O que acontece com a densidade do ar aquecido no interior de um balão de ar quente?

 

Voar sempre foi objeto de fascínio para a humanidade, e nessa busca, os balões tem um importante papel. Em 4 de junho de 1783, com os irmãos franceses, Joseph e Etienne Montgolfier, houve o primeiro voo tripulado em um balão, que alcançou cerca de 2000 metros de altura. Hoje, o balonismo é uma prática esportiva bastante difundida no mundo todo, com balões modernos que utilização o ar quente para subir ao céu. Mas como isso é possível?

Mais uma vez a física tem a explicação!

Para desvendar esse mistério temos que conhecer uma grandeza física chamada DENSIDADE. A densidade de uma substância corresponde a forma que sua massa se organiza no espaço. Quanto mais próximas estão as moléculas de uma substância, maior é sua densidade. Mas o que isso tem a ver com o fato de um balão conseguir subir?

Quando o ar dentro de um balão é aquecido, suas moléculas tendem a aumentar sua energia de “agitação” e como consequência se afastam umas das outras. Logo a densidade dessa massa de ar diminui, tornando-a mais leve que a massa de ar fora do balão, e, como consequência, a força PESO do balão fica menor. Essa diminuição da densidade do ar no interior do balão, proporciona um desequilíbrio entre a força PESO e a força EMPUXO.

 A força empuxo age na vertical para cima sobre qualquer corpo imerso em um fluido, como é o caso do ar. Essa força depende diretamente da densidade do fluido, da aceleração da gravidade no local e do volume de fluido deslocado pelo corpo. Já a força peso age na vertical para baixo e depende diretamente da densidade do corpo (no caso do balão do ar em seu interior), da aceleração da gravidade no local e do volume do corpo.

Como o ar aquecido no interior do balão tem menor densidade que o ar fora do balão, a força empuxo será maior que a força peso, proporcionando uma resultante vertical para cima, responsável por fazer o balão subir. Percebam que ao tripulante do balão resta apenas regular esse movimento de subida e descida através de variações da temperatura do ar dentro do balão e como consequência sua densidade.

Acesse o estudo interativo- Densidade

Você tem mais algum mistério desse tipo?

Esta pergunta foi respondida pela equipe do serviço Professor Web.

Mande sua pergunta para o Fale Conosco e confira aqui e no Twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.

Índice:

  1. Como o balão fica suspenso no ar?
  2. Como um balão de ar quente pode se manter suspenso no ar?
  3. O que significa sobe balão?
  4. Qual a característica do balão de borracha?
  5. Qual o material que é feito o balão?
  6. O que acontece com a densidade do ar aquecido no interior de um balão?
  7. O que os balões de ar quente e os balões de gás têm em comum?
  8. Como fazer o balão subir?

Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.

Como um balão de ar quente pode se manter suspenso no ar?

o ar é aquecido dentro do balão, porque o ar aquecido ocupa mais espaço que o ar frio, logo ele um mesmo volume de ar quente é mais leve que o mesmo volume de ar frio então ele sobe.

O que significa sobe balão?

Mentira, balela, conversa fiada.

Qual a característica do balão de borracha?

Um balão é composto por cerca de 60% de borracha natural (que é extraída da árvore) e 40% de substâncias químicas que são adicionadas até alcançar um determinado nível de elasticidade e de resistência do material. Também contam com corantes que garantem as cores vivas e chamativas que vemos nas festas.

Qual o material que é feito o balão?

Os balões podem ser feitos de látex ou nylon e geralmente flutuam porque são recheados de hélio.

O que acontece com a densidade do ar aquecido no interior de um balão?

Quando o ar no interior de um balão é aquecido, sua densidade diminui, sendo que a pressão e o volume permanecem constantes. Com isso, o balão é acelerado para cima à medida que seu peso fica menor que o empuxo.

O que os balões de ar quente e os balões de gás têm em comum?

O balão de ar quente é o mais velho veículo aéreo da história da humanidade. ... Assim como qualquer aeronave, os balões de ar quente não podem voar para além da atmosfera. Diferentes dos balões a gás, o envelope não tem que ficar selado em baixo.

Como fazer o balão subir?

Como fazer 2- Ponha o vinagre no balão; 3 – Coloque a ponta aberta do balão na boca da garrafa; 4- Levante o balão até o vinagre cair na garrafa; 5- O líquido vai borbulhar e o dióxido de carbono em forma gasosa enche o balão.

Leia também

  • Quem foi que disse que o tempo cura tudo?
  • Em qual residencial mora Rodrigo Faro?
  • Porque a água acelera o metabolismo?
  • Quando hidratar a pele?
  • Qual o poder espiritual da sálvia?
  • Qual a melhor Galeria Lafayette?
  • Como os touros morrem nas touradas?
  • Quais são os tipos de exposições e defina cada uma delas?
  • Qual é a função da Delegacia Regional do Trabalho?
  • Quais cursos têm no Instituto Gourmet?

Tópicos populares

  • Que dia a One Direction acabou?
  • Que ilhas conhecer na Tailândia?
  • Quantas milhas preciso para ir para Cancún?
  • Como funciona brechó?
  • Como fazer uma festinha para amigos?
  • Quem é o cantor do Sambô?
  • Qual o valor da condução em SP 2020?
  • Qual o tamanho de mesa de sinuca de bar?
  • Quais são os países que mais influenciam a cultura no mundo?
  • Quais os maiores medalhistas do Brasil?

O que acontece com a densidade do ar aquecido no interior de um balão?

Quando o ar no interior de um balão é aquecido, sua densidade diminui, sendo que a pressão e o volume permanecem constantes. Com isso, o balão é acelerado para cima à medida que seu peso fica menor que o empuxo.

O que acontece com a densidade do ar quando aquecido?

Quando o ar é aquecido, o espaçamento entre moléculas aumenta e a densidade diminui, acarretando queda de pressão, pois para volumes iguais o ar quente é mais leve que o ar frio.

O que existe no interior de um balão de ar quente?

A dilatação do ar é o princípio físico que explica o voo de um balão e o mesmo levanta voo do seguinte modo: no interior de um balão o ar é aquecido por meio de uma chama que sai de um bico de gás.

Como funcionam os balões de ar quente?

O maçarico aquece o ar do envelope, que se expande e fica menos denso que o ar de fora do balão. A decolagem ocorre quando esse ar supera em cerca de 60ºC a temperatura externa. É como se o balão de ar quente (menos denso) boiasse no ar frio (mais denso), do mesmo modo que um navio flutua na água.