O que é intemperismo químico exemplos?

O que é intemperismo químico exemplos?

O que é intemperismo?

O que é intemperismo químico exemplos?

Na geomorfologia e na geologia, os conceitos que resultam na transformação dos materiais da superfície da Terra, como rochas e solos, são fundamentais para entendermos a dinâmica da natureza nesse sentido.

E um dos termos mais importantes é o intemperismo. Quer saber o que é e quais são os tipos de intemperismo? Então continue por aqui para descobrir!

Também chamado de meteorização, o intemperismo corresponde à alteração físico-química de rochas e minerais. É o processo mais importante na formação do solo e, consequentemente, na modelação do relevo.

Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.

É importante não confundir esse conceito com o conceito de erosão, uma vez que o segundo é responsável pelo desgaste do solo, que nada mais é do que as rochas intemperizadas.

O que é intemperismo físico?

intemperismo físico corresponde ao conjunto de ações e processos de degradação das rochas sem que ocorra alteração química do material. Resulta, portanto, na desagregação da rocha em fragmentos cada vez menores. O ventoé um dos principais agentes do intemperismo físico.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O que é intemperismo químico?

Já o intemperismo químico diz respeito à quebra estrutural dos minerais que compõem as rochas. Dessa forma, o material fica sujeito ao processo de decomposição. A ação da água é uma das principais causas do intemperismo químico.

O que é intemperismo biológico?

Por sua vez, o intemperismo biológico é uma variação dos processos químicos, tendo como principais agentes os seres vivos, como bactérias, animais e plantas. De maneira geral, corresponde a um tipo de intemperismo químico, apenas resultando em um processo diferenciado.

Excrementosdecomposição e ação de raízes de árvores são alguns exemplos de agentes de intemperismo biológico.

Curtiu nosso post? Entendeu agora como funciona o intemperismo? Então não se esqueça de conferir nosso plano de estudos para se preparar bem para o Enem e arrasar na prova de Ciências da Terra!

O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra

O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra. A rocha alterada e o solo, que são os produtos desse processo, também estão sujeitos à erosão, transporte e sedimentação, que acabam levando à denudação continental (termo geológico que indica a remoção da superfície de uma região por efeito erosivo), com consequente aplainamento do relevo.

Os principais agentes de intempéries são a água, o vento, o gelo e a gravidade. De modo geral, existem três tipos de intemperismo: físico, químico e biológico

Intemperismo físico

O intemperismo físico consiste na quebra mecânica das rochas, que se despedaçam em fragmentos um pouco menores ou até em pequenos grãos, chamados de sedimentos. 

Esse processo – conhecido como desagregação – acontece porque os diferentes materiais que compõem as rochas possuem coeficientes de dilatação distintos, ou seja, cada um reage ao calor e ao frio de um modo. Em regiões frias, por exemplo, a água congelada tende a alterar as suas características e a aumentar a sua massa. Assim, as águas que antes haviam se infiltrado nas formações rochosas realizam uma enorme pressão interna, fragmentando-as. 

Intemperismo químico

O intemperismo químico acontece quando existe alteração da composição dos minerais que formam as rochas.

A partir dos processos de movimentação e transformação do relevo, muitas rochas encontram novos ambientes, com condições de temperatura e pressão diferentes dos locais onde elas surgiram, fazendo com que seus minerais fiquem instáveis. Para se tornarem mais estáveis, eles alteram suas formas químicas.

Intemperismo biológico

O intemperismo biológico consiste na quebra ou na dissolução das rochas realizadas por seres vivos, como pequenos insetos e micro-organismos. 

Fatores que influenciam a ocorrência do intemperismo

O intemperismo pode ser influenciado por fatores bióticos e abióticos. Os fatores bióticos consistem nas comunidades vivas de um ecossistema, como plantas, animais e micro-organismos. Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente. Entre eles, estão:

  • Substâncias inorgânicas;
  • Compostos orgânicos;
  • Regime climático;
  • Temperatura;
  • Luz;
  • pH;
  • Oxigênio e outros gases;
  • Umidade;
  • Solo.

Erosão

“Erosão” é um termo utilizado para descrever a remoção de materiais por agentes naturais em movimento na superfície terrestre. Esses materiais podem ser naturais ou construídos pelo ser humano. A água corrente, o gelo e o vento são alguns exemplos de agentes erosivos. Vale ressaltar que a erosão é um dos processos responsáveis por esculpir o relevo e modificar continuamente a superfície terrestre.

Apesar de ser um processo natural, a erosão vem sendo intensificada pela ação humana e uso inadequado dos solos. As principais consequências desse fenômeno são lixiviação, assoreamento, deslizamento de terra e desertificação, processos que causam graves prejuízos para diversos ecossistemas

São exemplos de intemperismo químico?

Um exemplo de intemperismo químico é a transformação de alguns tipos de minerais em argila ou também a perfuração de rochas pela água, como na imagem a seguir. Já o intemperismo biológico consiste na quebra ou dissolução das rochas realizadas por seres vivos, geralmente pequenos insetos ou micro-organismos.

O que é um intemperismo químico?

O que é intemperismo químico? Já o intemperismo químico diz respeito à quebra estrutural dos minerais que compõem as rochas. Dessa forma, o material fica sujeito ao processo de decomposição. A ação da água é uma das principais causas do intemperismo químico.

Onde ocorre o intemperismo químico?

c) Pode ocorrer o chamado intemperismo químico, ocorre principalmente em regiões tropicais, pela oferta de água, e sua principal ação é alteração na composição das rochas.

Quais os tipos de intemperismo exemplos?

O intemperismo físico envolve a desintegração das rochas e o intemperismo químico remete à decomposição das rochas. Já o intemperismo biológico está ligado à atuação dos seres vivos, como plantas e animais, na transformação dos corpos rochosos.