No excel 2010, uma fórmula também pode conter um ou todos os seguintes elementos:

Grátis

78 pág.

No excel 2010, uma fórmula também pode conter um ou todos os seguintes elementos:

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 4

ou pressione a tecla F2.
· Observe que o cursor ficará piscando no final do conteúdo da célula.
· Você ainda pode clicar na Barra de fórmulas.
Alterando a largura das colunas
Você lembra que, na planilha da pasta Aula_Pratica, algumas células da coluna B estavam com a visualização do conteúdo indisponível parcialmente? Para resolver esse problema, há duas formas de alterar a largura da coluna:
Alterando a Altura da Linha
A exemplo do que ocorre com colunas, também é possível alterar a altura da linha com o auxílio do mouse e pelo comando Formatar no grupo Células. Saiba como:
Inserindo Elementos
Clique nas guias da animação abaixo e veja como inserir alguns elementos:
Excluindo Elementos
Clique nas guias da animação abaixo e veja como excluir alguns elementos:
Módulo 04 – Formatando Células
Introdução
Alterando Fonte,Cor e Tamanho do Caractere ou Número
Utilizaremos o grupo Fontes para trabalhar com caracteres e números. Para poder fazer as alterações desejadas, é necessário que a célula esteja selecionada como mostra a animação abaixo:
Alterando o Alinhamento da Célula
Veremos agora, na animação abaixo, detalhes do grupo Alinhamento, guia Página Inicial:
Formatação de Valores Numéricos 
O excel possui opções específicas para formatação de valores numéricos. Para acessá-las, utilizaremos os comandos do grupo Número, na guia Página Inicial. Ao clicar em Geral será aberto um menu com estilos de formatação para valores numéricos. Clique nos itens destacados para visualizar mais informações:,
Inserindo Bordas
Copiando uma Formatação
Assim que a formatação de uma célula estiver adequada, ela poderá ser copiada para outras de uma maneira muito simples. Nos exemplos anteriores, mudamos a fonte, o tamanho e a cor apenas dos títulos das colunas.
Replicando Formatação
Agora, copiaremos essa formatação para os demais títulos. Para isso, execute o procedimento a seguir:
Movendo Células, Colunas ou Linhas
Você pode mover qualquer área selecionada de sua planilha, realizando uma operação de recortar e colar: recorte o conteúdo para excluí-lo do local atual e, em seguida, cole-o no novo local. 
Um atalho para recortar é CTRL+X e para colar é CTRL+V. Quando você começar a editar as planilhas com frequência, verá como esse atalho é rápido e conveniente.
Copiando Células, Colunas ou Linhas
Os procedimentos para copiar conteúdos selecionados são praticamente os mesmos de recortar. A diferença é que o conteúdo será mantido na posição original. Para isso, faça o seguinte:
Um atalho para copiar é CTRL+C e para colar é CTRL+V.
Utilizando Estilos Rápidos
Criando um novo estilo rápido
Alinhamento, Fonte, Bordas e Preenchimento
As guias apresentadas abaixo mostram comandos já vistos anteriormente. No exemplo a seguir, trabalharemos com as guias Alinhamento, Fonte, Bordas e Preenchimento. 
Mesclando e modificando estilos rápidos
O Excel permite utilizar, na pasta de trabalho atual, estilos rápidos criados em outra pasta de trabalho. Em nosso exemplo, utilizaremos o estilo criado no item anterior.
Localizando e Substituindo dados
Localizando Conteúdos
O nosso primeiro exemplo consiste em localizar as ocorrências de acordo com a cidade de destino da planilha TblPedidos, localizada na pasta de trabalho Localizar_Conteudo. Para aplicar este exemplo, execute o procedimento a seguir:
Para cancelar uma pesquisa em andamento, pressione ESC.
Localizando conteúdos em todas as planilhas
É possível definir se o Excel deverá procurar o dado na planilha ativa ou na pasta de trabalho. Para localizar o conteúdo em todas as planilhas da pasta de trabalho, abra a caixa Localizar e Substituir, clique no botão Opções e serão exibidas as seguintes opções:
Acessando conteúdos pesquisados
Para ter acesso às demais informações de um dos conteúdos pesquisados, basta clicar sobre ele, que o Excel posicionará o cursor automaticamente sobre a célula localizada.
Localizando e substituindo conteúdos
É possível substituir um conteúdo por outro automaticamente. Por exemplo, é possível substituir 100 por 1000, Pessoa Física por Pessoa Jurídica etc. Na pasta de trabalho Localizar_Conteudo, selecione a planilha TblClientes e faça o seguinte:
Para substituir todas as ocorrências de uma vez, clique em Substituir tudo.
Assim que as substituições forem executadas, o Excel informa a quantidade de dados modificados.
Caso o conteúdo seja texto, digite o texto de substituição exatamente como ele deverá ficar. Por exemplo: PESSOA JURÍDICA, pessoa jurídica ou Pessoa Jurídica.
Ir para um ponto Específico
Você pode usar o comando Ir para a fim de localizar e selecionar rapidamente todas as células que contêm tipos de dados específicos (como fórmulas) ou somente células que atendam a critérios específicos (como a última célula da planilha que contém dados ou formatação). Para executar nosso próximo exemplo, faça o seguinte:
As demais opções desse grupo serão vistas no curso de Excel Intermediário.
Módulo 05 - Fórmulas, funções e filtragem de dados 
Introdução 
O que são fórmulas?
Fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores em uma planilha. As fórmulas são inseridas em uma célula e devem iniciar-se com o sinal de igual (=). Podem conter um ou todos os seguintes elementos:
Os operadores especificam o tipo de cálculo que pode ser efetuado com os elementos de uma fórmula. Há uma ordem padrão segundo a qual os cálculos ocorrem, mas você pode mudar essa ordem, utilizando parênteses.
Operadores
Veja na animação abaixo, mais informações sobre os diferentes tipos de Operadores:
Utilizando fórmulas
Não se esqueça de adequar a formatação de acordo com a da planilha.
Copiando Fórmulas
Utilizando Funções
Sintaxe
Todas as funções têm uma sintaxe a ser obedecida, ou seja, a forma como devem ser digitadas ou inseridas:
 
Função Soma
Você pode observar uma caixa de opções que lhe permitirá, além de copiar células, copiar apenas a formatação (sem valores) ou copiar a fórmula sem a formatação da célula original, como já descrito anteriormente.
Você pode acessar o comando AutoSoma através do atalho ALT+=.
Função Média
É utilizada para obter a média aritmética de uma região de células selecionadas. Para utilizar esta função na pasta de trabalho Aula_Pratica, faça o seguinte:
As demais funções disponíveis no botão AutoSoma, seguem o mesmo padrão de execução.
Utilizando funções mais específicas
Imagine que você queira descobrir quanto pagaria mensalmente por uma hipoteca de R$ 220.000, durante 20 anos, com taxa de juros anual de 5%. Para saber se o Excel pode fazer esse cálculo, faça o seguinte: 
Classificando Dados
Classificar dados em ordem crescente ou decrescente é fácil. Basta você saber por qual dado deseja fazer a classificação. Para exemplificar, utilizaremos a pasta de trabalho Classifica_Filtra. Clique no link abaixo, faça download dela e realize os passos apresentados a seguir: 
Classificando dados por mais de um nível 
E se, além de classificar os dados por PaísDeDestino, você também precisasse classificá-los por CidadeDeDestino? Como conseguir esse resultado? Para isso, faça o seguinte:
Lembre-se de verificar a planilha antes e depois para conferir as modificações.
Caixa de diálogo Classificar
As opções disponíveis na janela Classificar são as seguintes:
Não há limites para o estabelecimento de critérios de classificação.
Filtrando Dados 
Quando se trabalha com planilhas pequenas, pode ser fácil visualizar os dados. Mas imagine uma planilha com 17.000 produtos. Visualizar todos os itens que custem menos que R$ 15,00 ou todos que tenham estoque entre 10 e 20 unidades etc. pode tornar-se muito difícil.
Lembre-se de verificar a planilha antes e depois para conferir as modificações.
Módulo 06 - Utilizando gráficos
Introdução
Tipos de Gráfico
Veja, na animação abaixo, quais os tipos de gráficos disponíveis no Excel 2010 e suas características:

Quais são os elementos de uma fórmula no Excel?

Os elementos de uma fórmula do Excel Uma fórmula também pode conter um ou todos dos seguintes elementos: funções, referências, operadores e constantes.

Quais são as 5 principais fórmulas do Excel?

Excel Fórmulas: Quais São as 5 Fórmulas Mais Poderosas do Excel?.
Fórmula SOMASE..
Fórmulas DATAM..
Fórmula DIATRABALHOTOTAL..
Fórmula MÉDIA..
Fórmula SE..
Fórmula CONT.SE..
Fórmula PROCV..

O que são as fórmulas e por quais itens Elas são formadas Excel?

fórmula pode conter números, endereços de células e funções do Excel. Uma fórmula é uma equação que analisa dados em uma planilha. As fórmulas efetuam operações, como adição, multiplicação e comparação em valores da planilha, além disso, podem combinar valores.