Empacotamento de substâncias secreção celular e produção de lisossomos são funcoes do

Questão 3

(Cesgranrio) Que descrição melhor explica o mecanismo da digestão intracelular, subsequente ao processo de fagocitose exibido por certos protozoários?

a) Inicialmente, a substância a ser incorporada adere à superfície celular; surgem a seguir depressões da membrana do citoplasma, que resultam em vesículas, as quais penetram no fluido intracelular e se associam aos lisossomos secundários, para a digestão final.

b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.

c) Inicialmente são emitidas projeções do citoplasma, que envolvem gotículas do meio extracelular, constituindo vacúolos de conteúdo líquido; esses vacúolos são envolvidos por numerosos microfilamentos, e seu conteúdo é gradativamente eliminado para o citoplasma para excreção.

d) Substâncias ou partículas do meio extracelular são circunscritas por pseudópodos emitidos pelo protozoário; o material estranho é incorporado ao citoplasma, onde é imediatamente submetido à ação das enzimas autofágicas; os resíduos da digestão são incorporados em lisossomos e constituem os corpos residuais da digestão.

e) A primeira etapa corresponde à aderência da partícula extracelular à superfície do protozoário; em seguida, a partícula é ativamente transportada através da membrana plasmática; ao penetrar no citoplasma, recebe um invólucro de membranas lisossômicas, onde se encontram as enzimas digestivas; a digestão se processa então no interior do vacúolo assim formado.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Os lisossomos estão relacionados com a digestão intracelular, apresentando enzimas hidrolíticas em seu interior.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A autofagia é um processo realizado por lisossomos em que ocorre a degradação de componentes da própria célula.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Após ocorrer o englobamento da partícula, forma-se um vacúolo onde se funde o lisossomo primário que liberará enzimas nesse local. Ao unirem-se ao vacúolo e iniciarem sua ação digestiva, passam a ser chamados de lisossomos secundários ou vacúolos digestórios.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Os linfócitos são células de defesa e, portanto, apresentam uma grande quantidade de lisossomos para a digestão de partículas estranhas.

Analise as alternativas abaixo e marque a única que não se refere a uma função que pode ser atribuída ao complexo golgiense.

a) secreção celular.

b) glicosilação.

c) adesão celular.

d) síntese de proteoglicanas.

e) síntese de carboidratos.

O complexo golgiense apresenta como principal função distribuir as macromoléculas provenientes do retículo endoplasmático. Algumas dessas substâncias, como algumas proteínas, são levadas para o meio externo por meio de vesículas produzidas por essa organela. Esse processo recebe o nome de:

a) síntese de proteínas.

b) glicosilação.

c) secreção celular.

d) síntese de carboidratos.

e) sinalização.

O complexo golgiense não é uma estrutura exclusiva das células animais, sendo encontrado também nas células vegetais e em outros organismos vivos. Nos vegetais, essa organela apresenta, entre outras funções, a(o):

a) capacidade de formar os acrossomos.

b) participação na síntese dos ribossomos.

c) abastecimento do vacúolo com enzimas.

d) transporte de material genético para fora da célula.

e) participação na formação dos plastos.

(Enem- 2013) Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Empacotamento de substâncias secreção celular e produção de lisossomos são funcoes do

Observe atentamente a quantidade de organelas presentes em cada linhagem

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

(UFF-RJ) O acrossomo, presente nos espermatozoides maduros, é essencial para fecundação. A formação do acrossomo ocorre a partir do

a) peroxissomo.

b) lisossomo.

c) complexo de Golgi.

d) centríolo.

e) retículo endoplasmático liso.

Alternativa “c”. A adesão celular é um processo que garante que células vizinhas permaneçam unidas. Essa função pode ser atribuída ao citoesqueleto.

Alternativa “c”. A segregação celular é um processo em que o complexo golgiense produz vesículas responsáveis pelo transporte de substâncias para fora da célula.

Alternativa “c”. Nos vegetais, o complexo golgiense garante o abastecimento dos vacúolos com enzimas digestivas e atua na secreção de substâncias necessárias para a formação da parede celular.

Alternativa “a”. A secreção celular é uma função atribuída ao complexo golgiense, sendo assim, a melhor linhagem é aquela que apresenta maior quantidade dessa organela, ou seja, a linhagem I.

Alternativa “c”. O complexo de Golgi, atualmente chamado de complexo golgiense, atua na formação do acrossomo, uma estrutura rica em enzimas encontrada na cabeça do espermatozoide.

Qual é a estrutura celular responsável pelo empacotamento e pela secreção de substâncias?

O Complexo Golgiense é responsável por empacotar em vesículas as substâncias que precisam ser secretadas para o meio extracelular.

Qual organela é responsável pela secreção celular?

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

Como ocorre o processo de secreção celular?

→ Como ocorre o processo de secreção celular? O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas por ele e pelo retículo endoplasmático. As substâncias produzidas pelo retículo são transportadas, via vesículas, até a sua face cis do complexo golgiense.

Qual é a relação entre o retículo endoplasmático e complexo golgiense?

Resposta: a relação que há entre eles é que o retículo endoplasmático produz as proteínas ou os lipídios e serão transportados para o complexo golgiense e lá vão ser transformados e empacotados para serem usados no interior das células.