No contexto do Estatuto da Advocacia quanto aos direitos do advogado assinale a alternativa correta

  1. Início
  2. Simulados de Concursos
  3. Questões de Direitos e Prerrogativas do Advogado para Concursos Diversos

QUESTÕES DE DIREITOS E PRERROGATIVAS DO ADVOGADO PARA CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB Direitos e Prerrogativas do Advogado.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB, contendo o assunto de Direitos e Prerrogativas do Advogado que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Direitos e Prerrogativas do Advogado para Concursos Diversos contém um total de 15 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB, Direitos e Prerrogativas do Advogado para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB - Direitos e Prerrogativas do Advogado. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Direitos e Prerrogativas do Advogado para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Direitos e Prerrogativas do Advogado para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#138317Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

fácil

(1,0) 1 - 

O Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) resguardam como direito do advogado

  • a) usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante autorização do magistrado presidente do ato, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento.
  • b) retirar-se do recinto onde aguarda pregão para ato judicial, após trinta minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicação protocolizada em juízo.
  • c) falar, desde que em pé, em juízo, tribunal ou órgão de deliberação coletiva da Administração Pública ou do Poder Legislativo
  • d) ingressar livremente nas salas de sessões dos tribunais, limitando-se aos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados

#138318Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

fácil

(1,0) 2 - 

O Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece em seu artigo 7ºA direitos da advogada. Entre tais direitos, é correto afirmar que a lei salvaguardou à advogada

    • a) lactante a reserva de vaga em garagens dos fóruns dos tribunais.
    • b) gestante a suspensão de prazos processuais quando for a única patrona da causa, desde que haja notificação por escrito ao cliente.
    • c) lactante a entrada em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios X.
    • d) adotante o acesso a creche, onde houver, ou a local adequado ao atendimento das necessidades do bebê.

    #138319Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

    fácil

    (1,0) 3 - 

    Observando as disposições sobre advocacia apresentadas na Constituição Republicana de 1988 e na lei 8906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB) assinale a alternativa INCORRETA:

    • a) A representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados na República Federativa do Brasil são promovidas exclusivamente pela Ordem dos Advogados do Brasil.
    • b) As atividades de consultoria e assessoria jurídicas são atividades privativas de advogados, sendo nulos os atos praticados por pessoas não inscritas na OAB e que detenham, por exemplo, apenas o bacharelado em Direito.
    • c) É direito do advogado se comunicar com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
    • d) O advogado possui plena capacidade postulatória perante os órgãos do Poder judiciário e nos juizados especiais, sendo-lhe considerada atividade privativa a impetração de habeas data e habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.

    #138320Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

    fácil

    (1,0) 4 - 

    A Constituição Federal de 1988 proclama que o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Em decorrência de tal previsão constitucional, é correto afirmar que

      • a) a garantia da inviolabilidade não abrange manifestações injuriosas, ainda que proferidas no estrito âmbito de discussão da causa.
      • b) a garantia da inviolabilidade alcança a relação advogado-cliente, não havendo dano moral em carta de cobrança de honorários que possua expressões ofensivas.
      • c) a garantia da inviolabilidade impede processar criminalmente um advogado pela suposta prática de crime de desacato.
      • d) o princípio da indispensabilidade determina que somente advogados possam fazer sustentação oral em julgamento no Supremo Tribunal Federal.

      #138321Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 5 - 

      Conforme o entendimento dos tribunais superiores, o advogado

      • a) tem direito não apenas aos honorários convencionados, mas também aos fixados por arbitramento e aos de sucumbência.
      • b) tem exclusividade para impetrar revisão criminal.
      • c) poderá, em caso de prisão, ser colocado em alojamento coletivo, desde que em local distinto da prisão comum.
      • d) pode atuar na qualidade de defensor público quando ausente a DP na jurisdição.

      #138322Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 6 - 

      Leia as afirmativas a seguir.

      I. Com o advento da Lei n° 13.245/2016 que deu nova redação ao art. 7° do Estatuto da OAB (Lei n° 8.906/1994), o inquérito policial deve ser submetido aos princípios da ampla defesa e do contraditório, não tendo o indiciado advogado o delegado não poderá interrogá-lo ou tomar depoimentos de testemunha por ausência de defesa técnica.

      II. A Lei n° 13.245/2016 não mudou a estrutura do inquérito ou dos procedimentos investigatórios que continua sendo inquisitiva, mas veio sim fortalecer as prerrogativas da advocacia na esteira do que já preconizava a súmula vinculante 14 (STF).

      III. O preso ou indiciado que tenha advogado terá, reflexamente, a garantia de não ver, sob pena de nulidade, a atuação de seu defensor obstada pelo Delegado de Polícia. Todavia, a Lei n° 13.245/2016 não tornou obrigatória, sob pena de nulidade, como ocorre no processo, a intervenção da defesa técnica em todos os atos de investigação, tam pouco a ciência e possibilidade de resistência aos atos do inquérito.

      IV. O direito do advogado ao acesso a elementos do inquérito alcança inclusive as diligências em andamento.

      Estão corretas apenas as afirmativas:

      • a) II e III.
      • b) III e IV.
      • c) II, III e IV.
      • d) I e IV.

      #138323Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 7 - 

      De acordo com as disposições vigentes da Lei nº 8.906/1994, que dispõe acerca do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no que se refere aos direitos dos advogados, assinale a alternativa correta.

      • a) São instrumentos de trabalho do advogado todo e qualquer bem móvel ou intelectual utilizado no exercício da advocacia, especialmente seus computadores, telefones, arquivos impressos ou digitais, bancos de dados, livros e anotações de qualquer espécie, bem como documentos, objetos e mídias de som ou imagem, recebidos de clientes ou de terceiros.
      • b) O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício da respectiva atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer.
      • c) Presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado, a autoridade judiciária competente poderá decretar a quebra da inviolabilidade tratada no referido estatuto, em decisão motivada, expedindo mandado de busca e apreensão, específico e pormenorizado, a ser cumprido na presença de representante da OAB, sendo, em qualquer hipótese, vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações a respeito de clientes, salvo a clientes do advogado averiguado que estejam sendo formalmente investigados como seus partícipes ou coautores pela prática do mesmo crime que deu causa à quebra da inviolabilidade.
      • d) A quebra da inviolabilidade prevista legalmente com base no referido estatuto, quando decretada contra advogado empregado ou membro de sociedade de advogados, será restrita ao local e aos instrumentos de trabalho privativos do advogado averiguado, não se estendendo aos locais e instrumentos de trabalho compartilhados com os demais advogados.

      #138324Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos Diversos TipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 8 - 

      NÃO configura Direito do Advogado, previsto no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil,

      • a) comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
      • b) reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento.
      • c) falar, sentado ou em pé, em juízo, tribunal ou órgão de deliberação coletiva da Administração Pública ou do Poder Legislativo.
      • d) a inviolabilidade de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, ainda que pessoais e não relativas ao exercício da advocacia.

      #138325Banca . Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 9 - 

      Segundo o Estatuto da Advocacia, é correto afirmar:

      • a) Os autos de processos findos podem ser retirados por advogado mesmo sem procuração, pelo prazo de 10 (dez) dias
      • b) A impetração de habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal é ato privativo de advogado.
      • c) Os honorários fixados em sentença pertencem ao advogado, devendo a sua execução ser processada em ação autônoma.
      • d) O advogado substabelecido com reserva de iguais poderes pode cobrar honorários sem intervenção daquele que lhe substabeleceu.

      #138326Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

      fácil

      (1,0) 10 - 

      O Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei Federal no 8.906/1994), no que concerne à atividade de advocacia e aos direitos do advogado, estabelece que

        • a) é permitida a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade civil ou comercial.
        • b) não há hierarquia entre advogados e magistrados, mas, durante as audiências, o advogado está subordinado ao magistrado que a preside.
        • c) o advogado não pode, sem procuração, comunicar- se pessoal e reservadamente com o seu cliente que estiver preso, detido ou recolhido em estabelecimento civil ou militar e for considerado incomunicável.
        • d) o advogado pode retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de 10 dias.

        #138327Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

        fácil

        (1,0) 11 - 

        São direitos do advogado, de acordo com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, EXCETO:

        • a) Ter vista dos processos judiciais ou administrativos em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais.
        • b) Retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias.
        • c) Examinar em qualquer órgão do Poder Judiciário e Legislativo ou da Administração Pública, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, não sendo assegurada, neste caso, a obtenção de cópias.
        • d) Dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado, observando-se a ordem de chegada.

        #138328Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

        fácil

        (1,0) 12 - 

        Quanto ao Estatuto da Advocacia e da OAB, marque a alternativa INCORRETA:

        • a) São atividades privativas de advocacia a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.
        • b) O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo que em seu ministério privado, ele presta serviço público e exerce função social. No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público.
        • c) Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime da Lei 8.906/94, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional.
        • d) Presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado, a autoridade judiciária competente poderá decretar a quebra da inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia, em decisão motivada, expedindo mandado de busca e apreensão, específico e pormenorizado, a ser cumprido sem a necessidade da presença de representante da OAB, sendo, em qualquer hipótese, vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações sobre clientes.

        #138329Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

        fácil

        (1,0) 13 - 

        É correto afirmar que

        • a) constitui direito do advogado, em caso de prisão provisória, o de não ser recolhido preso em cela comum, tendo a prerrogativa de ser custodiado em sala de Estado-Maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela OAB, e na sua falta, em prisão domiciliar.
        • b) é direito do defensor, no interesse de seu constituinte, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa, ressalvada a hipótese de sigilo decretado no inquérito policial.
        • c) a incompatibilidade para o exercício da advocacia é aplicada aos ocupantes de cargos ou funções de direção em órgãos da Administração Pública direta ou indireta que detenham poder de decisão relevante sobre interesses de terceiros, inclusive em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público.
        • d) não responde por crime contra a honra ou desacato o advogado que, na discussão da causa, aponta eventual prática criminosa de alguma autoridade ou da parte contrária, em razão da sua imunidade profissional.

        #138330Banca. Bancas DiversasMatériaDos Direitos e Prerrogativas do AdvogadoConcurso. Concursos DiversosTipoMúltipla escolhaComentáriosSeja o primeiro a comentar

        fácil

        (1,0) 14 - 

        É correto afirmar que

        • a) o sigilo profissional é inerente à profissão e somente pode ser revelado pelo advogado quando expressamente autorizado por seu constituinte ou por ordem judicial.
        • b) a lei assegura a inviolabilidade do escritório ou local de trabalho do advogado, bem como de seus instrumentos de trabalho, de seus arquivos, de sua correspondência escrita, eletrônica e telemática, relativas ou não ao exercício da advocacia.
        • c) é dever do advogado público a independência técnica e funcional, exercendo suas atividades de acordo com suas convicções profissionais e em estrita observância aos princípios constitucionais da Administração Pública, ressalvada a condição de advogado contratado por entidade pública sob regime da CLT, em decorrência da subordinação jurídica que caracteriza a relação de emprego.
        • d) a autoridade judiciária competente poderá decretar a busca e apreensão de documentos, das mídias e dos objetos relacionados ao fato delituoso, em caso de investigação da prática de crime por parte do advogado, sendo vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado.

        É correto afirmar que a representação da parte por advogado?

        A representação da parte por advogado é: (a) Uma condição ao exercício do direito de ação; (b) Um pressuposto processual subjetivo; (c) Uma matéria de exame de mérito; (d) Um pressuposto processual objetivo.

        Qual a importância do código de ética e disciplina para o exercício da advocacia?

        O Código de Ética e Disciplina regula os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocínio, o dever de assistência jurídica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.

        Pode o advogado ter acesso livre em salas e sessões dos Tribunais mesmo além do local que separam os magistrados?

        Conforme se constata da Lei n.º 8.906/94, é prerrogativa do advogado o livre acesso nas salas de sessões dos tribunais, mesmo para além de eventuais cancelos que separem os julgadores dos advogados.

        É vedado no entanto o exercício da advocacia em conjunto com qualquer outra atividade no mesmo local e com os mesmos funcionários?

        É vedado, no entanto, o exercício da advocacia em conjunto com qualquer outra atividade, especialmente no mesmo local e com os mesmos funcionários. Tal atuação conjunta põe em risco a garantia de inviolabilidade do escritório, arquivos, documentos, comunicações, correspondências, etc.