O que forma a história registra o final da Confederação dos Tamoios?

Confederação dos Tamoios é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do Brasil entre Bertioga e Cabo Frio, envolvendo, também, tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, contra os colonizadores portugueses, entre 1554 e 1567, na época colonial.

Quando os europeus vieram ao Brasil, eles buscavam formas de conquistar a aliança e garantir a confiança dos povos originários. Uma das formas de criar laços e se infiltrar nas aldeias para garantir a mão de obra era através do casamento ou cunhadismo, pela qual um homem, ao se casar com uma mulher de uma determinada tribo, passava a ser membro dessa mesma tribo.

Assim, João Ramalho, amigo do governador da Capitania de São Vicente, Brás Cubas, se casou com uma filha da tribo dos Guaianases na intenção de escravizar o povo indígena para extrair o pau brasil. Foi através dessa aliança/casamento que os portugueses comandaram um ataque contra os tupinambás para escravizá-los. Acabando por capturar o chefe da tribo Caiçuru que acabou morrendo por maus-tratos.

Seu filho chamado Aimberê assumiu o comando de sua tribo, declarando, em seguida, guerra aos portugueses e aos guaianases. Aimberê se reuniu com os chefes de outras tribos, a fim de fortalecer a batalha. Assim, foi formado a Confederação dos Tamoios ou a Confederação dos Tamuya, cujo significado é “o mais antigo”.

Nessa mesma época, os franceses de Villegaignon estavam chegando ao Rio de Janeiro para colonizar e, para conseguir combater os portugueses, se uniram aos Tamoios oferecendo armas. Mas houve uma grande doença pandêmica que matou inclusive o chefe da Confederação, Cunhambebe, e enfraqueceu a revolta. Aimberê, que havia se tornado chefe com a morte de Cunhambebe, deu continuidade ao conflito e conseguiu mais uma aliança com o líder Tibiriçá. Mas este acabou se mostrando fiel aos portugueses e dizimou boa parte da tribo dos guaianases. Foi somente em 1567, quando Estácio de Sá chegou, que pôs fim ao conflito com a expulsão dos franceses e dos tamoios.

  • Início
  • Memória

"O último Tamoio", óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo (1883) - Acervo: Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro

Este conflito envolveu portugueses, franceses e as tribos tupinambá, guaianazes, aimorés e temiminós. De um lado, tribos tupinambás reunidas sob o nome “Tamoyos” e seus aliados franceses, que chegaram ao Rio em 1555 e, de outro, portugueses aliados aos temiminós.

As lutas e conflitos se estenderam por mais de uma década até que, com a chegada de reforços com o capitão-mor Estácio de Sá, teve início a expulsão dos franceses e a dizimação dos seus aliados tamoios.

Números da Revolta

Aproximadamente 10 anos de duração.

Outras designações

Guerra dos Tamoios

Grupos sociais

Lideranças

  • Oficial Militar Gosset Se posiciona como rebelde

Ações de protesto não-violentas

  • Não informadas

Ações de protesto violentas

  • Batalhas e combates
  • Expulsão de adversários

Repressão

Bibliografia Básica

BELCHIOR, Elysio. Estácio de Sá e a fundação do Rio de Janeiro. História (São Paulo), vol. 27, n. 1, 2008.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz; SZTUTMAN, Renato. Notícias de uma certa Confederação Tamoio. Mana, vol.16, n. 2, Rio de Janeiro, 2010.

Compartilhe

Como foi a Guerra dos Tamoios?

Confederação dos Tamoios ou Guerra de Tamoios é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígenaTupinambá, que ocupava o litoral do Brasilentre Bertioga e Cabo Frio, envolvendo, também, tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, contra os colonizadores portugueses, entre 1556 e 1567, embora tenha-se notícia ...

Como a história registra o final da Confederação dos Tamoios?

A história registra o final da Confederação dos Tamoios com uma derrota dos nativos organizados contra a colonização (e seus patronos franceses, que tinham interesse em enfraquecer o domínio português no território) e uma vitória retumbante dos portugueses e seu aliados nativos, considerados "bons selvagens", contra os ...

Quando ocorreu E o que foi a Confederação dos Tamoios Brainly?

A Confederação dos Tamoios é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral brasileiro entre Bertioga e Cabo Frio, envolvendo, também, tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, contra os colonizadores portugueses, entre 1556 e 1567, embora tenha-se notícia de incidentes ...

Como foi que os franceses perderam apoio da Confederação dos Tamoios?

Em 1567, a chegada de Estácio de Sá ao território do Rio de Janeiro provocou a expulsão dos franceses e dos tamoios, encerrando o conflito. Após este episódio, os portugueses chegaram a conclusão de que era praticamente impossível escravizar indígenas e decidiram importar escravos de navios negreiros africanos.

Quantas pessoas moram na Mooca?

Mooca foi um dos bairros mais importantes do século XX, quando abrigou as primeiras indústrias, atraindo muitos imigrantes. Com 7,7 km² e uma população de 63.

Quantos habitantes tem no bairro do Tatuape?

Tatuapé (distrito de São Paulo)

Tatuapé
População (66°) 75.

Quantas pessoas moram na zona sul de São Paulo?

Zona Sul de São Paulo

Sul
Área 607 km²
População 2.

Qual é o bairro mais longe do centro de SP?

Marsilac
IDH 0,701 - médio (96° último)
Subprefeitura Parelheiros
Região Administrativa Sul
Área Geográfica 6 (Sul)

Qual os bairros da Zona Sul?

Bairros da Zona Sul de SP

  • Campo Belo.
  • Campo Limpo.
  • Capão Redondo.
  • Cidade Ademar.
  • Cidade Dutra.
  • Cursino.
  • Grajaú
  • Itaim Bibi.

Quais são os bairros da zona sul de São Paulo?

A zona sul de São Paulo é uma região bem extensa com mais de 600 km². Entre os bairros mais conhecidos estão Aclimação, Alto da Boa Vista, Brooklin, Campo Belo, Chácara flora, Chácara Klabin, Interlagos, Ipiranga, Morumbi, Santo Amaro, Santa Cruz, Saúde e Vila Mariana.

Quantos bairros tem o Estado de São Paulo?

Esta categoria procura agrupar os bairros existentes nos 96 distritos da cidade de São Paulo, SP, Brasil.

Como a história registra o final da Confederação dos Tamoios?

A disputa entre esses dois grandes grupos só teve fim em 1567 com a chegada de Estácio de Sá. O militar português expulsou os franceses do Rio de Janeiro e acabou com o conflito.

Qual foi o desfecho da Confederação dos Tamoios?

O fim da confederação O fim da trégua conquistada em Iperoig (atual Ubatuba) se deu com o fortalecimento da colonização portuguesa, com os portugueses se lançando sobre as aldeias indígenas, matando e escravizando a população. Os tupinambás foram se retirando em direção à baía de Guanabara.

Qual foi a consequência da Confederação dos Tamoios?

Esse evento representou, em partes, o fim da escravidão indígena e o início da escravidão africana, que por sua vez durou cerca de 400 anos.

Qual foi o resultado da guerra dos Tamoios?

Foi somente em 1567, quando Estácio de Sá chegou, que pôs fim ao conflito com a expulsão dos franceses e dos tamoios. O Último Tamoio, pintura de Rodolfo Amoedo (1883).