuvas no Nordeste

Buscar

Buscar todos os picos de temperatura ao longo dos últimos cinco anos

Compreender

Compreender a tese sobre revisão e detalhamento das bacias hidrográficas

Conhecer

Conhecer todo o conteúdo e as principais características da obra de Milton Santos

Interpretar

Interpretar as pesquisas acerca da dúvida sobre o conceito de objetivos, objeto de pesquisa e modelos de objetivos

Note que as palavras utilizadas nos exemplos de descrição dos objetivos gerais mostram que o objeto da pesquisa está em aberto. Ao ler os descritos fica impossível de compreender como a pesquisa será feita e como o aluno chegará ao seu objetivo. Essa descrição deve vir nos objetivos específicos.

Verbos para objetivos específicos

Para descrever os objetivos específicos deve-se usar verbos que denotam ações práticas. Isso porque, ao ler as descrições específicas, o pesquisador compreenderá o que precisa fazer para alcançar o geral. Os objetivos específicos, portanto, servem como um passo a passo de como chegar ao geral. Por isso, a dica aqui é usar verbos que representam uma ação específica, exemplo:

  • Apontar os dados do Comitê Central do Meio Ambiente
  • Fazer um recorte da mudança climática da América Meridional
  • Traduzir os documentos em língua estrangeira
  • Calcular a temperatura média dos próximos dez anos
  • Elaborar uma lista dos países mais poluentes de 2021

Note que os verbos usados acima, para descrever os objetivos específicos, traduzem a ideia de ação imediata que deve ser executada por alguém, no caso, o aluno pesquisa. Por isso, para facilitar a sua dissertação de conclusão de curso, escreva os objetivos específicos como modo de ação que deve ser tomado na pesquisa. Outros verbos exemplos:

Apurar

Produzir

Realizar

Autorizar

Enfatizar

Reconstruir

Cotar

Exprimir

Relembrar

Configurar

Escalar

Revisar

Classificar

Engenhar

Reunir

Citar

Esculpir

Reportar

Categorizar

Explicitar

Repercutir

Casar

Estabilizar

Reduzir

Codificar

Exemplificar

Restringir

Chegar

Enunciar

Regenerar

Corrigir

Expressar

Revelar

Capitular

Fornecer

Rebate

Concluir

Generalizar

Sustentar

Contestar

Identificar

Selecionar

Checar

Ilustrar

Salientar

Contrariar

Impor

Substanciar

Converter

Inferir

Situar

Lembre-se que se trata de uma lista com os principais verbos para apresentar a ideia de especificidade. Entretanto, existem inúmeros outros verbos que podem ser usados. Os verbos tratam de ação e sempre que enxergar uma delimitação dessa ação no verbo, ele é um verbo de especificidade e pode ser usado nos objetivos específicos do seu trabalho.

Diferença entre objetivo geral e especifico

Ter um objetivo é saber o caminho - Imagem do Pixabay

Para deixar mais claro o papel dos verbos na descrição dos objetivos, a seguir serão apresentados a seção de um projeto de dissertação, destinada a determinar os objetos de estudo, tanto o geral (OG) quanto o específico (OE). No primeiro parágrafo, a seção é descrita sem os verbos adequados e na segunda com os verbos adequados. Observe.

Sem verbos

Com verbos

OG - A forma da pesquisa será direcionada para o setor de energia elétrica para solucionar as dúvidas e todos os problemas que envolvem a falta de energia no País.

OG - Analisar a forma de investigação científica adequada para o setor de energia elétrica para buscar soluções para as dúvidas e todos os problemas que envolvem a falta de energia no País.

OE - Com os dados encontrados responderemos as principais dúvidas sobre as diferenças entre energia limpa e energia suja.

OE - Utilizar os dados encontrados para responder às dúvidas sobre as diferenças entre energia limpa e energia suja.

Precisa de ajuda?

Caso esteja encontrando dificuldades em construir os objetivos da sua dissertação, não se preocupe, nós podemos ajudar com o time de especialistas da StudyBay. Contamos com os melhores profissionais do mercado acadêmico, prontos para solucionar seu problema e ajudar no desenvolvimento da sua monografia. Encontre todas as informações sobre a finalidade do seu ensaio científico aqui na StudyBay. Estamos prontos para ajudar. 

O que fazer

O que não fazer

  • Separar os objetivos em gerais e específicos
  • Escrever apenas um pequeno trecho sobre o que se pretende alcançar com o trabalho
  • Usar verbos de amplitude para descrever sua finalidade geral
  • Não usar nenhum verbo de generalização para explicar a finalidade central
  • Utilizar verbos que mostram a especificidade da ação para a finalidade específica
  • Deixa de escrever as ações específicas com verbos que mostram ações determinadas

Vídeo sobre o tema

Para aprender visualmente a escrever as finalidades do seu trabalho, seja ela geral ou específica, assista esse vídeo no YouTube. 

Perguntas mais frequentes sobre objetivos gerais e específicos

Quantos forem necessários para explicar como o geral será alcançado, normalmente,essa quantidade de finalidades específicas é maior que um e não possui número limite.

Serve para orientar o estudante no trabalho acadêmico, principalmente, durante a etapa de coleta de informações, análise de dados e construção da dissertação.

Enquanto o objetivo é a bússola que guiará o estudante, a justificativa é a explicação que levou o aluno a pesquisar sobre o tema.

Problema de pesquisa consiste em uma contradição, dificuldade ou problema encontrado pelo aluno e que o levou a desenvolver uma trabalho sobre o tema. Objetivo geral é a linha central de construção do trabalho científico, aquela que guiará todas as etapas do trabalho.

Checklist dos objetivos específicos e gerais do seu trabalho

Entenda as diferenças entre objetivo geral e específico

Faça rascunhos da sua ideia central e com eles, escreva um parágrafo que sintetize o foco da sua pesquisa

Escreva os passos para alcançar o objetivo final. Esses serão os objetivos específicos

Lembre-se de usar os palavras adequados para o escopo do objetivo

Qual é a diferença entre objetivos gerais e específicos?

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico.

O que escrever no objetivo geral?

Objetivos gerais são aqueles que apresentam a ideia de um trabalho, indicando a finalidade de um estudo..
Defina o caminho que você vai percorrer. ... .
Não tenha muitos objetivos. ... .
Delimite o seu estudo. ... .
Parta de uma hipótese. ... .
Use os verbos corretos..

O que é o objetivo específico?

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.

O que colocar no objetivo específico?

O objetivo específico apresenta de forma detalhada os resultados a serem alcançados por meio do trabalho científico. A partir disso, há uma especificação mais aprofundada sobre as etapas que devem fazer parte da pesquisa. A lógica para entender a utilidade dos objetivos específicos é muito simples.