O que causa a tireoide

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula dividida em duas partes que se situa no pescoço, logo abaixo do chamado “pomo de adão” e possui cerca de 15 a 25 gramas em pessoas adultas. Por produzir os hormônios T3 e T4, a tireoide é capaz de interferir no funcionamento de muitos órgãos, como o coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, os hormônios produzidos pela glândula atuam de forma direta no ciclo menstrual das mulheres, e é capaz de alterar a menstruação. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, não existe uma idade ou condição específica para o surgimento dos problemas na tireoide. Ou seja, qualquer uma das condições dessa glândula pode acontecer em qualquer idade ou etapa da vida, dependendo de outros fatores, como a genética. No entanto, é importante saber que a maioria dos problemas na tireoide são de fácil detecção e tratamento, feito com a ajuda do médico endocrinologista. Por isso, é ideal que todas as pessoas realizem consultas de rotina com esse médico, para garantir que a tireoide esteja saudável. Assim, saiba tudo sobre a consulta com o endocrinologista.

O que causa a tireoide

Qual a função da tireoide?

De uma forma geral, a tireoide atua no corpo através da produção de hormônios que regulam diversas funções de nosso corpo. Assim, são esses os hormônios responsáveis pelo crescimento das crianças, bem como a manutenção da saúde e funcionamento de diversos órgãos, como o coração e o fígado. Além disso, os hormônios da tireoide estão ligados à memória, sono, peso, humor, fertilidade e ciclo menstrual feminino. Ou seja, regulam todas essas funções humanas e faz com que estejam em equilíbrio. Para entender um pouco mais sobre a importância da tireoide, assista o vídeo a seguir:

Hipertireoidismo

Como a tireoide atua em nosso corpo através dos hormônios T3 e T4, é importante que eles sejam produzidos de maneira correta. Ou seja, existe uma quantidade ideal que nosso corpo precisa e suporta de cada um deles. Assim, quando existe uma mudança nessa produção, existe um problema na glândula. Nesse sentido, quando a glândula passa a produzir hormônios em excesso, temos o chamado hipertireoidismo. 

Com a grande produção de hormônios, começa a acontecer um grande esforço em nosso corpo, que começa a trabalhar demais. Ou seja, o coração bate mais rápido, o intestino solta, as atividades cerebrais ficam intensas, prejudicando o sono, entre outros. Todo esse trabalho em excesso começa a exigir um esforço que deixa o corpo exausto. Os principais sintomas do hipertireoidismo são:

  • Nervosismo, irritação e ansiedade;
  • Mãos trêmulas;
  • Perda de apetite;
  • Queda de cabelo;
  • Fraqueza nos músculos;
  • Alteração na menstruação;
  • Perda abrupta de peso;
  • Inchaço na região do pescoço.

Quando a pessoa desconfia que pode estar com essa condição, deve procurar o endocrinologista de forma rápida. Assim, o médico vai realizar um exame clínico de toque na glândula e pedir ultrassom e o exame de sangue para ver se houve excesso na produção dos hormônios. Se a pessoa realmente estiver com essa condição, vai iniciar o tratamento com remédios que podem durar até o final da vida.

O que causa a tireoide

Hipotireoidismo

Por outro lado, quando a glândula tireoide começa a produzir pouca quantidade dos hormônios, ocorre o chamado “hipotireoidismo”. Dessa forma, o corpo recebe menos quantidade de hormônio do que necessita e por isso a atividade do corpo começa a ficar lenta. Ou seja, os batimentos do coração diminuem, os rins trabalham devagar, os níveis de colesterol aumentam devido ao baixo metabolismo do corpo. Toda essa lentidão no corpo humano faz com que a pessoa com essa condição tenha a sensação de cansaço durante o dia e a noite, experimentando sonolência e dificuldade em se manter acordado. Confira os principais sintomas do hipotireoidismo:

  • Depressão;
  • Intestino preso;
  • Menstruação irregular;
  • Sonolência durante o dia;
  • Ganho de peso e aumento dos níveis de colesterol;
  • Pele seca;
  • Diminuição da memória.

Assim como no caso de hipertireoidismo, a pessoa deve procurar o médico quando desconfia estar com essa condição. Dessa forma, o médico vai realizar o exame clínico e pedir exames complementares como o de sangue e o ultrassom. Assim, se a pessoa estiver com essa condição, vai iniciar o tratamento com remédios e adoção de práticas como exercícios físicos e melhora da alimentação. Conheça um pouco mais sobre essa doença no vídeo abaixo.

Tireoidite

Ao contrário das condições anteriores, a tireoidite não está ligada à diminuição ou aumento da produção dos hormônios da glândula. Assim, essa condição é uma doença autoimune que faz com que os anticorpos do nosso corpo ataquem as células da glândula tireóide. Ou seja, esse ataque prejudica a produção dos hormônios e acaba gerando a sua queda, e traz para a pessoa também os efeitos do hipotireoidismo. Assim, os principais sintomas dessa condição são:

  • Fraqueza nos músculos;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Perda de cálcio nos ossos;
  • Irritação e insônia. 

Essa doença não possui tratamento, mas é importante consultar um endocrinologista para tratar a perda de hormônio. Ou seja, a pessoa convive com essa condição, realizando tratamento para os efeitos dessa queda, sem resolver o ataque à glândula. 

O que causa a tireoide

Verdades e mitos

Os problemas na tireoide são genéticos. VERDADE

No entanto, existem outros fatores que contribuem para aparecer problemas nessa glândula. Por exemplo: alimentação pobre em iodo e localização da pessoa.

Crianças não têm problemas na tireoide. FALSO

Muitas crianças que possuem problemas na tireoide têm dificuldade na fase de crescimento e em concentração.

Problemas na tireoide podem afetar a gravidez. VERDADEIRO

As condições nessa glândula podem fazer surgir complicações durante a gravidez. Além disso, essas condições podem provocar os chamados abortos espontâneos.

Os remédios para tireoide são para o resto da vida. DEPENDE

Em muitos casos a pessoa vai precisar tomar remédios pelo resto da vida. No entanto, é preciso consultar um médico para entender mais sobre a sua situação.

O que causa a tireoide

Ter sono o dia todo pode indicar problema na tireoide. VERDADE

Inclusive, esse é um dos principais sintomas do hipotireoidismo, que ocorre quando há baixa produção dos hormônios na glândula.

Todo nódulo na tireoide é câncer. FALSO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 60% da população vai ter um nódulo na tireoide, sendo que a maioria é benigno. No entanto, é muito importante estar em dia com as consultas com o endocrinologista.

Mulheres têm mais chances de ter problema na tireóide. VERDADE

Estudos recentes indicam que os grupos que mais possuem problemas nessa região são as mulheres e os idosos. 

O que causa a tireoide

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um endocrinologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.

Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

O que pode causar uma tireoide?

O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.

Quais são os alimentos que prejudicam a tireoide?

Evite alimentos que prejudicam a tireoide.
Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ... .
Açúcar e farináceos. ... .
Óleos vegetais comuns e gordura trans. ... .
Alimentos industrializados..

Qual é o sintoma de uma tireoide?

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

O que é bom para acabar com a tireoide?

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide.
Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ... .
Castanha-do-pará ... .
Peixes e algas marinhas. ... .
Abacate e sementes de chia e linhaça. ... .
Leite e derivados..