O que fazer quando o chocolate não quer derreter no banho maria?

O que fazer quando o chocolate não quer derreter no banho maria?
Baixe em PDF

Baixe em PDF

O chocolate branco é um pouco mais difícil de derreter do que o chocolate ao leite ou o chocolate amargo porque tem um ponto de cozimento menor. Como resultado, ele queima rápido e o chocolate branco que queima pode ser difícil, senão impossível, de salvar. Recomenda-se derreter o chocolate branco em banho-maria, mas em último caso, um micro-ondas também pode ser usado. Eis como fazer das duas formas.

  1. O que fazer quando o chocolate não quer derreter no banho maria?

    1

    Corte o chocolate branco em pequenos pedaços.[1] Use uma faca de cozinha afiada para cortar o chocolate em pedaços iguais, de aproximadamente 6,35 mm a 1,27 cm de tamanho.

    • Você também pode usar as suas mãos para quebrar o chocolate em pedaços ou usar um ralador para ralá-lo.
    • Isto é necessário apenas se você estiver usando barras de chocolate branco ou pedaços de chocolate branco. Se estiver usando lascas de chocolate branco, pode derretê-las do jeito que estão sem precisar quebrá-las em pedaços menores.

  2. 2

    Ferva água em uma panela para banho-maria. Preencha a metade de baixo da panela com cerca de 2,5 cm de água.[2] Aqueça a água em fogo médio-alto até que ela comece a ferver.

    • Note que o método da panela de banho-maria é o melhor método para derreter o chocolate branco. O chocolate branco tem um ponto de fusão muito baixo de cerca de 44 °C. Este método garante a você um melhor nível de controle de temperatura, então ele geralmente é o de maior sucesso.
    • Deve haver bastante espaço entre a superfície da água e o fundo da parte de cima da panela. A água não deve entrar em contato com a parte superior da panela, mesmo depois de começar a ferver.
    • Teste o nível da água colocando a parte de cima da panela no lugar depois que a água começar a ferver. Remove a parte de cima depois de 30 segundos para verificar a umidade. Se a água tiver molhado o fundo, reduza o nível de água na parte de baixo e tente de novo.
    • Se você não tem uma panela para banho-maria, tente criar algo similar com uma simples frigideira e recipiente de metal. Escolha uma frigideira de pequena a média e um recipiente raso que caiba na frigideira ajustadamente. Se possível, escolha um recipiente com uma borda que encaixe bem com as laterais da frigideira. Uma panela maior que a outra deve funcionar. Idealmente, a panela deve boiar um pouco sobre a água, mas não tem problema se isso não acontecer.[3]

  3. 3

    Aqueça o chocolate branco acima da água. Abaixe o fogo. Adicione o chocolate branco na panela em banho-maria. Mexa o chocolate branco até que ele derreta.

    • Remova o chocolate branco do fogo depois que a maioria dele tiver derretido, mas com alguns pedacinhos disponíveis aqui e ali. O chocolate continuará a derreter depois de ser removido do fogo enquanto você continuar a mexer. Tirá-lo do fogo antes de tudo estar derretido impede o chocolate de queimar.
    • Quando o chocolate branco queima, ele fica empelotado e granulado. Você não vai conseguir restaurá-lo a um estado utilizável se isso acontecer.
    • Se você não conseguir derreter os pedaços que sobraram depois de tirá-lo do fogo, simplesmente coloque a parte de cima da panela de banho-maria de volta e aqueça o chocolate por 30 segundos ou mais.
    • Não deixe que nenhum líquido caia no chocolate branco enquanto ele derrete. O líquido vai fazer com que o chocolate fique empelotado. Se possível, você deve até mesmo evitar que o vapor da parte de baixo da panela atinja o chocolate branco. Mantenha a colher utilizada seca durante o processo. Colheres de metal são melhores do que colheres de madeira ou plástico, já que elas têm menos probabilidade de reter a umidade.[4]
    • Não cubra a panela de banho maria enquanto o chocolate derrete, já que a condensação vai se amontoar na tampa. As gotas da água condensada na tampa vão estragar o chocolate se caírem nele.
    • Se realmente quiser adicionar um ingrediente líquido ao chocolate branco, como um extrato ou corante alimentício, é melhor fazê-lo antes de começar a derreter. Isso irá permitir que a temperatura do líquido e do chocolate permaneçam iguais, minimizando o risco de deixar o chocolate empelotado.

  4. 4

    Emulsifique novamente o chocolate branco, se preciso. Se o chocolate branco ficar empelotado, tente salvá-lo acrescentando uma pequena quantidade de manteiga ou gordura vegetal a ele.

    • Remova o chocolate branco do fogo antes de tentar salvá-lo.
    • Adicione a manteiga ou gordura vegetal ao chocolate branco empelotado 1 colher de chá por vez para evitar colocar demais. Você provavelmente vai acabar precisando de cerca de 1 colher de chá a cada 200 g de chocolate branco.
    • Você também pode usar óleo vegetal sem sabor, leite morno ou creme de leite morno. Só adicione líquidos após aquecê-los à temperatura do chocolate. Adicionar líquidos frios só piorará as coisas.
    • Use o chocolate branco emulsificado novamente juntamente com outros ingredientes para fazer molhos, merengues e polmes. É difícil utilizar o chocolate branco sozinho para cobrir doces ou criar decorações, já que a textura e o brilho serão diferentes. Você pode usá-lo sozinho para fazer decorações sobre biscoitos.

    Publicidade

  1. 1

    Corte o chocolate branco em pequenos pedaços. Use uma faca de cozinha afiada para cortar o chocolate em pedaços iguais de até 1 cm.

    • Você pode pular este passo se estiver usando chocolate em gotas. As gotas geralmente já são pequenas o suficiente para serem derretidas sem precisar cortá-las ainda mais.
    • Para pedaços maiores, você pode quebrá-los em partes menores usando sua mão ou ralá-los usando um ralador.

  2. 2

    Ajuste a potência do seu micro-ondas. Em vez de colocar o chocolate branco para esquentar na potência máxima do micro-ondas, reduza a potência para uma potência média ou 50%.[5]

    • Reduzir a potência do microondas assegura que o chocolate não vá aquecer demais muito rápido. Deixar o micro-ondas em sua potência máxima fará com que o delicado chocolate branco superaqueça muito rapidamente, resultando em uma gororoba granulada e empelotada.
    • Note que derreter o chocolate branco em micro-ondas não é a opção recomendada. É mais difícil monitorar a temperatura do chocolate branco no micro-ondas do que em uma panela para banho-maria. O chocolate branco queima a cerca de 44 ºC e é fácil queimá-lo no micro-ondas se você não prestar atenção cuidadosamente.

  3. O que fazer quando o chocolate não quer derreter no banho maria?

    3

    Aqueça o chocolate branco no micro-ondas por 30 segundos,[6] Aqueça o chocolate branco por 30 segundos em uma tigela que possa ir para o micro-ondas e mexa.

    • O chocolate branco irá continuar derretendo com seu próprio calor quando estiver sendo mexido.
    • Não cubra a tigela, já que isso pode causar condensação. A água condensada pode acabar com o chocolate se pingar nele.
    • Mesmo que não pareça derretido, você deve verificar a temperatura do chocolate branco antes de continuar a aquecê-lo no microondas. O chocolate irá manter a sua forma se não for mexido; portanto, olhar para ele não vai indicar se a temperatura está boa.
    • De forma geral, o chocolate branco não deve ficar mais quente do que a parte interna do seu lábio inferior. Se você quiser medir a temperatura do chocolate, toque nele com as mãos limpas e compare a temperatura do doce com a do seu lábio inferior.

  4. 4

    Continue com intervalos de 30 segundos conforme necessário. Se o chocolate branco ainda não derreter depois de mexê-lo por um minuto ou mais, você pode continuar aquecendo ele no micro-ondas em intervalos de 30 segundos com 50% da potência do aparelho.[7]

    • Mexa o chocolate branco entre os intervalos para dar a ele a chance de derreter fora do micro-ondas.
    • Isso costuma ser necessário para pedaços maiores de chocolate, mas não para pequenas quantidades.
    • Por segurança, você pode até mesmo aquecer o chocolate branco em intervalos de 15 segundos em vez de 30.

  5. 5

    Recupere o chocolate, se preciso.[8] O chocolate branco que estiver empelotado e granulado pode ser salvo com um pouco de manteiga ou gordura vegetal.

    • Adicione cerca de 1 colher de sopa (15 ml) de margarina, manteiga ou gordura vegetal a cada 200 g de chocolate branco. Por segurança, adicione 1 colher de chá (5 ml) por vez e mexa entre cada adição.
    • Leite morno, creme de leite morno ou óleo vegetal sem sabor também podem ser usados para emulsificar novamente o chocolate branco em vez da manteiga ou da gordura vegetal. O ideal é que esses produtos estejam na mesma temperatura do chocolate branco se tiver de acrescentá-los.
    • Mesmo que você consiga salvar o chocolate branco empelotado, seus usos serão limitados. O chocolate branco salvo é frequentemente usado para decorar doces ou como ingrediente em polmes, merengues e molhos.

    Publicidade

Materiais Necessários

  • Panela para banho-maria ou frigideira e tigela de metal;
  • Colher de metal;
  • Tigela que possa ser colocada no micro-ondas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 205 727 vezes.

O que fazer quando a barra de chocolate não quer derreter no banho maria?

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

Por que o chocolate não está derretendo?

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Quanto tempo leva para derreter chocolate no banho maria?

Aqueça água numa panela, sem deixar ferver. Ponha o refratário e deixe por cinco minutos. Mexa de leve com uma colher de pau de uso só para doces. Preste atenção na água da panela para não ferver nem respingar no chocolate.