Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?

Ao longo da história brasileira, os governos costumam alternar as estratégias econômicas entre crescimento e arrocho, ao passo que, economicamente, quando um governo destinava a estratégia de crescimento com enfoque na expansão da capacidade produtiva, da formação bruta de capital fixo (público ou privada) e do emprego o fazia com pouca preocupação fiscal, logo, o próximo governo interpretava as dificuldades do ponto de vista do descontrole das contas públicas, e assim, promovia a austeridade para com o sistema.

Esta sequência na governança pública brasileira, tem sua frequência desde o final do Estado Novo varguista. Com Dutra e Vargas, Juscelino e Jânio (Jango teve pouquíssimo tempo para a execução do Plano Trienal), Castelo Branco com Otávio Gouvêa de Bulhões e Roberto Campos na execução do PAEG, período Costa e Silva e Médici com Delfim Neto e mais recentemente com FHC e Lula I e II (aqui com notável continuidade de um projeto iniciado no segundo governo FHC, apesar de suas diferenças), Dilma I e II e Temer.

Notoriamente, o desenvolvimento econômico brasileiro, quando assume a veia do Estado como parte do sistema, costumou perder controle das contas públicas, da política monetária e fiscal ao ponto de gerar deformidades como a hiperinflação dos anos 80 e início dos anos 90, déficits no balanço de pagamentos e a redução do quociente industrial na participação do PIB desde os anos 90.

Ao passo que, o ajuste econômico e o crescimento são variáveis muito difíceis de equacionar, a estratégia do desenvolvimento com endividamento externo ficou lograda especificamente a um período da história nacional, não sendo vista como viável nos dias de hoje, por mais de um motivo: a não previsibilidade da moeda, o cenário de disputa comercial mundial (2019) entre China e Estados Unidos e a provável mudança do polo econômico, o desemprego e a mudança da divisão internacional do trabalho, mas principalmente a mudança da base produtiva brasileira (ou retorno) a um sistema  produtivo com baixíssima participação industrial no produto, são exemplos do período.

Contudo, o ônus e o bônus desta equação são sustentáveis. Dado que o aumento dos salários, da produtividade, da qualidade de vida e do produto projetam a economia para frente. E houve um período econômico na história brasileira, em que, o sacrifício de alguns preços macroeconômicos modificaram a estrutura produtiva: o período Geisel, com o II PND.

O objetivo do modelo do ajuste externo do II PND (1974-79), era um ousado plano de investimentos públicos e privados (políticas específicas), que se propunha a “cobrir a área de fronteira entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento”, direcionados aos pontos de estrangulamento, ou seja, aqueles que vinham limitando a expansão do capitalismo brasileiro: infraestrutura, bens de produção (capital e insumos), energia e exportação.

Diante da restrita capacidade de importar e exportar, a viabilidade do plano só seria possível mediante novos aumentos da dívida externa; a alta liquidez de capitais no mercado externo, favoreceu o endividamento e o ajuste para o crescimento com poupança externa. Possibilitando a rolagem das dívidas em conta corrente através de substituição dos credores.

Com um mercado de crédito interno praticamente inexistente, as taxas de crescimento entre 1974 e 1979 foram sustentadas pela via do financiamento público e externo, que, foi capaz de sustentar as metas do II PND.  Dentro dos objetivos do PND, os principais focos foram: siderurgia, química, metais não ferrosos e minerais não metálicos. Pesquisa, exploração e produção de petróleo e derivados, expansão da capacidade de produção de energia hidrelétrica.

Para investimentos privados, o BNDE atuou como financiador, diferentemente da veia pública, que, utilizou recursos do orçamento público (impostos) e por empréstimos externos captados pelas empresas estatais, que, por terem o aval do governo federal, estavam em posição de obter melhores condições de crédito que empresas privadas no mercado internacional.

A expansão dos investimentos públicos estimulou a demanda agregada, elevando a taxa de investimento da economia, bem como a participação do governo na Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF), que atingiu, 33% durante o período (HERMANN, 2014). Resultado que explica a compatibilidade do forte crescimento dos investimentos governamentais com a manutenção de déficits nas contas públicas. A capacidade produtiva brasileira sofreu alguns entraves, os choques do petróleo em 1973 e em 1979, elevaram os custos para a produção do período e estimularam o aumento das taxas de inflação, que perderam o controle dali em diante

Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?

Ver também

Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?

O II PND, alterou a estrutura da economia brasileira, o estímulo a importação de bens de capital, o aumento das exportações dentre o período mesmo com o aumento dos custos de matriz energética, e a insistência no processo de substituição de importações, sustentaram o crescimento médio do período em 8% a.a.

Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?

Fonte: IPEADATA

A inflação do período foi mantida, oscilando em dois dígitos e acima dos 40%, mas abaixo dos 50%, esta mesma que viria a tornar-se uma bola de neve cada vez maior de problemas nos anos 80, contudo, ficou estável controlada durante 1975 e 1979.

O II PND, elevou o patamar da economia brasileira, colocando a mesma alguns níveis acima e concluindo etapas importantes do processo de Substituição de Importações. Ponderando os lados negativos para os anos que sucederam o governo Geisel, é importante compreender a atuação do II PND como um processo necessário para elevar o patamar da estrutura e da capacidade produtiva do país, assim como, todo conjunto de medidas econômicas pode estampar os dois lados de uma mesma moeda: o bom é o ruim.

Quais foram os principais setores econômicos estimulados pelo II PND?

O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento possuía foco no fomento à produção de bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, automóveis etc.), já o II PND passou a salientar o incentivo à geração de energia e à produção de insumos básicos (petróleo, alumínio, aço etc.)

Quais foram os principais setores que o II PND priorizar os investimentos públicos?

O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital.

Quais são as principais características do plano nacional de desenvolvimento?

Um plano nacional de desenvolvimento tem como suporte uma estrutura cognitiva voltada para a mudança, a inovação, a transformação. É uma política de governo, mas é também uma política de Estado; é um objetivo, uma meta para a elevação econômica e social do Estadonação.

Qual a proposta do plano nacional de desenvolvimento?

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979) (II PND) consistiu em ambicioso programa de reformas e metas de investimento, realizado no governo Ernesto Geisel (1974-1980), cujo objetivo era manter o crescimento econômico a partir de modificações na estrutura industrial.