Quais as consequências da globalização para a sociedade brasileira?

5811 palavras 24 páginas

Conseqüências da Globalização no Brasil

Záira Chamorro Telles
Enzo Fiorelli Vasques

Resumo

Este artigo tem como objetivo, a partir, do contexto histórico da globalização em âmbito mundial, expor as conseqüências da Globalização no Brasil através do seu crescimento acelerado dos últimos anos.
Analisar os aspectos negativos e positivos que surgiram junto com a Globalização, gerando uma reflexão sobre as conseqüências e causas desses problemas no Brasil, além de apresentar possíveis soluções para esses problemas que serão apresentados.
Procurar esclarecer as conseqüências da globalização na economia e na vida do brasileiro, e seus efeitos diretos na forma de vida, no emprego, e na educação no Brasil, a partir da

…exibir mais conteúdo…

Mas a globalização mesmo, começou a ocorrer, mais recentemente, com a Revolução Industrial, o final da Segunda –Guerra e da Guerra-Fria, o fim do bloco socialista, a queda do Muro de Berlim, a vitoria do neoliberalismo, e muito mais recentemente a Revolução Tecnológica que impulsionou todas as atuais relações mundiais.
Para atender as necessidades impostas com o surgimento oficial da globalização foi necessario criar e melhorar as tecnologias, formas de comunicação e negociação e com isso, se expandiu o uso da internet e das novas tecnologias, e também, cada vez mais o inglês ganha sua importância no mundo globalizado, já que hoje em dia é imprescindivel que um profissional preparado para o mercado de trabalho saiba inglês.
Hoje em dias os paÍses mais beneficiados com a globalização são os paÍses membros do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), que

Relacionados

  • CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DO SECULO XX: IMIGRAÇÃO INTERNA, EXTERNA E GLOBALIZAÇÃO.

    2053 palavras | 9 páginas

    CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DO SECULO XX: IMIGRAÇÃO INTERNA, EXTERNA E GLOBALIZAÇÃO. Globalização é um conceito demasiado envolvendo um aglomerado de desenvolvimento, contrastes sociais, sendo, pois influenciada por ideias que impactaram tal período, pois aconteceram para a globalização se desenvolver. A Guerra Fria foi um evento entre Capitalistas e Socialistas, duas grandes potências lutando para impor ao mundo suas ideias e fixa-las em nossa realidade. Por maior influencia dessas partes, o….

  • prova

    1394 palavras | 6 páginas

    Aluno(a): Ano/Série: 8º Segmento: Fundamental II Turma: Data: Prof.(a): Atividade: Prova Valor: 10,0 Questão 1 (0,5 cada) O fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização. "Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald's. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve….

  • Centralização das decisões e as cidades globais

    1375 palavras | 6 páginas

    brasileiro é o país mais diversificado do mundo, devido à miscigenação que ocorreu durante sua colonização. Cada povo que desembarcou no Brasil deixou um pouco de sua cultura. A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Os principais….

  • Globalizacão no Mundo

    1561 palavras | 7 páginas

    A MUDANÇA DAS DISTANCIAS GEOGRAFIAS E OS PROCESSOS MIGRATORIOS Em Geografia, pode-se afirmar que a globalização diz respeito à construção de novos espaços e novas relações sociais desenvolvidas nesse quadro. Trata-se de uma nova configuração geográfica que se superpõe aos territórios nacionais, por vezes conflituosamente, outras harmoniosamente. Isso pode significar mudanças importantes nos próprios Estados nacionais com a presença, em seus territórios, de pontos de rede de corporações transnacionais….

  • Surgimento da globalização e seus efeitos na atualidade

    2259 palavras | 10 páginas

    UNIVERSIDADE DE FRANCA ADMINISTRAÇÃO – EAD PÓLO VARGINHA/MG SURGIMENTO DA GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NA ATUALIDADE Mariana Portela de Oliveira GUAPÉ 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 EXPANSÃO MARÍTIMA E A DESCOBERTA DO NOVO MUNDO 3 3 CONSEQUÊNCIAS E MODIFICAÇÕES DOS PADRÕES CULTURAIS DAS SOCIEDADES 4 4 ATUAL PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO 6 5 CONCLUSÃO 7 BIBLIOGRAFIA 8….

  • Industrialização e formação da sociedade de classes

    2103 palavras | 9 páginas

    Apesar de todos os benefícios que a globalização trouxe para o mundo, há também a globalização da parte social, que desde tempos remotos não tem sido justa para com as populações mais pobres do mundo. A exclusão se fez consequência drástica do processo global, em que poucas pessoas são privilegiadas pela criação da tecnologia, pela inovação das marcas, pela evolução dos meios de comunicação….

  • Atividade II Trimestre Globaliza O

    4388 palavras | 18 páginas

    Questão 01) No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando….

  • Globalização Macroeconomia

    2039 palavras | 9 páginas

    A Globalização e o papel dos Estados Nacionais Resumo Existe uma tendência de longo prazo para o aumento da globalização. Países e empresas aumentaram sua participação no nível relativo de envolvimento global. A globalização tem um forte impacto sobre os países e sobre a economia global. Isso significa que os países que têm grandes mercados domésticos, como o Brasil, China, Índia e Estados Unidos, participam de forma ativa do mercado mundial. Em outra dimensão países menores dependem fortemente….

  • Novo CBC de Geografia

    9312 palavras | 38 páginas

    ORIENTAÇÕES INICIAIS Caro Professor e Analista, A presente revisão do CBC não pretende alterar sua concepção ou estrutura. A Matriz Curricular continua sendo os Conteúdos Básicos Comuns, elaborados no início dos anos 2000, a partir do esforço coletivo de inúmeros colegas professores (em especial, aqueles das Escolas Referência e que participaram de perto da construção da atual proposta), analistas, técnicos da SEE/MG e SRE, especialistas e acadêmicos. Como professores que somos, sabemos….

  • A globalização e a desintegração dos países socialistas

    2611 palavras | 11 páginas

    A globalização e a desintegração dos países socialistas O Socialismo é um sistema político, econômico e social que foi desenvolvido a partir da idéia de igualdade. Esse regime foi empregado pela União Soviética e visava o poder do Estado sobre todos os bens. No conceito do Socialismo, não há propriedade privada e a produção deveria ser igualmente distribuída entre a população. O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade….

Trabalhos Populares

Quais são as consequências da globalização para a sociedade?

A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes.

Quais as consequências da globalização no nosso Dia

Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

O que é globalização e seus impactos e consequências?

Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.

Quais são os impactos da globalização cultural para a sociedade brasileira?

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.