Encontramos uma grande diversidade de microrganismos no planeta Terra

Nosso planeta é lindo, não é verdade? Oxigênio para as mais variadas formas de vida (inclusive a nossa!), paisagens verdes belíssimas, temperatura ideal para a vida como conhecemos prosperar. Mas nem sempre foi assim, as características da atmosfera do nosso planeta não ajudava em nada para a vida ser tão diversificada assim. E os microrganismos quebraram nosso galho e tiveram um papel ativo nessas mudanças na Terra. Quer saber como? Então vamos conversar sobre isso!

Nada como respirar um ar puro, não é mesmo? Aliás, respirar é algo tão automático na gente que esquecemos da importância que esse simples ato tem nas nossas vidas. Sem o oxigênio, não ficamos vivos por mais do que pouquíssimos minutos, isso para os que são bons em prender a respiração rs. Hoje nosso planeta nos oferece oxigênio abundante e o O2 é a base do metabolismo de uma grande variedade de seres vivos. Mas nem sempre foi assim. Então nosso bate-papo de hoje vai ser uma viagem pela história do nosso planeta, e vamos mostrar pra vocês como os microrganismos tem um papel crucial para a existência das formas de vida que temos hoje no planeta.

COMO TUDO COMEÇOU

No início da sua história, durante os primeiros 2 bilhões de anos (sim, esse longo período vamos chamar de início rs), a Terra era um planeta sem oxigênio, e a sua atmosfera era formada por nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e outros gases, como o metano. É difícil estudar e coletar informações sobre esses períodos tão antigos, mas os cientistas tem técnicas baseadas no estudo de fósseis e da química do solo para tentar entender como as caraterísticas da Terra mudaram ao longo dos seus 4,6 bilhões de anos.

As primeiras formas de vida certamente foram muito primitivas, afinal a vida complexa como vemos hoje não surgiria do nada, né? E muito provavelmente os primeiros residentes do nossos planeta foram seres microscópios. Sim, os microrganismos abriram caminho por aqui. Estima-se que isso aconteceu por volta de 3,8 bilhões de anos atrás, portanto ainda numa época em que não havia oxigênio. Mas é claro que esses seres não sufocaram, eles conseguiam usar os recursos que tinham disponíveis na época para gerar energia através de um metabolismo anaeróbio, ou seja, sem utilizar oxigênio, e fototrófico (aqueles que geram energia a partir da luz solar). Esses microrganismos são visto até hoje, como discutimos na matéria “Microrganismos e sua vida de extremos” (https://colonizandoideias.com.br/microrganismos-e-sua-vida-de-extremos/).

E para vocês soltarem numa mesa de bar (ou se passar por nerd rs), aí vai uma curiosidade: não conseguimos identificar qual foi a primeira forma de vida que surgiu na Terra, o qual seria o ancestral comum a todos os seres vivos existentes hoje. Mas os especialistas, hipoteticamente, chamam esse ser de LUCA. Não, ele não vem da Itália não! LUCA significa último ancestral universal comum (vem do inglês: “last universal common ancestor”).

Encontramos uma grande diversidade de microrganismos no planeta Terra
História de vida do planeta Terra desde a sua formação até os dias de hoje. Fonte da imagem: Livro “Microbiologia de Brock”, 14 ed., Artmed, 2016

O MAIOR PRESENTE DOS MICRORGANISMOS PARA NÓS: O OXIGÊNIO

Durante o primeiro 1 bilhão de anos após a formação da Terra, os seres fototróficos se desenvolveram, utilizando a energia da luz solar para o seu metabolismo. Esses seres inicialmente eram anoxigênicos, ou seja, não utilizavam oxigênio. No seu lugar, utilizavam enxofre ou hidrogênio gasoso. Hoje em dia, as bactérias verdes e púrpuras fazem esse tipo de metabolismo e podem ter surgido desde àquela época.

Mas foi quando esses seres evoluíram para o metabolismo fototrófico oxigênico que tudo mudou! Ao invés de usar a luz como fonte de energia e outros compostos químicos no ambiente, passaram a utilizar o oxigênio e liberar grandes quantidades de gás oxigênio na atmosfera. E as grandes responsáveis provavelmente foram as cianobactérias. Curiosamente, há indícios de que as cianobactérias já existissem antes do aumento dos níveis de oxigênio na Terra, e possivelmente aprimoraram seu metabolismo resultando em mais gás oxigênio sendo produzido no planeta. Com isso, o que antes era uma atmosfera contendo 0,1% de gás oxigênio, passou a 10% milhões de anos depois e hoje fica em torno de 20%. Ou seja, com as cianobactérias, a atmosfera do planeta mudou, a temperatura da Terra (antes bastante quente) caiu e a vida baseada no oxigênio como conhecemos hoje pôde finalmente surgir e evoluir nos milhões e milhões de anos seguintes. Além disso, com mais oxigênio na atmosfera, essas moléculas começaram a se combinar e formar gás ozônio, criando uma camada que hoje nos protege da radiação ultravioleta (os famosos UV) vinda da luz solar.

Ou seja, dá pra arriscar dizer que um dos maiores presentes que os microrganismos, especialmente as cianobactérias, nos deram foi o oxigênio que respiramos hoje. Então vamos conhecer um pouquinho das cianobactérias?

Encontramos uma grande diversidade de microrganismos no planeta Terra
A atmosfera do planeta Terra e a distribuição dos gases. Atualmente, temos 20% de gás oxigênio na atmosfera, muito mais do que os 0,1% antes do surgimento das cianobactérias

CIANOBACTÉRIAS

As cianobactérias são chamadas assim por conta da sua coloração azul-esverdeada (Ciano é a cor resultante dessa mistura de azul com verde). Sua morfologia, ou seja, a forma dessas células é bastante variada. Podemos encontrar cianobactérias unicelulares (cada cianobactéria é uma célula) ou filamentosas (isso, suas células se unem formando filamentos mesmo).

Muitos pensam que as plantas são o pulmão do mundo, pois são os seres mais conhecidos associados a fotossíntese, mas na verdade as plantas consomem o oxigênio que produz, pois elas também fazem respiração aeróbica. Assim, o verdadeiro pulmão do mundo são as cianobactérias junto com as algas, que (junto com as plantas) são os seres vivos capazes de fazer fotossíntese oxigênica (ou seja, produzindo oxigênio que é liberado na atmosfera). Além dessa belíssima contribuição para o nosso planeta e para a vida dependente de oxigênio que temos hoje, as cianobactérias não param por aí não! Elas também têm a habilidade de fixar nitrogênio no solo. Sim, o nitrogênio presente no ar é fixado no solo e, assim, as plantas conseguem utilizá-lo. Ou seja, as cianobactérias também têm uma grande importância para essas paisagens exuberantes e cheias de verde que vemos por aí. Mas vamos deixar pra entrar em detalhes sobre isso num próximo bate-papo.

Encontramos uma grande diversidade de microrganismos no planeta Terra
Lago com alta concentração de cianobactérias, evidenciando a sua típica coloração

CONCLUINDO

Bom, meus amigos, espero que tenham gostado dessa nossa pequena viagem no tempo até períodos longínquos da história do nosso planeta. Como deu pra perceber (espero! Rs), toda a diversidade metabólica dos microrganismos, a qual já mencionamos na matéria “Microrganismos e microambiente” (https://colonizandoideias.com.br/microrganismos-e-microambiente/), surgiu há bilhões de anos e foi se aprimorando ao longo da história da vida na Terra. E essa evolução contribuiu demais para moldar a natureza e as paisagens que vemos hoje. Espero que da próxima vez que você respirar fundo ou admirar alguma paisagem da nossa linda natureza, se lembre dos microrganismos e da sua imensa contribuição para o que somos e temos hoje. E vamos preservar o ar puro que respiramos, afinal os microrganismos tiveram um trabalhão pra desenvolver essa atmosfera e seria uma ingratidão com eles jogar no lixo essa beleza toda que temos na Terra.

Antes de terminar, segue uma sugestão de leitura para quem quer conhecer mais sobre a história e evolução do nosso planeta e da vida na Terra:

Origens – Uma grande história de tudo. Autor: David Christian.

Quer saber mais sobre o papel dos microrganismos no nosso planeta? Se inscreva no nosso canal para receber as novidades, siga nossas redes sociais e entre em contato conosco para tirar dúvidas ou dar sugestões! Vamos colonizar essa ideia juntos!

Qual é o nome do lugar onde encontramos uma grande diversidade de casas?

Resposta verificada por especialistas O local onde podemos encontrar várias casas é a quadra, ou também conhecido como, o quarteirão.

Qual a ciência que estuda os microrganismos no Planeta Terra?

A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.

Qual a área da microbiologia que se preocupa com o estudo dos fungos?

Podemos dividi-la em três grandes grupos: micologia, bacteriologia e virologia. A micologia é a parte da microbiologia que estuda os fungos, enquanto a bacteriologia estuda as bactérias e a virologia os vírus.