O que são estações meteorológicas que instrumentos existem nelas

O que é uma estação meteorológica?

Uma estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses instrumentos/sensores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.

Existem dois tipos de estação meteorológica, as automáticas e as convencionais.

Estações automáticas: coleta de dados totalmente automatizada. Nesse tipo de estação os sensores emitem sinais elétricos, que são captados por um sistema de telemetria, possibilitando que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados. Algumas estações, como as da Agrosmart, permitem que estes dados sejam acompanhados em tempo real a distância, mesmo de localidades extremamente remotas.

Estações convencionais: exige a presença diária de uma pessoa para coletar os dados medidos. Elas se dividem em classes de acordo com a finalidade e o número de variáveis observadas.

  • Primeira classe: são aquelas que medem todos os elementos meteorológicos.

  • Segunda classe: não realizam as medidas de pressão atmosférica, radiação solar e vento.

  • Terceira classe: medem apenas a temperatura máxima, mínima e a chuva.

Quais são os requisitos para a instalação de uma estação meteorológica?

Para obter dados precisos e representativos de uma área é importante instalar a estação meteorológica em um local adequado, para realizar isso é necessário atender algumas exigências:

  • Local plano para evitar o acúmulo de água e longe de instalações elétricas.

  • Horizontes amplos, sem barreiras que impeçam a radiação solar ou mudem as características do vento. Para isso a distância recomendada entre a estação e o obstáculo é de pelo menos 10 vezes a altura deste.

  • Distantes de cursos d’água, lagos e banhados, evitando distúrbios na medição da umidade relativa do ar.

  • Solo gramado ou com vegetação rasteira para minimizar a influência dos diferentes tipos de textura de solo.

Que sensores possui uma estação meteorológica?

Devido a sua maior praticidade, atualmente a estação meteorológica automática é a mais utilizada e é o tipo de estação que a Agrosmart trabalha. Além disso, com o serviço da Agrosmart é possível verificar pela internet os dados em tempo real. As estações automáticas possuem 4 sensores essenciais: o anemômetro, piranômetro, o termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade relativa do ar) e o pluviômetro.

Confira abaixo o que cada um faz:

O que são estações meteorológicas que instrumentos existem nelas

Representatividade espacial das estações meteorológicas

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM ou WMO) (2010). A área representativa de uma estação meteorológica por abranger um raio de até 100 kms ao seu redor. No entanto, isso ocorre apenas em situações ideais; isto é, regiões planas, sem orografia acentuada, sem grandes corpos d'água e sem diferenças significativas de vegetação. Em regiões que a orografia é bastante irregular, o raio de representatividade das estações meteorológicas cai para 10 a 25 kms (Nunes, 2004).

Além disso, nem toda variável possui a mesma representatividade espacial. Por exemplo, a precipitação é um variável discreta e portanto também é espacialmente bastante irregular.

Na Agrosmart a representatividade da estação meteorológica sugerida é de 25 kms, no entanto recomenda-se instalar pluviômetros extras quando a medida de chuva localizada for uma necessidade importante.

Quer conhecer um pouco mais sobre estações meteorológicas ou tem interesse em comprar uma?

Fale conosco através do chat no canto inferior esquerdo ou entrar em contato com nossa equipe de vendas em

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que são estações meteorológicas que instrumentos existem nelas

Técnico examina um anemômetro numa estação meteorológica.

Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrónicos) de medição e registro das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.

Instrumentos[editar | editar código-fonte]

Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição:

  • termômetro usado para medir a temperatura;
  • barômetro usado para medir a pressão atmosférica;
  • higrômetro usado para medir a umidade relativa do ar;
  • anemômetro usado para medir a velocidade do vento;
  • birutaPB ou manga de ventoPE para indicar a orientação aproximada do vento;
  • piranómetro para medir a insolação;
  • heliógrafo para medir a duração da ação do Sol;
  • pluviômetro para medir a precipitação pluviométrica.

Outros dados passíveis de obtenção são o alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até aos 1500 metros, cobertura de céu nublado, nomeadamente para fins de navegação aérea.

Tipos de estações[editar | editar código-fonte]

Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, a coleta dos dados é feita manualmente por técnicos. As segundas são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central. As estações podem ser classificadas do seguinte modo: estações Sinópticas, Climatológicas, de Meteorologia Aeronáutica, de Meteorologia Agrícola e Espaciais.[1] Para além dos equipamentos de medição atrás referidos, é comum as estações atuais estarem munidas de equipamentos de transmissões e sistemas de alimentação de energia como, por exemplo, painéis fotovoltaicos.

O que são estações meteorológicas que instrumentos existem nelas

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Estação meteorológica automática
  • Meteorologia
  • Barômetro
  • Termômetro
  • Previsão do tempo

Referências

  1. «Princípios de Meteorologia e Meio Ambiente». CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Consultado em 15 de maio de 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Brasil)
  • O que são estações meteorológicas que instrumentos existem nelas
    Portal da meteorologia

O que é estações meteorológicas que instrumentos existem nelas?

Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressão atmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc). A reunião desses instrumentos em um mesmo local, é denominada estação meteorológica.

Quais são os tipos de estações meteorológicas?

As estações meteorológicas são de dois tipos: as automáticas e as convencionais. As estações automáticas compreendem uma coleta de dados totalmente automatizada. As coletas de dados e os registros são eletrônicos não havendo a necessidade de uma pessoa para a sua anotação diária.

Quais são os instrumentos indispensáveis em uma estação meteorológica e qual cada um mede?

Piranômetro – Mede a radiação solar global. Pluviógrafo – Mede e registra a quantidade e a duração da chuva. Pluviômetro – Mede a quantidade de chuva. Psicrômetro – Permite o cálculo da umidade relativa do ar (%) a partir das medidas das temperaturas de bulbo seco e úmido.

Quais são os instrumentos que medem a pressão atmosférica?

A pressão atmosférica é medida por barômetros. Há 2 tipos básicos de barômetros: mercúrio e aneróide. O mais preciso é o barômetro de mercúrio, inventado por Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg).