Fatores associados a representatividade da zona de transformação Sim

Autores

  • João Diego Dias Assunção
  • Victor Rodrigues Santos
  • Gabriela Carolina Lopes
  • Bruna Mendes Marchiori
  • Laís Pimentel Florentino Ferreira
  • Daniela da Silva Pena
  • Kelly Deyse Segati
  • Nathália Machado Seixo de Brito

Resumo

estudos correlacionaram as limitações da metodologia do exame de Papanicolaou e a efetividade do rastreio de células atípicas do colo do útero. A zona de transformação (ZT) representa uma região susceptível a agressões devido ao seu elevado índice proliferativo, sendo importante detectar sua presença nos esfregaços citopatológicos. Objetivo: avaliar a representatiividade da ZT e sua relação com os achados citopatológicos de lesões intraepiteliais escamosas. Método: no período de um ano (01/2013 – 01/2014) foram levantados laudos citológicos de cérvice uterina pelo método de Papanicolaou nas pacientes atendidas pelo SUS na cidade de Anápolis-GO, utilizando os dados de domínio público contidos no SISCOLO e realizadas análises estatísticas pelo programa OPENEPI versão 3.03. Resultados: a prevalência geral dos diagnósticos de lesão intraepitelial escamosa do colo uterino foi de 2,2% (402/18247). Desses, 50,7% (204/402) apresentaram a ZT. A relação estabelecida entre o numero de casos de detecção da ZTcom a presença de lesão comparado aos exames dentro dos limites da normalidade foi de (OR: 0,508; IC: 95% = 0,417-0,62), sendo estatisticamente significante (p ˂ 0,0000001). Conclusão: estes dados indicam que a representatividade da ZT é um fator protetor para o diagnóstico de lesão, logo, a detecção da ZT aumenta a eficiência do rastreio do câncer de colo uterino.

Fatores associados a representatividade da zona de transformação Sim

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster

  • Homepage
  • Serviços
  • Exame De Papanicolaou
  • O Que Significa? *Epitélios Representados Na Amostra: Escamoso *Representatividade Da Zona De Transformação:

o que significa? *epitélios representados na amostra: escamoso *representatividade da zona de transformação:

1 respostas

o que significa?
*epitélios representados na amostra: escamoso
*representatividade da zona de transformação: não
*alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
*microbiologia: lactobacillus sp
***conclusão: negativo para malignidade

Fatores associados a representatividade da zona de transformação Sim

Boa noite. O resultado descrito acima, está negativo para lesões. As células analisadas, apresentam alterações inflamatórias, o que não significa infecção. Mas , na amostra, não foi visualizada a " JEC " ( que é a área de transformação das células externas do colo, escamosas, em células cilíndricas, da parte interna do colo). As células que puderam ser analisadas estão sem lesões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Fatores associados a representatividade da zona de transformação Sim

Especialistas

Perguntas relacionadas

  • Por favor alguém me tire uma dúvida. Artrose na coluna é um tipo de câncer?
  • Ascus causa sangramento fora do período menstrual? Sinto mt dores nas pernas e colica tbm!
  • Fiz meu papanicolau e deu presença de neutrófilos (++) Esfregaço inflamatório ( classe ||) O que significa isso ?
  • Fiz o preventivo e deu ''O esfregaço indica nível estrogênico prejudicado pela flora bacteriana''. Oq seria? E deu também Flora mista (cocos e bacillos). Estou tentando engravidar, este resultado prejudica?
  • Meu exame saiu assim: AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória EPITÉLIOS IDENTIFICADOS NA AMOSTRA: Escamoso ELEMENTOS ASSOCIADOS: Leucócitos; Histiócitos; Muco acentuado MICROBIOLOGIA: Lactobacilos sp; Cocos AVALIAÇÃO HORMONAL: Não solicitado CONCLUSÃO: Inflamação Inespecífica; Ausência de malignidade Exame…
  • O que significa Junção escamo-colunar (JEC): totalmente visível. Zona de Transformação adentrando canal cervical sem visualização do limite endocervical (Tipo 3)?
  • Meu exame deu polimorfonuclear: vários Hemácias:raras Histiocitos:raros Células glandulares: ausência de células glandulares Organismo/flora:lactobacilar com citolise Conclusão:negativo para lesão imtra-epitelial ou malignidade Está tudo ok?ou há algo com o quê eu me preocupe?
  • Anormalidades epiteliais no resultado do preventivo, sempre sao causadas pelo hpv? Se não for somente causadas pelo vírus do hpv, quais outros fatores que desencadeiam esse resultado?
  • Meu exame papanicolau: INTERPRETAÇÃO: Presença de anormalidades em células epiteliais escamosas de significado indeterminado. OBSERVAÇÕES: Exsudato neutrofílico MICROBIOLOGIA: - Outros bacilos - Cocos Devo me preocupar ??
  • Meu apareceu células glandulares endocervicais presente o que é isso ?

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 399 perguntas sobre Exame de Papanicolaou

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que significa representativo da zona de transformação sim?

A representatividade da Zona de Transformação deve ser interpretada pelo profissional responsável pela coleta antes da apresentação do resultado à mulher, considerando fatores como idade e limitações anatômicas.

O que significa zona de transformação sim no papanicolau?

A zona de transformação, ou seja, o local que sofreu metaplasia escamosa, tem grande importância na realização do Papanicolau, pois é este o sítio onde o vírus HPV costuma se fixar, tornando-se, portanto, uma área extremamente susceptível ao aparecimento de tumores malignos.

O que fazer quando um exame citopatológico de colo do útero apresenta o resultado positivo para representatividade da zona de transformação?

Diante desse diagnóstico citológico, a mulher deve ser encaminhada para uma colposcopia. Na colposcopia, se a lesão for sugestiva de alto grau deve ser realizada a biópsia.

O que é presença de elementos na zona de transformação?

Olá! Significa que : 1)Que não foi detectada nenhuma célula maligna ou seja que seu exame preventivo não detectou nenhum risco no atual momento para câncer de colo uterino. 2)Que sua microbiota vaginal está normal e que não foi detectado pelo método nenhuma bactéria , fungos ou vírus .