Show
“Quem estava certo, o júri ou o público ?” As preferidas do público eram “Dia de Rosas“, com Maysa, e “O Cavaleiro“, com Tuca. As vaias começaram antes da divulgação do resultado. O comentário geral era de que o clima das músicas era muito triste. O resultado foi :
Quando o primeiro lugar foi anunciado para “Saveiros“, explodiu uma estrondosa vaia. Tão forte que, por muitos anos, ficou marcada como a primeira grande vaia da era dos festivais. Quarenta anos depois, Nelson Motta, letrista de “Saveiros”, analisa que “a vaia nem era muito pra Nana, nem pra nós especificamente. Era pro resultado. Eu vivi uma experiência muito interessante. Quando você tiver no palco de um ginásio com metade do público vaiando e metade
aplaudindo, eu não sei por que, mas você só ouve as vaias. Então foi uma lição de vida. Aprendi que a vitória pode trazer um efeito colateral”. Agora ouçam “O Cavaleiro”, na interpretação de Tuca: Com a vitória na parte nacional, “Saveiros” representou o Brasil na fase internacional. A vencedora foi a alemã “Frag den Wind” (Helmut Zacharias/Carl J. Schauber), com Inge Bruek. A preferida do público era a francesa “L’Amour Toujours L’Amour” (Daniel Faure), com Guy Mardel, que ficou em terceiro. O segundo lugar ficou com “Saveiros“. E então, qual a sua opinião ? Assinem nosso Blog. Letras das Músicas:
Fontes:
OS FESTIVAIS INTERNACIONAIS DA CANÇÃO (1966-1972): DE ATRAÇÃO TURÍSTISCA À VITRINE DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRAResumoRealizados na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1966 e 1972, os Festivais Internacionais da Canção (FIC) consistiam em um concurso de músicas nacionais e internacionais com o objetivo de apresentar novos artistas, músicas, compositores, conjuntos musicais, estilos e ritmos, que acabavam por alimentar a indústria cultural que se consolidava no período, assim como, o cenário da Música Popular Brasileira que estava em ascensão. Este artigo tem por intento fazer uma breve análise da fase nacional das sete edições do Festival, analisando-o não apenas sob a ótica de um atrativo turístico da “cidade maravilhosa”, mas como um evento vitrine, ao servir como local de teste para o lançamento de novos produtos da indústria fonográfica brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Indústria Cultural. Música Popular Brasileira. Festival Internacional da Canção. THE FESTIVAIS INTERNACIONAIS DA CANÇÃO (1966-1972): OF TOURIST ATTACTION TO THE WINDOW OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRY ABSTRACT Performed in the city of Rio de Janeiro between 1966 and 1972, the Festival Internacional da Canção was a competition of national and international songs, whose strategy is to released new artists, musics, composers and bands group, genres, styles and rhythms, fueling the cultural industry, that was consolidated in a period of the success of brazilian popular music. Therefore, this article porpose a shot analysis of the brazilian phase of the seven editions of the Festival Internacional da Canção, not as a tourist attraction of the “cidade maravilhosa” – idea for which the concept was conceived, but as an event and test for the released of new product of the brazilian music industry. KEY WORDS: Cultural Industry, brazilian popular music, Festival Internacional da Canção. Texto completo:Apontamentos
Direitos autorais 2018 Thiago Rafael de Souza, Juliane Roberta Santos Moreira, Tayná Gruber
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. ISSN: 2357-8556 INDEXADORES: Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Quem foram os vencedores do Festival Internacional da Canção Popular em 1972?Fase Internacional - Vencedoras. Quem foi o vencedor do Festival Internacional da Canção Popular?O Resultado foi o seguinte: 1º Lugar: "Saveiros" (Dori Caymmi e Nelson Motta), com Nana Caymmi. 2º Lugar: "O Cavaleiro" (Tuca e Geraldo Vandré), com Tuca. 3º Lugar: "Dia das rosas" (Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo), com Maysa.
Quem foram os vencedores do Festival Internacional da Canção Popular 2012?O primeiro lugar ficou com BR-3, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, defendida por Tony Tornado, Trio Ternura e Quarteto Osmar Milito. O segundo, com O Amor É o Meu País, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, cantada pelo próprio Ivan Lins.
Quem foram os vencedores do Festival Internacional da Canção Popular de 1971?O festival era realizado desde 1966 no Maracanãzinho e transmitido pela Rede Globo e dava o prêmio Galo de Ouro ao vencedor. Naquele ano, ganhou Kyrie, de Paulinho Soares e Marcelo Silva, cantado pelo Trio Ternura.
|