Ferramentas para o planejamento e controle de produção de alimentos

As ferramentas de controle da produção são grandes auxiliadoras dos gestores industriais. Isso porque, ao serem implementadas dentro da indústria, elas permitem que os responsáveis possam dedicar mais tempo para outras atividades, garantindo maior produtividade e tomadas de decisão mais assertivas.

Com o rápido avanço da indústria 4.0 nos últimos tempos, o mercado atual não permite mais erros e gargalos na produção. Esse cenário, inclusive, pode trazer ainda mais prejuízos para sua empresa, principalmente com relação à perda de competitividade.

Pensando nisso e com o objetivo de tornar o seu processo produtivo mais assertivo, separamos 5 ferramentas de controle da produção que podem otimizar a sua rotina industrial de modo que ela tenha mais qualidade, menos erros e apresente os melhores resultados. Continue no artigo e confira!

As principais ferramentas de controle da produção

ERP

O ERP, da sigla Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão para automatizar a rotina administrativa de uma empresa. Através do seu uso, os gestores conseguem monitorar os resultados de cada departamento e tomar decisões mais assertivas.

Trata-se de uma das principais ferramentas de controle da produção. O software conta com um banco de dados capaz de suportar as mais diversas informações e funções, como histórico de clientes, fluxo de caixa e maior comunicação entre todos os setores, portanto, uma tecnologia que não pode faltar em sua gestão.

5S

O 5s é uma ferramenta desenvolvida pelos japoneses para eliminar todo tipo de desperdício dentro das estações de trabalho. Para isso ocorrer, é necessário um monitoramento do que, de fato, necessita ser produzido, sua quantidade e o destino, ou seja, para quem será a produção. Abaixo confira o significado de cada S:

  • Seiri (utilização): consiste definir o que deve ou não ser usado na rotina de trabalho, tendo todos os recursos mapeados;
  • Seiton (organização): a partir da definição anterior, busca organizar os materiais de forma que fiquem mais próximos de quem irá utilizá-lo;
  • Seiso (limpeza): se refere a limpeza do ambiente, uma vez que ambientes limpos permitem menos estresse e mais produtividade. Importante frisar que não é só limpar, mas também eliminar os motivos do acúmulo de sujeira;
  • Seiketsu (preservação): seu foco é disseminar a cultura aos funcionários, trabalhando padronização com a criação de regras e arquétipos que facilitem a organização de toda a fábrica;
  • Shitsuke (autodisciplina): consiste em fazer com que os colaboradores sigam a filosofia e disseminem a cultura para os outros funcionários, além de ter como objetivo principal a garantia de que os 4s anteriores sejam seguidos.

MPS

Também conhecido como Plano Mestre de Produção, o MPS reúne informações específicas acerca da quantidade e de quando uma demanda será produzida. Ou seja, ele tem como principal objetivo listar tudo que deve ser produzido e o quanto de recursos será consumido.

É considerada uma das ferramentas de controle da produção mais importantes, principalmente para organizar a linha de produção com foco no médio prazo. Como resultados podemos citar uma produção semanal ou diária de produtos acabados, além de consumos dos recursos críticos para atender a demanda, sendo uma base para o bom funcionamento do MRP II.

MRP II

O MRP II atua com foco no médio para o curto prazo, sendo uma evolução do sistema MRP devido ao maior uso de detalhes e foco na essência do processo. Também conhecido como planejamento de recursos de produção, ele atua no estabelecimento de um processo integrado entre vendas, engenharia, compras e controle de produção e na avaliação do planejamento do que, quando e quanto comprar e produzir, bem como se a sua indústria possui capacidade e recursos para a produção.

Como principal resultado, o MRP II sugere ordens de compra de matéria-prima e ordens de produção para produtos acabados e semiacabados. Portanto, é possível afirmar que é um mecanismo essencial para manter o controle de estoque e dos recursos, sendo uma das ferramentas de controle da produção mais qualificadas para tal.

APS

O sistema APS, da sigla Advanced Planning and Scheduling, ou Planejamento Avançado de Produção, é um software de sequenciamento da produção que tem a função de realizar a programação da produção do chão de fábrica.

Essa ferramenta tem como foco o curto prazo e seu objetivo é definir prioridades no cronograma, bem como programar e reprogramar toda a produção em poucos cliques. Portanto, é uma solução indispensável, principalmente por seus ganhos em um melhor planejamento e programa de produção.

Nós, da aloee, somos desenvolvedores desse sistema. Com a nossa solução, a sua indústria ganhará produtividade e otimizará os seus resultados, com o máximo aproveitamento de tempo e de todos os recursos disponíveis.

Para solicitar um teste grátis agora mesmo, clique aqui!

Caso queira saber mais informações sobre as ferramentas de controle da produção e conhecer o passo a passo do ciclo de planejamento de produção, baixe agora mesmo o nosso infográfico de maneira gratuita.

Ferramentas para o planejamento e controle de produção de alimentos

Quais as ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção de alimentos?

As ferramentas que realizam o monitoramento de estoque e acompanhamento da produção são conhecidas, respectivamente, como MRP e PMP.

Quais ferramentas são mais utilizadas no planejamento de controle da produção?

Controle de produção: Sistemas e funcionalidades.
APS: Planejamento Avançado da Produção. ... .
S&OP: Planejamento de Vendas e Operações. ... .
MPS: Plano Mestre de Produção. ... .
MRP II: Planejamento dos Recursos de Manufatura..

Quais são as ferramentas de controle de produção?

Abaixo listo as principais ferramentas de gestão que uma pequena indústria deve usar, confira a lista:.
O plano de negócios. ... .
Análise SWOT. ... .
Software de gestão ERP. ... .
Ciclo PDCA. ... .
Mapa mental. ... .
5W2H. ... .
Diagrama de Ishikawa. ... .
Programa 5S..

Quais são as ferramentas de controle de qualidade dos alimentos?

As 7 Ferramentas da qualidade são:.
Histograma. O Histograma é uma ferramenta estatística que permite a distribuição da frequência de determinados dados obtidos através de um gráfico de barras. ... .
Diagrama de Pareto. ... .
Diagrama de Ishikawa. ... .
Carta de controle. ... .
Fluxograma de processos. ... .
Diagrama de dispersão. ... .
Folha de verificação..