Gosto ruim na boca depois de extrair o siso

Mais Artigos

  1. Como ajudar um gato com uma afta bucal
  2. Como remover comida presa nas amígdalas
  3. Como livrar-se de papilas gustativas inchadas
  4. Como livrar-se do gosto de cigarro da boca?
  5. Como fazer uma restauração dental de emergência

Gosto ruim na boca depois de extrair o siso

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A extração do dente do ciso muitas vezes causa inchaço, hematomas, sangramento e gosto estranhos na boca. Em muitos casos, o gosto salgado na boca é causado por desidratação, congestão nasal ou sangue escorrendo da ferida aberta. Muitos dentistas aconselham a bochechar com água salgada para ajudar a tratar de desinfetar as feridas. Se o gosto salgado em sua boca estiver intenso demais para aguentar, você pode removê-lo enxaguando a boca e mantendo o ferimento limpo.

Limpeza constante

Step 1

Beba o máximo de água que puder, principalmente durante as primeiras 48 horas após a extração. Beber água lava as bactérias, comida e saliva de sua boca e ajuda a remover gostos desagradáveis.

Step 2

Escove os dentes gentilmente com pasta de dente e uma escova de dente macia. Não escove os ferimentos onde seu dente do ciso foi removido. Enxágue a boca com água morna. Não cuspa a água do enxágue, pois isso pode desalojar o coágulo de sangue, deixando a cavidade aberta. Em vez disso, posicione sua boca para que ela fique sobre a pia e abra-a. Deixe que a água caia da sua boca sem que você faça força para cuspir.

Step 3

Coloque gaze na boca, sobre a cavidade onde estava o dente. Substitua a gaze sempre que ela ficar encharcada de sangue ou saliva. Se necessário, enxágue a boca entre as aplicações da gaze.

Step 4

Coma comida macia e de sabor suave para ajudar a colocar um novo gosto em sua boca. Considere comer alimentos naturalmente salgados, como purê de batata. Coma apenas comidas macias durante as primeiras 24 horas após a cirurgia. Você pode passar para comidas semi-macias depois de 48 horas.

Step 5

Use enxaguante bucal nas 48 horas após a extração de seu dente do ciso. Você pode enxaguar a cada três ou quatro horas se estiver sentindo muito gosto salgado. Evite cuspir durante as três ou quatro primeiras horas após a cirurgia.

Step 6

Tome um anti-histamínico ou descongestionante se estiver com alergia ou sinusite. O gosto salgado muitas vezes é causado por excesso de muco nos sinos.

Referências

Dica

  • Não escove os dentes durante 24 horas após a extração do dente do ciso.

Sobre o Autor

Breann Kanobi has worked as freelance writer since 2010. Kanobi regularly submits content online to Gamer DNA. Kanobi received a Bachelor of Fine Arts in film and television from New York University in 2010.

Créditos Fotográficos

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Normalmente, não. Esse buraco -chamado tecnicamente de alvéolo --, que é causado pelo espaço vazio que fica no osso após a retirada do dente do siso, será fechado de dentro para fora. Por isso, não existem grandes problemas no alimento ficar parado ali, já que conforme o tecido epitelial vai preenchendo a região, a comida deixa de ficar acumulada no local. Porém, se estiver o buraco juntando muitos alimentos, isso pode causar mau hálito, irritação da gengiva na região do alvéolo e, mais raramente, alguma sensação de dor.

O tempo médio para que o alvéolo se feche é de cerca de 3 meses. Em alguns casos, pode ser que o buraco não fique tampado totalmente e seja necessário colocar um enxerto na região. Mas essa decisão depende da avaliação de um dentista.

Veja também

Então, para tentar evitar o incômodo do alimento acumulado no buraco do dente do siso, além da escovação normal e do bochecho, uma ótima dica é utilizar uma seringa com soro fisiológico ou água filtrada e enxaguante bucal. Na farmácia, compre uma seringa intramuscular, quebre a ponta da agulha e faça a irrigação diretamente no alvéolo. A ponta da seringa deve ser posicionada na entrada do buraco e o soro deve ser expelido com pressão dentro do espaço. Mas atenção: esse procedimento precisa ser realizado depois da primeira semana da extração do dente, e converse com o dentista antes de realizá-lo.

Além disso, nos primeiros dias, evite ficar passando a língua na região do buraco deixado pela extração. Também não é recomendado o uso de palito de dentes ou cotonetes, já que podem causar alguma fissura na gengiva com possível sangramento. E, claro, siga sempre as orientações do dentista.

Fontes: Alessandro Silva, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, diretor executivo do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, em São Paulo e coordenador do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, Daniel Villela Gorga, Cirurgião bucomaxilofacial do corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês, HCor e São Luiz, todos em São Paulo; e Patrícia Verónica Aulestia Viera, dentista no HC/FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Gosto ruim na boca depois de extrair o siso

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para . Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

É normal sentir gosto ruim na boca depois de tirar o siso?

Nada melhor do que se consultar com quem realizou o procedimento, para maiores esclarecimentos. O gosto amargo pode ser pus, mas deve ser verificado clinicamente.

Como tirar mau hálito depois de extração?

Os cuidados para eliminar o mau cheiro são os seguintes: 1- Escove TODOS os dentes normalmente , passe fio dental e escova interdental; 2- Quando chegar próximo à área da cirurgia , lave o local com um jato de água fria , moderado. 3- Banhe o local da cirurgia, SEM BOCHECHAR , com clorexidina.

Como saber se infeccionou a extração do siso?

Em alguns casos muito raros, uma infecção bacteriana após a cirurgia de extração do siso pode se manifestar. Quando isso acontece, o paciente pode sofrer com dores de dente, febre, inchaço, gostou ruim ou salgado na boca, com ou sem o aparecimento de secreções.

Porque o dente do siso fede?

Como o dente siso causa mau hálito Então, o siso fica parcialmente coberto por tecido gengival e ósseo. “Nesse caso, é criado um ambiente favorável para a acumulação de restos de alimentos e de placa bacteriana, que irão inflamar e/ou infeccionar a gengiva, propiciando a formação de maus odores”, explica.