Estou com candidíase meu namorado precisa tomar remédio?


Oi, Lúcia e Andréa. Tenho 22 anos, e o meu namorado, 24. Transamos normalmente, mas comecei a ter corrimentos.

Fui ao ginecologista, e ele disse que poderia ser candidíase. Só que a minha vida é uma loucura: correria no trabalho e estudo à noite.

Aí, não consegui voltar ao médico para ele me receitar o remédio e levar os exames para ver. Vocês podem me explicar melhor o que é essa doença? Como a gente pega candidíase?

Querida leitora, falta de tempo? Isso é questão de se organizar e voltar logo ao seu médico!

A candidíase é uma das causas mais frequentes de infecção genital, provocada por fungos e caracterizada por coceira, ardor, desconforto durante a relação sexual e corrimento branco, parecido com nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas.

As lesões podem ir até o períneo, região entre a vagina e o ânus. Apesar de não ser considerada doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida durante as relações sexuais.

Mulheres e homens podem desenvolver a infecção, mas a candidíase não se dá por contaminação exclusivamente sexual. Geralmente, está associada à queda de imunidade.

Prevenção e tratamento

Os fatores que podem desencadear a infecção são: uso de antibióticos e medicamentos  que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região, calor e estresse. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele.

A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto. Para tratar a candidíase, primeiro, é preciso descobrir as causas para combatê-las e evitar que voltem.

Recomenda-se o uso de medicamentos locais e sistêmicos via oral. Para prevenir, alimente-se equilibradamente e leve uma vida saudável, faça uma boa higiene íntima, evite vestimentas muito justas, consumo de bebidas alcoólicas e não fume. Lembre-se sempre de usar camisinha em todas as relações!

 Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para

A candidíase masculina corresponde ao crescimento excessivo do fungo Candida no pênis, levando ao aparecimento de sintomas como dor e vermelhidão, ligeiro inchaço e coceira. A Candida é um fungo naturalmente presente na região genital e na pele de homens e mulheres, no entanto como consequência de alguma alteração no sistema imune, pode ter seu crescimento favorecido, resultando na candidíase.

A candidíase genital é mais comum nas mulheres, mas também pode acontecer nos homens principalmente quando não se realiza a higiene íntima adequadamente. Além de poder aparecer no pênis, a candidíase no homem também pode aparecer em outros locais do corpo, como entre os dedos do pé, virilha e interior da boca.

A candidíase é uma infecção que pode ser facilmente tratada desde que o tratamento recomendado pelo médico seja seguido, o que normalmente envolve o uso de pomadas e cremes, além de antifúngicos na forma de comprimidos, em alguns casos.

Sintomas de candidíase masculina

Os principais sinais e sintomas de candidíase no homem são:

  • Dor e vermelhidão local;
  • Aparecimento de placas avermelhadas e/ou esbranquiçadas no pênis;
  • Ressecamento da pele;
  • Presença de secreção esbranquiçada;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Coceira local.

Estes sintomas surgem principalmente no pênis, mas também podem aparecer no saco escrotal ou atingir a virilha, por exemplo. Faça nosso teste online para saber quais as chances de estar com candidíase.

Qual médico consultar

O diagnóstico da candidíase genital masculina é confirmada pelo urologista a partir da observação dos sinais e sintomas apresentados pelo homem. Além disso, em casos recorrentes e atípicos, pode ser solicitado a realização de exames laboratoriais para confirmar a presença e a espécie do fungo.

No caso da candidíase masculina que não acomete a região genital, os sinais e sintomas devem ser avaliados por um dermatologista, que irá identificar o tratamento mais adequando.

Principais causas e como prevenir

A candidíase masculina está principalmente relacionada com alterações do sistema imune que acabam por favorecer o crescimento excessivo de espécies de Candida na região genital, na boca ou no corpo, por exemplo. Assim, situações como gripe, estresse, doenças crônicas, como diabetes descompensada ou não tratada, ou autoimunes, realização de quimioterapia ou tratamento com imunossupressores ou corticoides podem favorecer a proliferação de Candida sp.

Além disso, no caso da candidíase genital masculina, a falta de higiene da região genital e a umidade local também pode favorecer a proliferação fúngica. Assim, para prevenir a infecção, é importante realizar a higiene íntima diariamente e evitar usar roupas quentes, apertadas ou molhadas, já que também favorecem o crescimento fúngico.

Fortalecer o sistema imunológico é também uma forma de prevenir a infecção pelas espécies de Candida sp. e, por isso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física diariamente.

Como tratar a candidíase

A candidíase tem cura e, na maior parte dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, como Miconazol, Imidazol, Clotrimazol ou Fluconazol e, nos casos mais graves, pode ser recomendado o uso de Antifúngicos via oral e Hidrocortisona. É importante que o tratamento da candidíase masculina seja feito de acordo com a recomendação médica, mesmo que não existam mais sintomas aparentes. Entenda como é feito o tratamento para candidíase masculina.

Uma outra estratégia que ajuda a curar a candidíase mais rápido é investir em alimentos como a salsinha e o limão que pode ser usados para temperar a salada ou espremido num pouco de água, sem adoçar. Veja outras receitas caseiras para tratar a candidíase.

O chá de gengibre e de poejo são outras ótimas opções para completar o tratamento médico. Veja mais dicas do que comer neste vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Estou com candidíase meu namorado tem que tomar remédio?

Caso o seu parceiro tenha sintomas de candidíase, ele deve sim ser tratado com antifúngico oral para candidíase. Mas caso seja assintomático, ele não precisa de tratamento.

Qual remédio O casal deve tomar para candidíase?

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Qual o comprimido o homem pode tomar para candidíase?

Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única. Nos casos mais graves, as melhores opções são o miconazol + hidrocortisona em creme 1% ou o fluconazol em comprimido.

É necessário o casal tomar fluconazol?

O parceiro só será tratado nos casos de candidíase de repetição. Por causa da anatomia, que favorece a proliferação de fungos, inclusive da Cândida (responsável pela candidíase), é mais comum que as mulheres tenham mais candidíase do que os homens.