No estudo sobre demografia, são utilizados vários instrumentos

Ouça este artigo:

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.

O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.

O chamado “movimento da população” também constitui objeto de estudo da demografia. Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentos migratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc.

A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial que caracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político.

A demografia possui quatro abordagens diferentes que variam de acordo com o foco de estudo:

A abordagem histórica que tem por objetivo estudar a evolução dos acontecimentos demográficos ao longo do tempo pesquisando suas causas e tentando prever as conseqüências.

A abordagem doutrinária que se ocupa da análise da teoria através dos estudos das idéias e obras de filósofos, pensadores e pregadores no tocante à população.

A abordagem analítica, que por sua precisão matemática é a mais importante tecnicamente, pelo fato de fornecer dados indispensáveis sobre determinados acontecimentos.

E, por fim, abordagem política, que apoiada em todas as outras abordagens, tenta formular políticas demográficas adequadas ao bem-estar da sociedade.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sociologia/demografia/

Olá, alguém poderia me ajudar nesta questão, por favor. Não consegui entender o porque a primeira alternativa está certa já que cada país está em uma fase de transição diferente. 

No estudo sobre demografia, são utilizados vários instrumentos, teóricos e práticos, que possibilitam aos organismos internacionais a obtenção de subsídios para elaboração de políticas econômicas e sociais. A curva de crescimento demográfico é um exemplo. A partir desta, é possível obter informações acerca do estágio da transição demográfica em que se encontram determinadas sociedades, isto é, torna-se possível conhecer a dinâmica de suas taxas de natalidade e de mortalidade ao longo do tempo.

A partir da análise da curva de crescimento da população mundial, pode-se afirmar que:

I – a humanidade, como um todo, percorre o último estágio da transição demográfica, considerando-se apenas as taxas médias de crescimento da população mundial.

II - as taxas de natalidade apresentam nítido declínio, enquanto as taxas de mortalidade praticamente se estabilizam; contudo, na Europa, as taxas de mortalidade tendem a crescer um pouco.

III - a quase totalidade dos países em desenvolvimento já exibe taxas de crescimento vegetativo iguais às dos países desenvolvidos.

IV - a África ainda apresenta as taxas de natalidade mais elevadas do planeta, enquanto a Ásia já alcançou a média mundial de crescimento vegetativo.

V - o Oriente Médio, assim como a Ásia e a América Latina, apresenta dinâmica de crescimento populacional que avança para o último estágio da transição demográfica.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas

a. I, III e IV

b. II, III e V

c. II, IV e V

d. I, II e IV

e. I, III e V


No estudo sobre demografia, são utilizados vários instrumentos

1. (FEPESE 2018) A evolução demográfica, modelo elaborado na década de 1930, é amplamente utilizada para compreender a dinâmica do crescimento populacional.
Segundo esse modelo:
1. O crescimento da população mundial tende a se equilibrar à medida que diminuem as taxas de natalidade e de mortalidade, no período chamado de transição demográfica.
2. Na primeira fase da transição demográfica, ocorre o aumento das taxas de mortalidade, e a natalidade diminui.
3. Na segunda fase da transição demográfica, a natalidade aumenta e a mortalidade está em queda, prevalecendo uma grande diferença entre elas.
4. Na África e no Oriente Médio, todos os países já terminaram sua transição demográfica.
5. Na Europa, a transição demográfica já se completou.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
 
2. (IDECAN 2016) A teoria de transição demográfica foi formulada a partir de 1929 e reformulada ao longo da década de 1940 em diferentes momentos posteriores. De acordo com os defensores dessa teoria, o crescimento populacional tende a se equilibrar no mundo, com a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a partir de um processo dividido em três etapas, a saber: 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase. Com base em seus conhecimentos, associe adequadamente as fases da transição demográfica às suas respectivas características.
1. 1ª fase.
2. 2ª fase.
3. 3ª fase.
( ) Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.
( ) Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.
( ) Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.
A sequência está correta em
A) 1, 2, 3.
B) 2, 1, 3.
C) 3, 2, 1.
D) 2, 3, 1.
 
3. (ESPCEX 2015) No estudo sobre demografia, são utilizados vários instrumentos, teóricos e práticos, que possibilitam aos organismos internacionais a obtenção de subsídios para elaboração de políticas econômicas e sociais. A curva de crescimento demográfico é um exemplo. A partir desta, é possível obter informações acerca do estágio da transição demográfica em que se encontram determinadas sociedades, isto é, torna-se possível conhecer a dinâmica de suas taxas de natalidade e de mortalidade ao longo do tempo. A partir da análise da curva de crescimento da população mundial, pode-se afirmar que:
I – a humanidade, como um todo, percorre o último estágio da transição demográfica, considerando- se apenas as taxas médias de crescimento da população mundial.
II - as taxas de natalidade apresentam nítido declínio, enquanto as taxas de mortalidade praticamente se estabilizam; contudo, na Europa, as taxas de mortalidade tendem a crescer um pouco.
III - a quase totalidade dos países em desenvolvimento já exibe taxas de crescimento vegetativo iguais às dos países desenvolvidos.
IV - a África ainda apresenta as taxas de natalidade mais elevadas do planeta, enquanto a Ásia já alcançou a média mundial de crescimento vegetativo.
V - o Oriente Médio, assim como a Ásia e a América Latina, apresenta dinâmica de crescimento populacional que avança para o último estágio da transição demográfica.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
A) I, III e IV
B) II, III e V
C) II, IV e V
D) I, II e IV
E) I, III e V
 
4. (ITAME 2019) As modificações ocorridas na composição da população mundial é denominada:
A) Modelo determinístico
B) Modelo catalítico
C) Capacidade de transição de carga
D) Transição demográfica
 
5. (ESPCEX  2012) Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica.
A) Alta taxa de fecundidade e de mortalidade.
B) Alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade.
C) Alta taxa de fecundidade e baixa taxa de mortalidade.
D) Baixa taxa de fecundidade e alta taxa de mortalidade.
E) Baixa taxa de natalidade e de mortalidade.
 
6. (FUNTEF-PR 2017) Para explicar o ritmo de crescimento e envelhecimento da população, foi criado em 1920 o Modelo de Transição Demográfica, que classifica o comportamento demográfico em quatro fases. Considerando o exposto, assinale a alternativa que contém a principal razão que influencia nos índices demográficos de uma nação.
A) Desenvolvimento econômico.
B) Inseminação artificial em massa.
C) Controle governamental.
D) Epidemias e escassez de recursos.
 
7. (UPENET/IAUPE) Algo nem sempre reconhecido, mas com efeitos possivelmente benéficos para toda a sociedade brasileira refere-se àquilo que alguns denominam janela de oportunidades, enquanto outros chamam de "bônus demográfico", ou "dividendo demográfico". Esses termos são corolários da transição demográfica.
(Extraído de RIGOTTI, J.R R. Transição demográfica. Educ. Real. vol. 37. nº. 2 Porto Alegre: mai/ago., 2012).
Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
A) A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes.
B) Quando um país ou região se apresenta com a taxa de mortalidade da população superando a densidade demográfica, diz-se que se encontra na transição demográfica.
C) Durante a transição demográfica que ocorre num país, configura-se uma situação de Pleno Emprego na economia.
D) As rápidas mudanças na estrutura etária da população não têm implicações no crescimento econômico, sobretudo em países que se encontram em desenvolvimento.
E) O Brasil mergulhou na fase de Transição Demográfica, e isso acarretou objetivamente as frequentes crises recessivas na economia do país.
 
8. (AMEOSC 2021) O conceito de ____________________ procura compreender a relação na oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais e por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade. A alternativa que preenche a lacuna é:
A) Taxa de natalidade.
B) Taxa de mortalidade.
C) Transição demográfica.
D) Recuperação demográfica.


GABARITO
1: A
2: D
3: D
4: D
5: E
6: A
7: A
8: C

Quais os principais elementos utilizados no estudo da Demografia *?

Os principais dados e conceitos demográficos são:.
População: indivíduos que habitam um determinado território..
Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos..
Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil..
Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem..

Como é realizado o estudo da Demografia?

A demografia é uma ciência que, a partir da análise de dados e informações diversas, estuda as dinâmicas da população. A origem da demografia está atrelada à preocupação de especialistas em entender o comportamento da população mundial. A população é o número de indivíduos que ocupa um determinado espaço.

O que é Demografia e exemplos?

Demografia é a ciência responsável pelo estudo das populações humanas fazendo uso de análises estatísticas e conceitos que auxiliam na compreensão da evolução desses grupos. A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas.

Qual a utilidade dos estudos dos dados e índices pela Demografia?

Os institutos de estatística e demografia, como é o caso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são fundamentais para balizar as políticas do governo brasileiro, realocando recursos e investindo em determinadas áreas de acordo com os relatórios e estudos oriundos desse órgão.