Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

Exerc�cios sobre densidade

Prof. Jo�o Neto

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

1.      Se um corpo tem a massa de 20 g em um volume de 5 cm3 , qual � a sua densidade ?

2.      Determine a massa de um corpo cuja densidade � de 5 g/cm3 em um volume de 3 cm3.

3.      Uma pedra tem 52 g e volume igual a 20 cm3. Determine a densidade em kg/m3.

4.      Bromo � um l�quido vermelho acastanhado com densidade de 3,10 g/mL. Que volume ocupa uma amostra de 88,5 g de bromo?

5.      A densidade do sel�nio � 4,79 g/cm3.  Qual a massa, em kg, de 6,5 cm3 de sel�nio?

6.      O etanol tem a densidade de 0,789 g/cm3. Que volume deve ser medido numa proveta graduada para se ter 19,8 g de etanol?

7.      A densidade do diamante � 3,5 g/cm3. A unidade pr�tica internacional para a pesagem de diamantes � o quilate, que corresponde a 200 mg. Qual o volume de um diamante de 1,5 quilate?

8.      Quando se deixa cair uma pe�a de metal com massa 112,32 g em um cilindro graduado que cont�m 23,45 mL de �gua, o n�vel de �gua sobe para 29,27 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?

9.      Qual o volume, em litros, ocupado por 5 g de prata s�lida cuja densidade � 10,5 g/cm3?

10.Um l�quido, com volume de 10,7 mL, tem a massa de 9,42 g. O l�quido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades s�o, respectivamente (em g/cm3),  0,702, 0,789 e 0,879. Qual � o l�quido? Justifique a resposta

11.Um s�lido flutuar� num l�quido que for mais denso do que ele. O volume de uma amostra de calcita pesando 35,6 g � 12,9 cm3. Em qual dos seguintes l�quidos haver� flutua��o da calcita: Tetracloreto de carbono (densidade = 1,60 g/cm3), brometo de metileno (densidade = 2,50 g/cm3), tetrabromoetano (densidade = 2,96 g/cm3) ou iodeto de metileno (densidade = 3,33 g/cm3)? Justifique a resposta

12.Uma proveta tinha 8,75 mL de �gua destilada. Ao colocar uma pe�a de metal com  massa 10 g dentro da proveta,  o volume da �gua subiu para 10 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?

13.Um bloco de ferro (d=7,6 g/cm3) tem as seguintes dimens�es: 20cm x 30cm x 15cm. Determine a massa, em kg, do bloco.

14.Que volume, em cm3, de chumbo (d=11,3 g/cm3), tem a mesma massa que 375 cm3 de uma tora de sequ�ia (d=0,38 g/cm3), que � uma �rvore nativa da Am�rica do Norte?

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

O que é densidade? Densidade é a interação que há entre a massa e o volume de um certo material, a uma dada pressão e temperatura. Leia nosso resumo e treine com os melhores exercícios de Densidade, com gabarito!

Neste artigo, você encontrará todos os temas abaixo. Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

  • O que é densidade?
  • Qual é a fórmula da densidade?
  • Exemplos de densidade.
  • Lista de exercícios de Densidade!
  • Respostas dos exercícios de Densidade.

Quando você terminar os exercícios de Densidade, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que é densidade?

Densidade é a concentração de massa que há em um determinado volume. Ou seja, é a quantidade de massa (matéria) que cabe dentro de um volume (espaço). 

Quais mais denso uma substância, mais massa ela tem por espaço. Quanto menos denso uma substância, menos massa ela tem por espaço.

Só compare a densidade de duas substâncias se elas estiverem com o mesmo referencial de volume!

Qual é a fórmula da densidade?

A densidade é calculada pela divisão da massa do objeto pelo volume, veja a fórmula abaixo:

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

Sendo,

D: densidade.

m: massa.

v: volume.

Ela determina a quantidade de matéria que existe dentro de uma unidade de volume.

Exemplos de densidades

Um exemplo de densidade é o chumbo, que possui uma maior densidade que o alumínio, pois a matéria do chumbo dentro de determinado volume é maior que a matéria de uma mesma quantidade de alumínio

As substâncias podem ser caracterizadas por meio da densidade, veja as densidades de algumas substâncias:

  • Água: 0,997 g/cm3
  • Álcool etílico: 0,789 g/cm3
  • Alumínio: 2,70 g/cm3
  • Chumbo: 11,3 g/cm3
  • Diamante: 3,5 g/cm3
  • Leite integral: 1,03 g/cm3
  • Mercúrio: 13,6 g/cm3

Agora é a sua vez de testar os seus conhecimento com os Exercícios de Densidade!

Exercícios de Densidade

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (Fuvest-SP)

Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D).

(Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42)

As frações A, C e D eram, respectivamente:

a)  PE, PS e PVC.

b)  PS, PE e PVC.

c)  PVC, PS e PE.

d)  PS, PVC e PE.

e)  PE, PVC e PS.

Questão 2 – (FMU-SP)

Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é:

a) 0,8 kg.

b) 0,68 kg.

c) 2,72 kg.

d) 27,2 kg.

e) 6,8 kg.

  • Você já fez 20% das questões sobre Densidade. Continue assim!

Questão 3 – (UFPI)

Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007(volume de 20 dm3) cheia de barras de um certo metal. Considerando que um adulto de peso médio (70 kg) pode deslocar com uma certa velocidade, no máximo, o equivalente ao seu próprio peso, indique qual o metal, contido na maleta, observando os dados da tabela a seguir.

(Dado: 1 dm3 = 1L = 1 000 cm3.)

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

Densidade de alguns materiais

a) Alumínio.

b) Zinco.

c) Prata.

d) Chumbo.

e) Ouro.

Questão 4 – (UFMG)

Em um frasco de vidro transparente, um estudante colocou 500 mL de água e, sobre ela, escorreu vagarosamente, pelas paredes internas do recipiente, 50 mL de etanol. Em seguida, ele gotejou óleo vegetal sobre esse sistema. As gotículas formadas posicionaram-se na região interfacial, conforme mostrado nesta figura:

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

Considerando-se esse experimento, é correto afirmar que:

a) a densidade do óleo é menor que a da água.

b) a massa da água, no sistema, é 10 vezes maior que a de etanol.

c) a densidade do etanol é maior que a do óleo.

d) a densidade da água é menor que a do etanol.

Questão 5 – (FESP)

O volume de álcool etílico que devemos misturar com 80cm3 de água destilada para obtermos uma solução alcoólica de densidade 0,93 g/cm3 é (despreze a contração de volume que acompanha a mistura de álcool com água): (Dados: d H2O = 1 g/cm3; dC2H2OH = 0,79 g/cm3)

a) 4 cm3.

b) 40 cm3.

c) 60 cm3.

d) 70 cm3.

e) 65 cm3.

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

  • Muito bem! Você está na metade dos exercícios sobre Densidade!

Questão 6 – (UFPR-PR)

O mercúrio é um metal que possui densidade de 13,6 g/cm3 em condições normais. Dessa forma, um volume de 1 litro (1 dm3) desse metal tem massa, em quilogramas, igual a:

a) 0,0136.

b) 0,136.

c) 1,36.

d) 13,6.

e) 136.

Questão 7 – (UNIFOR-CE)

Dois líquidos, A e B, quimicamente inertes, e não-miscíveis entre si, de densidades dA=2,80g/cm3 e dB=1,60g/cm3, respectivamente, são colocados em um mesmo recipiente. Sabendo que o volume do líquido A é o dobro do de B, a densidade da mistura, em g/cm3, vale:

a) 2,40.

b) 2,30.

c) 2,20.

d) 2,10.

e) 2,00.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os dois últimos exercícios de Densidade!

Questão 8 – (ENEM 2012)

Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, 1/3 de seu volume fora d’água. 

Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρ aguá = 1 g/cm3. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma). 

Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a

a) 0,073 kg. 

b) 0,167 kg 

c) 0,250 kg. 

d) 0,375 kg. 

e) 0,750 kg.

Questão 9 – (UFRGS)

Para a análise da qualidade do leite são monitorados vários parâmetros físicoquímicos. As avaliações de propriedades como, por exemplo, densidade, crioscopia e teor de proteína, o qual é calculado pelo teor médio de nitrogênio, são utilizadas para detectar possíveis adulterações. Considere as afirmações abaixo, sobre os possíveis métodos de adulteração do leite. 

I. A adição de água ao leite é facilmente detectável, pois diminui a densidade e aumenta a temperatura de congelamento. 

II. A adição de ureia pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água. 

III. A adição de sacarose pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água, sem o efeito tóxico apresentado pela ureia. 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 

b) Apenas II. 

c) Apenas III. 

d) Apenas I e II. 

e) I, II e III. 

  • Parabéns, você fez todos os exercícios de Densidade!

Gabarito dos exercícios sobre Densidade

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) PE, PS e PVC.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) 2,72 kg.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) Alumínio.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) a densidade do óleo é menor que a da água.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) 40 cm3.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) 13,6.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: a) 2,40.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: d) 0,375 kg. 

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: d) Apenas I e II. 

Gostou dos nossos exercícios de Densidade? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, mensalidade e muito mais.

Experimente agora!

Exercicios de densidade quimica 9 ano resolvidos

Como resolver exercícios de densidade?

Para resolver essa questão precisamos apenas inserir os valores na fórmula de densidade e efetuar a divisão. Portanto, se um material de 896 g ocupa 200 mL de volume sua densidade é 4,48 g/mL.

O que é densidade 9 ano?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão.

Qual a densidade de um material que apresenta um volume de 200ml e massa de 400g?

d = 4,48 kg/m³ Ou seja, a densidade desse material é de 4,48 kg/m³. Obrigado. Espero ter ajudado!

Como a densidade é calculada?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).