Faz mal comer a pele do porco?

O colágeno é uma proteína de origem animal, a mais abundante no corpo humano. Ele desempenha diversas funções importantes no nosso organismo e é encontrado nos ossos, músculos, tendões e pele, oferecendo muitos benefícios para essas áreas do corpo.

Essa proteína aumenta a elasticidade da pele, o que previne rugas e linhas de expressões. Também previne celulite e estrias, fortalece as unhas e os cabelos e previne a osteoporose.

O colágeno também é um rejuvenescedor natural, retardando o envelhecimento das células. Mas, para aproveitar todos os benefícios que ele oferece, é preciso ter uma alimentação balanceada e ingerir fontes de colágeno regularmente. Veja a seguir alguns alimentos que são fontes dessa proteína e outros que estimulam sua produção!

Alimentos que são fontes de colágeno

Carnes

Os alimentos mais ricos em colágeno são aqueles que possuem proteína de origem animal; portanto; as carnes são importantes fontes, tanto as brancas quanto as vermelhas.

Pés, joelhos e orelhas de porco também possuem muito colágeno, assim como os pés de boi. As carnes também são ricas em vitamina B, que estimulam a produção da proteína.

Ovos

Assim como as carnes, os ovos são importante fonte de proteína de origem animal e auxiliam muito na produção do colágeno.

Gelatina

Pode-se dizer que a gelatina é uma versão processada do colágeno, retirada dos ossos de vacas ou porcos. A gelatina é composta por aminoácidos, que também são proteínas, e é outro alimento de origem animal muito rico em colágeno.

Salmão e atum

Salmão e atum são importantes fontes de ômega 3, outro nutriente que traz diversos benefícios para a pele e auxilia na produção do colágeno no organismo. É recomendado o consumo desses alimentos pelo menos três vezes por semana.

Alimentos que contribuem para a produção de colágeno

Alguns alimentos não são fontes diretas de colágeno, mas estimulam sua produção e fazem com que ele seja absorvido mais facilmente pelo organismo. Por isso, é preciso ter uma alimentação balanceada, incluindo os seguintes alimentos:

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C contribui muito para que o organismo absorva o colágeno presente nos alimentos. As principais fontes dessa vitamina são a laranja, o limão, outras frutas cítricas e frutas vermelhas, assim como os vegetais verdes.

Frutas ricas em antocianinas

Uva, amora, cereja e framboesa são ricas em antocianina, protegem o organismo contra os radicais livres e aumenta o nível de vitamina C. Além de contribuir para a produção, essas frutas previnem a destruição do colágeno.

Alimentos ricos em ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo que contribui muito para a produção de colágeno. Além do salmão, outros alimentos ricos em ômega 3 são a linhaça, castanhas, chia e azeite de oliva.

O que prejudica a produção de colágeno no corpo?

Assim como alguns alimentos podem contribuir para a produção do colágeno, outros alimentos e hábitos podem prejudicar.

Consumir muito açúcar, por exemplo, afeta a qualidade do colágeno no organismo e acelera o envelhecimento da pele. O cigarro, além de diversos outros prejuízos à saúde, danifica o colágeno e a elastina da pele.

Tomar sol em excesso também pode prejudicar a produção de colágeno, pois os raios ultravioleta também afetam a elastina.

Para ter a pele sempre bonita e saudável, é preciso cuidar muito bem da alimentação. Uma alimentação balanceada só traz benefícios para a pele e para o organismo, deixando-o mais forte e com maior imunidade.

Aliar a boa alimentação a tratamentos estéticos trará ainda mais benefícios para o seu corpo, além de resultados mais rápidos e visíveis!

Gostou do nosso post sobre fontes de colágeno? Se quiser receber mais dicas de saúde, beleza e tratamentos estéticos, siga nossas redes sociais!

Faz mal comer a pele do porco?

O Dr. Theodoro Gontijo é especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e é especialmente dedicado à cirurgia estética da face.

Faz mal comer pele de porco?

Quando consumida em excesso, a pele de porco faz mal porque é rica em gorduras saturas e insalubres, bem como colesterol.

Qual a parte do porco que tem mais colágeno?

Os alimentos mais ricos em colágeno são aqueles que possuem proteína de origem animal; portanto; as carnes são importantes fontes, tanto as brancas quanto as vermelhas. Pés, joelhos e orelhas de porco também possuem muito colágeno, assim como os pés de boi.

Para que serve o couro do porco?

O couro suíno é muito utilizado também na forração interna dos calçados, por ter maior capacidade de absorção do suor, decorrente de sua alta porosidade. O preço também é diferenciado. Se confeccionar um mesmo modelo de bolsa com os couros de boi e de porco, a segunda terá preço mais alto.

Quantas calorias tem pele de porco crua?

Relatório básico: Couro de porco, natural.