E normal sentir dor no útero na relação?

– Falta de lubrificação natural em consequência de menopausa, parto recente, amamentação, uso de medicamentos que afetem os níveis de hormônios femininos ou por falta de excitação;

– Tratamentos oncológicos (rádio e/ou quimioterapia);

– Infecções, inflamações genitais ou problemas dermatológicos que afetem o equilíbrio da flora vaginal;

– Lesões causadas por parto, cirurgias ou acidentes;

– Doenças como: endometriose, cistite, miomas uterinos e doença inflamatória pélvica;

– Vaginismo, que consiste na contração involuntária dos músculos da parede vaginal.

Problemas psicológicos também podem afetar a saúde sexual e provocar dores durante o sexo, dentre os quais:

– Estresse e depressão;

– Sentimentos de vergonha, culpa ou medo relacionado ao sexo;

– Problemas entre os parceiros, impedindo que os dois se sintam a vontade durante a relação;

– Traumas, como abuso sexual e estupro.

Ao sentir dores durante a relação sexual você deve procurar seu ginecologista o quanto antes para que as causas da dispareunia sejam investigadas. Para isso, podem ser realizados exames tais como: coleta de secreção vaginal, ultrassonografia pélvica e transvaginal, exame de Papanicolau, exame de urina e teste de alergia ou consulta com psicólogos.

A partir dos resultados dessa avaliações , o seu médico poderá lhe recomendar um tratamento apropriado. Mas, é muito importante que no primeiro sinal da dispareunia você procure ajuda médica, pois quanto antes o tratamento for iniciado, mais rápido os resultados serão alcançados e sua vida sexual voltará a ser prazerosa.

Fonte:

BENTO, J. et. al. Sexualidade: autoconhecimento e qualidade de vida. São Paulo: Alaúde editorial, 122p, 2007
GERIN, Larissa; A ocorrência de dispareunia entre mulheres: como fica a saúde sexual. Acesso em 05 de fevereiro de 2015.
LOBATO, Reslei N.; GRADIM, Clicia V. C.; NOGUEIRA, Denismar A.; O Significado da Dispareunia na Vida Sexual das Mulheres. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210. Acesso em 05 de fevereiro de 2015.

Porque meu útero dói quando tenho relação?

A dispareunia ou dor durante a relação sexual pode ter causas físicas, biológicas e até emocionais. Por exemplo, dependendo da posição e intensidade da relação, o pênis pode friccionar com muita força o colo do útero e causar cólicas na mulher.

O que pode causar dor na hora da relação?

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto.

O que significa quando o útero está doendo?

Isso pode ser causado por ataques de vírus, bactérias, parasitas ou mesmo acontecer em decorrência de doenças autoimunes. Tal como outros órgãos e tecidos, o útero está sujeito a todo tipo de dor, desde a mais simples de tratar até àquela causada por doenças mais graves.

E possível machucar o útero durante a relação?

Assim,machucar ou ferir o colo uterino numa relação sexual vaginal de rotina,por mais "original" que seja,seria algo muito muito vago e pouquíssimo provável de ser perpetrado pelo pênis. Como já dito sabiamente aqui,outras ações do pênis sobre o útero e colo podem levar a algum sintoma,mas não a machucados.