Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.

Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.

Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

Álcool pegando fogo – reação de combustão

Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:

Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água

Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

Representação modelo de uma reação de combustão do etanol

Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.

Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(?) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:

* Desprendimento de gás;

* Mudança de cor;

* Formação de precipitado;

* Aparecimento de chama ou luminosidade.

Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.

Existem vários tipos de reações químicas, que podem ser classificados de acordo com vários critérios, mas os tipos principais estudados em química são:

1. Reações inorgânicas: Costumam ser classificadas de acordo com o número de substâncias formadas, número de reagentes e presença ou não de substâncias simples e compostas. São quatro os principais tipos de reações inorgânicas:

1.1. Reações de síntese ou adição;

1.2. Reação de decomposição ou análise;

1.3. Reação de simples troca, deslocamento ou oxirredução;

1.4. Reação de dupla troca ou metátese;

2. Reações orgânicas: São as que envolvem os compostos do carbono. Geralmente são classificadas em três tipos principais:

2.1. Reações de Adição;

2.2. Reações de Substituição;

2.3. Reações de Eliminação.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, que ocorreu uma reação química.

Neste caso, os átomos permanecem praticamente intactos, o que ocorre é que eles são “rearranjados” em novas moléculas. Por exemplo, observe a reação química abaixo:

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

Reação de formação da água.

No exemplo acima, ocorreu uma reação em que foram necessárias duas moléculas de hidrogênio (H2) e uma molécula de oxigênio (O2) para formar duas moléculas de água. Os átomos não foram alterados, apenas as moléculas iniciais se “desmontaram” e seus átomos foram reaproveitados para “montar” as moléculas finais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, para representar de maneira universal e de forma mais prática essa e outras reações mais complexas, foram criadas as equações químicas; isto é, uma representação simbólica e abreviada de uma reação química, que segue a seguinte regra geral:

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

No caso da reação citada acima, temos a seguinte equação química:

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir

Equação química.

As fórmulas mostradas nas equações químicas (como H2 e O2) indicam quais são as substâncias que estão participando da reação. Os valores que vêm antes dessas fórmulas (como o 2 que veio antes do H2) são chamados de coeficientes estequiométricos, ou simplesmente coeficientes, e servem para indicar a proporção de moléculas que participam da reação. Observe que o coeficiente 1 não é escrito. Além disso, esses valores servem para balancear a reação, ou seja, o número total de átomos dos reagentes deve ser igual ao número total de átomos dos produtos.

As equações também nos fornecem outras informações, veja alguns exemplos abaixo:

• Mostra o estado físico da substância, por exemplo: gás (g), vapor (v), líquido (l), sólido (s), cristal (c);

• Mostra se está dissolvido em água, solução aquosa (aq);

• Desprendimento de gás (

Identifique evidências de uma reação química em cada uma das imagens a seguir
);

• Formação de precipitado (↓);

• Necessidade de aquecimento (∆);

• Presença de luz (ʎ);

• Reações reversíveis não utilizam uma seta apenas, mas uma dupla seta (↔).

Quais são as evidências de uma reação química?

As evidências mais comuns são as mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

Que indícios mostram a ocorrência de uma reação química Brainly?

Resposta. Os indícios de ocorrência das transformações químicas (reações) são: mudança de coloração do sistema, liberação de gás (efervescência) e formação de precipitado.

Qual dos fenômenos a seguir não acontece quando ocorre uma reação química?

Resposta. Logo, a resposta é Fusão de gelo.