O que é o equinócio é o solstício?

Ouça este artigo:

Em virtude do movimento da Terra no percurso de sua órbita, um observador terrestre vê, durante o ano, o Sol se deslocar ao longo de uma linha no céu que perpassa todas as constelações zodiacais. Tal linha denomina-se eclíptica, e nada mais representa que o plano orbital do nosso planeta em interseção com a esfera celeste. Uma interseção similar a essa, desta vez entre a esfera celeste e o plano que divide o planeta ao meio, resulta em outra linha imaginária no céu, denominada equador celeste, que não é paralela à eclíptica. O não paralelismo de tais linhas denota que o plano orbital da Terra não coincide com o plano que a divide ao meio, de modo que nosso planeta se move em torno do Sol com seu eixo de rotação inclinado em relação à órbita – uma obliquidade representada por um ângulo de 23,5° entre a eclíptica e o equador celeste.

A inclinação do eixo de rotação da Terra faz com que a incidência dos raios solares sobre os hemisférios sul e norte não seja homogeneamente distribuída no curso de uma translação. Sendo fixa a orientação do eixo de rotação, a porção da superfície terrestre mais voltada para o Sol vai gradativamente se alternando entre os hemisférios conforme o planeta percorre sua órbita. Ora a região austral da superfície está sujeita a uma maior insolação, ora a região setentrional.

Em que pese o caráter gradativo da alternância, existem quatro posições orbitais do planeta marcantes para a transição. Em dois pontos da órbita, os raios solares incidem igualmente sobre ambos os hemisférios, enquanto há outros dois em que cada hemisfério, respectivamente, atinge a máxima insolação. São eles os chamados solstícios e equinócios, eventos astronômicos que delimitam as estações do ano.

O que é o equinócio é o solstício?

Ilustração dos Solstícios e Equinócios no Hemisfério Sul. Ilustração: SCI Jinks/JPL/NASA .

O solstício (do latim solstitium, “parada do Sol”) se caracteriza pela máxima incidência de raios solares sobre um determinado hemisfério – onde é chamado de solstício de verão – e, consequentemente, pela mínima incidência sobre o outro – onde é denominado solstício de inverno. Por volta do dia 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul e o solstício de inverno no norte. Nesse dia, devido à obliquidade do eixo de rotação da Terra, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de capricórnio, paralelo situado a 23,5° ao sul do equador terrestre. A insolação no hemisfério sul é máxima e o dia tem a maior duração do ano. Seis meses depois, por volta do dia 21 de junho, a situação se inverte: os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de câncer, a 23,5° ao norte do equador, e o hemisfério sul passa pelo solstício de inverno, data em que ocorre a noite mais longa do ano.

A meio caminho entre dois solstícios, a Terra atinge um ponto de sua órbita em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do equador, distribuindo-se igualmente entre os hemisférios. Ocorre então um equinócio, palavra do termo latino aequinoctium, “noite igual”, em alusão à igualdade de duração dos períodos diurno e noturno em todo o globo. Os equinócios ocorrem por volta do dia 23 de março, equinócio de outono no hemisfério sul e equinócio de primavera no hemisfério norte, e por volta do dia 23 de setembro, equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte.

Referências:

KEPLER, S. O.; SARAIVA, M. F. O. Astronomia & Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 43-46.

MILONE, A. C. et al. Introdução à Astronomia e Astrofísica. São José dos Campos: INPE, 2003. p. 29-32.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/solsticio-e-equinocio/

Por que as estações do ano são diferentes nos hemisférios? O que são e como acontecem o solstício e equinócio?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o posicionamento exato do Sol em relação à Terra, e que inicia as estações do ano nos hemisférios. 

Sendo assim, solstício e equinócio são fenômenos que ocorrem todos os anos, sempre nos mesmos dias, e são produzidos basicamente pela junção de dois fatores: a translação e a inclinação do eixo de rotação da Terra.

No entanto, por que e como o solstício e equinócio acontecem? E o que ocorre para além disso?

O que é o equinócio é o solstício?

Vimos que solstício e Equinócio são eventos astronômicos que marcam o início das estações do ano no planeta Terra.

Portanto, esses fenômenos são possíveis pela combinação de dois fatores: a inclinação do eixo da Terra e o movimento de Translação, que é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol.

O que é o equinócio é o solstício?

Juntos, eles promovem ao longo do ano uma variação da incidência dos raios solares recebidos pelo nosso planeta, marcando períodos cíclicos de padrões climáticos que são chamados de estações do ano.

Embora solstício e equinócio acontecem duas vezes ao ano, cada um, mas as estações ocorrem em momentos diferentes nos hemisférios.

Solstício: marca o início do Inverno e do Verão.
Equinócio: marca início da Primavera e do Outono.

  • O que é o equinócio é o solstício?

Solstício e equinócio e as estações do ano

Marcado pelo solstício, o verão no Hemisfério Norte começa em junho, enquanto que no Hemisfério Sul é em dezembro. Os solstícios também marcam o início do inverno, que começa no Hemisfério Sul em junho, e no Hemisfério Norte em dezembro.

O mesmo vale para os equinócios: a primavera começa em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul. Já o outono tem início em setembro no Hemisfério Norte e em março no Hemisfério Sul, também marcado pelos equinócios.

Dessa forma, as estações do ano são diferentes nos hemisférios por causa da quantia de incidência dos raios solares no planeta Terra e, também, pela inclinação do eixo do planeta, que fará com que haja mais luz em algumas regiões do que em outras, não somente, fará com que um hemisfério esteja mais aquecido do que o outro.

  • O que é o equinócio é o solstício?
    Ilustração: Aphelleon / Shutterstock.com

Qual a diferença entre solstício e equinócio

O que é o solstício

O solstício é o evento astronômico que marca o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à Linha do Equador, fazendo com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares, e o outro, menos.

O hemisfério que estiver recebendo uma maior quantidade de luz solar estará iniciando seu solstício de verão, e o que que estiver recebendo menos estará dando vez ao solstício de inverno.

No solstício de verão o dia tem a iluminação máxima, portanto, são mais longos que as noites. No solstício de inverno os dias têm a iluminação mínima, portanto, as noites têm a máxima duração, ficando mais longas.

Solstício de verão no Hemisfério Norte: o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.

Solstício de verão no Hemisfério Sul: o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

O que é o equinócio é o solstício?

O que é o Equinócio

Durante os equinócios recebemos a primavera e o outono, que são estações de transição.

Desse modo, durante esta fase dos equinócios nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol.

Assim, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, atingindo os dois hemisférios com a mesma intensidade, fazendo com que as noites e os dias tenham a mesma duração.

E é isso, chegamos ao fim!

Desvendados os mistérios do solstício e equinócio: tudo acontece por causa da incidência dos raios solares na Terra e pela inclinação do eixo do planeta. E, assim, ocorrem as estações do ano com diferenças nos hemisférios, e que organizam o clima no mundo.

O que é o equinócio é o solstício?

  • O que é o equinócio é o solstício?

UAU! Se você chegou até o final do texto, então é porque tem interesse em aprender MAIS! Por isso, nós do Aulática temos um presente pra você: clique para fazer download do check-list “matéria em dia”.

Assista nossas aulas gratuitas, pratique com os nossos simulados e faça download dos nossos materiais gratuitos!

Porque aprender muda tudo! O Aulática Educação oferece o melhor ensino de cursinho pré-vestibular online para todo Brasil. Aqui você tem garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta!

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

O que e o solstício e o equinócio?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano. Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

Qual e a diferença entre o equinócio e solstício quando eles ocorrem?

Embora solstício e equinócio acontecem duas vezes ao ano, cada um, mas as estações ocorrem em momentos diferentes nos hemisférios. Solstício: marca o início do Inverno e do Verão. Equinócio: marca início da Primavera e do Outono.

O que e que e equinócio?

O que é equinócio? Equinócios acontecem duas vezes por ano quando o dia e a noite têm a mesma duração. O fenômeno acontece com todos os planetas do Sistema Solar. Equinócios ocorrem quando o sol está diretamente sobre a linha do equador.

Quais são os equinócios?

Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera.