É a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando?

Pinterest

Today

Watch

Explore

When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to select. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.

Explore

DIY And Crafts

É a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando?

Save

From

slideplayer.com.br

ERROS DE MEDIÇÃO Prof. Gustavo - ppt video online carregar

1 Erros de Medições 1.1 CARACTERIZAÇÃO DO ERRO DE MEDIÇÃO O erro de medição está presente cada vez que a indicação do sistema de medição não coincide com o valor verdadeiro do m… More

Silvana Eugenio

8 followers

More information

Find this Pin and more on Amigurumi by Silvana Eugenio.

Videos Online

1

Weather

Normal Distribution

Standard Deviation

Amigurumi

Weather Crafts

More information

TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia>

Find this Pin and more on Amigurumi by Silvana Eugenio.

More like this

Quanto aos conceitos de erros de medição, o erro sistemático é a(o)

A

parcela previsível do erro e corresponde ao erro médio.

B

parcela imprevisível do erro, que faz com que repetições levem a resultados diferentes.

C

diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurado.

D

parâmetro que caracteriza a dispersão de valores, que podem fundamentadamente ser atribuídos ao mensurando.

E

erro com maior valor absoluto, que pode ser cometido pelo sistema de medição nas condições em que foi avaliado.

Grátis

3 pág.

É a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Medir é o procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, estabelecida por um padrão, e reconhecida internacionalmente.
Mensurando é o objeto da medição. É a grandeza específica submetida a medição.
Indicação é o valor de uma grandeza fornecido por um sistema de medição.
Indicação direta é o número mostrado pelo sistema de medição. A indicação direta pode ou não ser apresentada na unidade do mensurando.
Medir para que¿ 
Monitorar: Observar passivamente grandezas
Controlar: Observar, comparar e agir para manter dentro das especificações.
Investigar: Descobrir o novo, explicar, formular.
Resultado base é a estimativa do valor do mensurando que, acredita-se, mais se aproxime do seu valor verdadeiro. 
Incerteza da medição é o tamanho da faixa simétrica, e centrada em torno do resultado base, que delimita a faixa onde se situam as dúvidas associadas à medição.
Pilares da metrologia: honestidade, conhecimento, bom-senso.
Medir é o procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, estabelecida por um padrão, e reconhecida internacionalmente.
Erro sistemático: é a parcela previsível do erro. Corresponde ao erro médio.
Erro aleatório: é a parcela imprevisível do erro. É o agente que faz com que medições repetidas levem a distintas indicações.
Precisão e exatidão: São parâmetros qualitativos associados ao desempenho de um sistema. Um sistema com ótima precisão repete bem, com pequena dispersão. Um sistema com excelente exatidão praticamente não apresenta erros.
Tendência (Td): é uma estimativa do Erro Sistemático
Valor Verdadeiro Convencional (VVC): é uma estimativa do valor verdadeiro
Correção (C): é a constante que, ao ser adicionada à indicação, compensa os erros sistemáticos, é igual à tendência com sinal trocado
A repetitividade define a faixa dentro da qual espera-se que o erro aleatório esteja contido.
Incerteza padrão: medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição, corresponde à estimativa do desvio padrão da distribuição dos erros de medição.
Curva de erros: É o gráfico que representa a distribuição dos erros sistemáticos e aleatórios ao longo da faixa de medição.
Erro máximo: É o maior valor em módulo do erro que pode ser cometido pelo sistema de medição nas condições em que foi avaliado.
Erro de medição: é o número que resulta da diferença entre a indicação de um sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando.
Incerteza de medição: é o parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a faixa dos valores que podem fundamentadamente ser atribuídos ao mensurando.
Faixa nominal: faixa ativa selecionada pelo usuário.
Faixa de medição: faixa de valores do mensurando para a qual o sistema de medição foi desenhado para operar.
Resolução: é a menor diferença entre indicações que pode ser significativamente percebida, nos instrumentos digitais é igual ao incremento digital.
Calibração: É o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Padrão: É uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência.
Resultados de medição podem determinar:
Valor do mensurando.
Correções a serem aplicadas no SM.
Efeitos das grandezas de influência.
Comportamento em condições especiais ou adversas.
São sempre apresentados na forma de um relatório e/ou um certificado.
Verificação: É uma calibração simplificada que visa testar se um sistema de medição, ou medida materializada, está em conformidade com uma dada especificação.
Ajuste: Operação corretiva destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual. É normalmente efetuado por técnico especializado
A regulagem é um ajuste, empregando somente os recursos disponíveis no sistema de medição para o usuário. É normalmente efetuados pelo usuário comum.
Rastreabilidade: É a propriedade do resultado de uma medição, ou do valor de um padrão, estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.
Sistema Metrologico Brasileiro: CONMETRO – normativo, INMETRO – executivo.
Metrologia cientifica: Trata dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica.
Metrologia industrial: Trata da aplicação da metrologia no controle dos processos produtivos na garantia da qualidade dos produtos finais.
Metrologia legal: Trata da proteção ao consumidor em relação às unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. 
Tempo entre calibrações: Depende da intensidade de uso; das condições de uso; do tipo de sistema de medição; das normas e recomendações técnicas; da política da empresa.
Roteiro de calibração: 1 - Definição dos objetivos da calibração; 2 - Caracterização do sistema de medição a calibrar; 3 - Seleção do padrão; 4 - Planejamento e preparação do experimento; 5 - Execução da calibração; 6 - Processamento e documentação; 7 - Análise dos resultados; 8 - Certificado de calibração.
Certificado: descrição e identificação individual do SM a calibrar; data da calibração; os resultados da calibração obtidos; identificação do(s) procedimento(s) de calibração; identificação do padrão utilizado, com data e entidade executora da sua calibração, bem como sua incerteza; condições ambientais relevantes; declaração das incertezas envolvidas na calibração; descrição sobre quaisquer manutenções, ajustes, regulagens, reparos e modificações realizadas; qualquer limitação de uso (ex: faixa de medição restrita); identificação e assinaturas da(s) pessoa(s) responsável(eis); número de série ou equivalente do certificado.

Qual parâmetro de um sistema de medição é utilizado para avaliar o grau de concordância entre um valor de grandeza medido e o seu valor verdadeiro?

Qual parâmetro de um sistema de medição é utilizado para avaliar o grau de concordância entre um valor de grandeza medido e o seu valor verdadeiro? Repetibilidade.

Quais são os 3 tipos de erros que podem ocorrer durante o processo de medição?

erro sistemático; – erro aleatório; – erro grosseiro.

Como identificar um erro de medição?

O erro de medição é.
∆x = x − xv. O valor absoluto do erro é o módulo de ∆x, isto é.
δx = |∆x| = | x − xv| O erro relativo é.
ou. Para a equação de medição..
y = f(x1, x2, ... , xn) O erro total, ∆y, tem a expressão..
∆y = f(x1+∆x1, x2+∆x2, … , xn+∆xn) − f(x1, x2, … , xn) ... .
x2, … , xn), obtemos. ou..

Quais as principais fontes de erro em um sistema de medição?

O erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência do padrão. Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros.