O que podemos fazer para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar?

No dia 20 de junho tem início o inverno. A estação com temperaturas mais amenas em todo país —e alguns dias bem gelados em alguns pontos — é marcada também pela escassez de chuvas e baixa umidade relativa do ar no período da tarde, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Esta condição climática é caracterizada pela baixa quantidade de água em vapor na atmosfera, tornando o ar mais seco.

Os ventos calmos, a falta de chuva e a poluição favorecem a formação da bruma, em que substâncias sólidas como poeira e fumaça ficam suspensas no ar e podem causar problemas de saúde.

Relacionadas

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar para organismo humano está entre 40% e 70%. Abaixo desses valores, o tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas, aumentando as chances de incidência de infecções respiratórias —como resfriado, gripe e pneumonia — e irritações do trato respiratório —tosse, dor de garganta e sangramento nasal.

"Também há um aumento das doenças pulmonares obstrutivas como asma, bronquite e enfisema. Manter o corpo hidratado, estar vacinado e manter as medicações de uso habitual são as melhores formas de prevenir ou reduzir os efeitos do tempo seco no organismo", explica o pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Humberto Bassit Bogossian.

É normalmente no meio do dia, entre 10h e 18h, que o ar fica mais seco e com índices que podem chegar aos alarmantes 30% ou menos de umidade. Na capital paulista, por exemplo, quando este índice é constatado, a Defesa Civil declara estado de atenção. Entre 20% e 12% é decretado de atenção. Abaixo dos 12%, a condição climática é típica de desertos e o estado é de emergência.

O que podemos fazer para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar?

Pôr do sol na região do Bairro da Pompeia, zona oeste de São Paulo: clima seco e forte camada de névoa encobre a cidade

Imagem: Foto Marcelo D. Sants/FramePhoto

"Para quem pratica atividades físicas, o ideal é escolher os horários extremos. Ou seja, começo da manhã e da noite, quando a umidade do ar aumenta", explica Bogossian. O pneumologista dá ainda outras dicas para evitar danos à saúde:

  • Ingerir bastante líquidos
  • Manter ambientes limpos e arejados para evitar acúmulo de pó e transmissão de vírus, como o da gripe
  • Usar umidificadores para diminuir a secura do ar. Panos úmidos espalhados pela casa são uma opção
  • Evitar a prática de atividades físicas entre 10h e 18h
  • Evitar banhos muito quentes. Assim como as vias respiratórias, nesta época do ano, a pele fica mais ressecada. Hidratantes corporais ajudam a manter esse equilíbrio
  • Limpar olhos e nariz com soro fisiológico para evitar o ressecamento e possíveis irritações.
  • Inalação é uma boa alternativa para crianças e idosos. Pode ser feita até três vezes ao dia. E em caso de dúvida sobre como usar, consulte um médico
  • Lavar as roupas de inverno antes de usar

(Fonte: Agência Einstein)

A estação está sendo marcada pela forte estiagem na região centro-sul do Brasil, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece o nível acima de 60% de umidade como o de bem-estar para as pessoas, mas os níveis por aqui andam muito abaixo dessa escala. E as previsões não são boas: o tempo seco deve continuar em grande parte do país até o dia 25 de setembro.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Enquanto isso, a população sofre com a garganta seca, tosse, catarro, olhos sem lubrificação e dor de cabeça --apenas alguns dos sintomas do tempo seco no corpo, sem falar nas doenças respiratórias como rinite e bronquite, que são agravadas nessa época do ano. Abaixo, veja seis táticas simples para amenizar os efeitos do clima do no corpo:

O que podemos fazer para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar?

O umidificador resolve o problema de baixa umidade, mas com ressalvas

Imagem: iStock

Soro fisiológico

Essa é uma boa alternativa para respirar melhor e hidratar as mucosas. Pode usar sem medo, de três a quatro vezes por dia, para hidratar o nariz.

Umidificador

A estratégia mais utilizada para evitar o tempo seco são os umidificadores. Eles ajudam pessoas mais sensíveis a respirarem melhor. Contudo, use apenas de três a quatro horas por dia, já que o excesso de umidade pode provocar o aparecimento de mofo e bolor no ambiente. E limpe-o toda semana, para evitar colonização por bactérias e fungos.

Baldes d'água e panos úmidos

Apesar de não ter a mesma eficácia do umidificador, colocar um balde d'água no ambiente ou pendurar uma toalha úmida na janela pode ser uma solução fácil e prática para quem não deseja gastar. A vantagem é que eles podem ser deixados no quarto durante a noite toda.

Beba muita água

O ideal é ingerir cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. Nos dias secos, é muito mais fácil se desidratar pela transpiração.

Pele hidratada

Para evitar a pele seca, prefira sabonetes líquidos em óleo e não deixe de passar hidratante no corpo, que ajudam a mantê-la hidratada. E nada de banhos quentes, já que água quente resseca mais a pele. A dermatite atópica, que tem causa na pele seca e provoca vermelhidão, coceira e descamação, deve ser tratada com produtos que mantêm a cútis hidratada. O óleo ozonizado, de coco e o de copaíba são algumas opções naturais.

Evite a exposição solar

É importante evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 16h em dias de muito sol e calor.

O que a baixa umidade causa no corpo?

Com o tempo seco, o muco que cobre o sistema respiratório fica ressecado, diminuindo o mecanismo de defesa deixando o corpo mais propenso a infecções e à invasão de bactérias e vírus. Além disso, o clima ainda aumenta nossa perda de água pela respiração e transpiração. Fica mais fácil  desidratar.

Esse clima também deixa a pele e os olhos mais secos e aumenta o risco de conjuntivite e dermatites. Caso a baixa umidade persista pelo tempo de um mês, por exemplo, ocorre um aumento de uma secreção mais espessa de muco e, com isso, principalmente em crianças e idosos, há maior incidência de pneumonia, crises nas pessoas que sofrem de asma e ainda, em alguns casos, há riscos de infarto e angina para os cardiopatas, causados pelo acúmulo de poluentes na atmosfera. Além disso, há dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz e garganta; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento e maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco.

Fontes: Elnara Márcia Negri, pneumologista do Hospital Sírio-Libanês e Michele Haikal, dermatologista pela Faculdade de Medicina de Harvard.

O que fazer para amenizar a baixa umidade do ar?

Cuidados pessoais.
Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;.
Procure manter o corpo sempre bem hidratado. ... .
Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;.
Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;.

Como se cuidar para não sofrer tanto os efeitos do ar seco?

Veja a seguir 4 práticas saudáveis que ajudarão a diminuir os efeitos negativos que a baixa umidade do ar pode ter em seu corpo!.
Aumente o consumo de água. ... .
Mantenha a hidratação da pele. ... .
Cuidado com a prática de atividades físicas ao ar livre. ... .
Umidifique o ambiente..

Como se prevenir do tempo seco?

Como se prevenir nesse tempo seco.
Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;.
beba muita água durante o dia, mesmo que não sinta sede;.
não coloque as mãos na boca, nariz e olhos;.
pratique exercícios físicos antes das 10h e após as 16h para proteger-se do sol;.

O que provoca a baixa umidade do ar?

Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde. Por este motivo, é interessante saber algumas informações sobre a baixa umidade relativa do ar.