Onde dormir quando fugir de casa?

Onde dormir quando fugir de casa?
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Por mais que pareça libertador e glamouroso, fugir de casa não é nada divertido: você vai dormir na rua, pelejar por comida e a vida certamente não será nada fácil. Dito isso, algumas pessoas moram em lares tão ruins que, para elas, fugir de casa ainda é uma opção melhor. Se você já pensou no assunto com calma e decidiu que isso é o que realmente quer, é preciso preparar-se para que a fuga seja bem-sucedida.

  1. Onde dormir quando fugir de casa?

    1

    Guarde algum dinheiro. O ideal é que você junte pelo menos R$ 3.000,00. Parece muito, mas sem poder contar com outras pessoas, não vai demorar até que essa quantia desapareça. Acredite: não será muito bom perceber que você não tem dinheiro nem para o café da manhã no dia seguinte à partida. Caso surja alguma situação difícil — coisa que acontece com a maioria das pessoas que fogem de casa —, o dinheiro será muito útil.

    • Por óbvio, esse passo só é obrigatório para aqueles que não têm emprego nem lugar para ficar. Se você for um dos sortudos que têm aonde ir, talvez seja possível se sustentar com uma quantia um pouco menor.

  2. Onde dormir quando fugir de casa?

    2

    Acostume-se à vida de fugitivo. Antes de ir embora de verdade, é preciso praticar algumas habilidades necessárias para se viver como um fugitivo, especialmente se você quer que sua fuga dê certo. Isso significa duas coisas:[1]

    • Você precisa aprender a encontrar comida. Uma vez fora de casa, talvez você precise comer no bandejão ou, quem sabe, até revirar o lixo. Já que pode ser difícil se acostumar com uma realidade assim, convém praticar antecipadamente. Veja outras formas de encontrar comida na seção abaixo.
    • Você precisa aprender a dormir em lugares desconfortáveis. Durante a fuga, pode ser necessário dormir em bancos de praça, atrás de arbustos, em becos, etc.. Isso significa que é improvável que você vá passar a noite sobre um lençol egípcio de 1000 fios. Felizmente, dormir em lugares desconfortáveis só é difícil para quem não está acostumado. Basta treinar com antecedência e, quando chegar a hora, você dormirá em qualquer lugar.

  3. Onde dormir quando fugir de casa?

    3

    Saia de casa com um destino em mente, se possível. Muitas vezes, as pessoas fogem sem ter aonde ir e vivem como nômades por um tempo. Por mais fascinante que esse estilo de vida pareça, saiba que ele também é muito angustiante. É melhor ter um lugar onde você saiba que pode abrigar-se até ter condições de se sustentar sozinho. Se você tivesse que sair de casa hoje, para onde iria?

    • Abrigos e albergues para jovens são um bom começo. É indesejável morar num ambiente assim indefinidamente, mas ao menos você terá moradia enquanto tenta reorganizar a vida.
    • A casa de um amigo ou familiar também é uma boa opção, mas saiba que isso pode colocá-los em conflito com os pais deles — caso eles prestem queixa do seu desaparecimento, seu anfitrião será obrigado pela lei a dizer que sabe onde você está. No entanto, se ele não desconfiar de que você fugiu de casa, você terá um teto e comida na mesa por alguns dias.

  4. Onde dormir quando fugir de casa?

    4

    Arrume suas malas com cuidado. O ideal é que você coloque sua bagagem numa mochila à prova d'água e de boa qualidade (você nunca sabe quando terá de enfrentar uma chuva). Dentro dela, coloque um bom saco de dormir, uma lanterna (com pilhas extras), uma bússola, roupas de inverno, uma faca para se defender e seus pertences mais importantes ou valiosos. Sobrando algum espaço, leve também um travesseiro. O que não couber na mochila, você terá de deixar para trás.

    • É preciso carregá-la consigo aonde quer que você vá, como um mochileiro. Isso é irritante, mas é útil e seguro. Além disso, lembre-se de que sua bagagem e o modo como você a carrega passa certa impressão para as pessoas em volta. Você prefere parecer um mochileiro, um turista ou um fugitivo?

  5. Onde dormir quando fugir de casa?

    5

    Deixe um bilhete. Parece contraintuitivo, mas esconder um bilhete em casa é um modo de deixar clara sua intenção de fugir. Sem essa informação, a polícia terá razões para crer que você foi sequestrado ou, pior, assassinado. Ambos os casos geram investigações muito mais meticulosas do que um caso de fuga, aumentando suas chances de ser encontrado.

    • Coloque o bilhete no melhor esconderijo que puder. Algum tempo após sua fuga, seus pais acionarão a polícia, que fará uma busca minuciosa na casa e encontrará o bilhete. Se o bilhete for encontrado pelos seus pais, por outro lado, eles ligarão para a polícia imediatamente, dando a você menos tempo para fugir.

  6. Onde dormir quando fugir de casa?

    6

    Escolha uma época de tempo bom. Fugir de casa no pico do inverno, em que as temperaturas chegam perto (ou até abaixo) dos 0 °C, seria uma ideia tão sagaz quanto a que Napoleão teve quando resolveu invadir a Rússia em Janeiro. Para ter mais chances de concluir seu plano com sucesso, espere o clima melhorar. Lembre-se de que você vai passar um bom tempo — do dia e da noite — desabrigado nos primeiros dias, coisa que já é bem difícil sem condições climáticas desfavoráveis.

    • Dormir numa casa quentinha nos faz esquecer o quanto a noite pode ser fria. Leve consigo roupas de baixo compridas e roupas quentes, ainda que você imagine que não vai precisar delas. É melhor prevenir do que remediar, e manter o calor corporal é uma necessidade básica.

    Publicidade

  1. Onde dormir quando fugir de casa?

    1

    Apanhe um ônibus ou trem. Quando partir (seja depois da escola ou durante a noite, enquanto seus pais estiverem dormindo), vá para a estação rodoviária ou ferroviária mais próxima. Leia o cronograma da estação e embarque no primeiro trem ou ônibus disponível. Assim que embarcar, você estará seguro. Eis algumas coisas que você deve considerar:

    • Se você planeja cruzar as fronteiras do país, faça-o nas primeiras 12 horas após a fuga. Caso seus pais registrem seu desaparecimento, você será facilmente reconhecido por um fiscal da aduana.
    • Quanto mais longe de casa você estiver, menores suas chances de ser reconhecido. Embora essa ideia pareça estranha, é mais fácil se manter anônimo num país diferente (especialmente se você mora na Europa), cujos habitantes vão imaginar que você é apenas um turista com muita bagagem.
    • Não conte sua história a outros passageiros. É improvável que algum deles vá ter pena de você — na verdade, é provável que fiquem com pena dos seus pais e avisem a polícia. Se alguém fizer muitas perguntas, invente uma história ou diga que você não está a fim de conversa.

  2. Onde dormir quando fugir de casa?

    2

    Não deixe que aparelhos eletrônicos revelem seu paradeiro. Não leve telefone celular, iPod, iPad e outros dispositivos do tipo consigo — todos eles podem ser usados para rastreá-lo. Caso seu plano dependa de algum aparelho de comunicação, reserve dinheiro para comprar um celular simples e créditos durante a viagem. Essa solução pode não ser elegante, mas é a mais segura.

    • Não atualize suas redes sociais. Escrever "Estou cansado desta vida, vou fugir de casa!" não é uma boa ideia. Além disso, jamais use suas antigas contas nas redes sociais (Facebook, Myspace, Twitter, Youtube, Gmail, etc.) após sua partida. Se você acessar esses perfis, a polícia poderá determinar sua localização.

  3. Onde dormir quando fugir de casa?

    3

    Mude sua aparência, se necessário. Com as autoridades à sua procura, vai ser mais difícil não ser reconhecido. Para não levantar suspeitas, disfarce suas características mais óbvias — a cor e o corte do cabelo, por exemplo. Faça o corte e o tingimento por conta própria (num banheiro público, de preferência) e, após acabar, limpe bem resíduos e vestígios: se a polícia tiver acesso a uma amostra do seu cabelo e confirmar sua identidade através de um exame de DNA, suas chances de ser apanhado aumentam consideravelmente.

    • Se for possível, engorde (com moderação). Pais e autoridades costumam procurar uma versão mais magra da pessoa desaparecida, uma vez que se imagina que ela vá ter dificuldades para encontrar alimento.

  4. Onde dormir quando fugir de casa?

    4

    Nunca tente entrar em contato com amigos ou conhecidos, a não ser que esteja 100% certo de que a pessoa não avisará as autoridades. A verdade é que a vida de um fugitivo é muito solitária. A tentação de ligar para um amigo vai surgir, mas se seu desejo é deixar o passado para trás, você não pode ceder a ela — apenas se tiver absoluta convicção de ele não o entregaria para a polícia.

    • Ainda assim, seja cauteloso. O amigo pode contar a alguém, que pode contar a outra pessoa, que, por sua vez, pode avisar a polícia. É muito difícil saber aonde uma fofoca pode chegar.

    Publicidade

  1. Onde dormir quando fugir de casa?

    1

    Encontre um lugar para dormir. Quando você não tiver uma cama à disposição (o que pode ocorrer na maioria das noites), os melhores lugares são arbustos, parques, bosques ou campos vazios. Em resumo: evite dormir no meio da cidade. Se você não puder sair dela, no entanto, encontre um lugar que tenha circulação de pessoas 24 horas por dia, como um terminal de ônibus ou uma estação de trem.[2]

    • Saiba que quanto maior o número de pessoas à sua volta, maior a chance de que algum policial ou transeunte preocupado queira saber por que você está dormindo na rua. Crie uma história convincente com antecedência.
    • Se você vai passar a noite num lugar vazio, ele também precisa ficar vazio ao amanhecer. Um estacionamento de igreja parece seguro num sábado à noite, mas você vai se arrepender de ter dormido ali assim que abrir os olhos no domingo de manhã.

  2. Onde dormir quando fugir de casa?

    2

    Gaste o menos que puder com comida. Alimentos são caros. Para fazer uma refeição barata, basta comprar pão e algumas fatias de queijo numa padaria. Além disso, tente providenciar refeições "grátis". Eis algumas ideias:

    • As lixeiras dos fundos dos supermercados e restaurantes são repletas de alimentos (nem sempre velhos ou estragados) que não puderam ser vendidos. Visite-as à noite, após o fechamento desses estabelecimentos, e talvez você encontre um banquete.
    • Vasculhe os arredores de bufês e centros de eventos em dias de festa. O que não for aproveitado pode ser seu!
    • Peça. Funcionários de restaurantes, cafés ou hospitais podem sensibilizar-se com a sua situação e doar sobras de comida a você. Basta pedir com educação e com um sorriso inocente no rosto.

  3. Onde dormir quando fugir de casa?

    3

    Arrume um trabalho, se for possível. Pessoas com 16 anos ou mais podem conseguir um emprego e se sustentar sozinhas. Esse é o melhor modo de garantir uma entrada constante de dinheiro — além do mais, você não tem planos de voltar para casa, não é mesmo? Com um número de telefone, um endereço e uma aparência limpa, encontrar um trabalho não será tão difícil.

    • Se você é menor de 16 anos ou não pode revelar sua identidade, procure atividades temporárias ou bicos — que geralmente envolvem algum tipo de trabalho pesado (mas isso é melhor do que nada). Para saber que vagas estão disponíveis na sua região, leia os classificados e panfletos deixados em murais públicos.

  4. Onde dormir quando fugir de casa?

    4

    Encontre uma moradia barata. Você tem basicamente quatro opções: morar com um amigo, na rua, num abrigo ou invadir um imóvel abandonado. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens (invadir propriedades é ilegal, por exemplo). Mas é importante que você ache um lar logo — o ideal é que você arrume um emprego e alugue um quarto (negociando diretamente com seus colegas de quarto, não com o dono da casa). Procure viver como nômade o mínimo possível.

    • Não roube nada das pessoas que o abrigarem, não importa a gravidade da sua situação. Isso fará de você um criminoso, dando à polícia mais razões para querer encontrá-lo.

    Publicidade

  1. Onde dormir quando fugir de casa?

    1

    Pegue carona. Talvez você tenha decidido que não pode ficar onde está no momento. Tudo bem. Se você não tiver dinheiro, ser caroneiro é uma das alternativas à sua disposição. A prática é ilegal em muitos países, mas às vezes é a única saída. Os detalhes mais importantes a se considerar são os seguintes:[3]

    • Fique num posto de gasolina próximo a uma rodovia federal ou estadual. Aborde os motoristas que parecerem acessíveis (os motoristas mais propensos a oferecer carona são os mais novos ou os idosos; evite pessoas de terno e gravata, de meia idade ou que pareçam loucas). Se não houver um posto de gasolina nas redondezas, fique no acostamento de uma estrada de baixo limite de velocidade ou na via de acesso para uma rodovia. E fique num lugar que dê aos motoristas tempo para estacionar o carro após avistar você.
    • Quando um motorista parar, seja simpático, alegre e não demonstre desconforto com a situação. Então, comece a avaliá-lo: você teria coragem de ficar sozinho com ele? Confie em seus instintos — se eles disserem não, recuse a carona; se disserem sim, entre no carro, coloque a mochila no banco de trás e deixe as mãos nos joelhos, onde o condutor possa vê-las (para mostrar que você não é uma ameaça).

  2. Onde dormir quando fugir de casa?

    2

    Embarque clandestinamente num trem. Você precisa viajar de graça, mas tem medo ser caroneiro? Seja passageiro clandestino de um trem. Se locomover assim causa certa tensão, mas é muito eficiente. Eis o que você precisa fazer:[4]

    • Vá até a estação ferroviária local e faça uma cópia do cronograma. Encontre os horários dos trens que passam pela cidade a que você quer chegar. Quando o primeiro deles estacionar na plataforma, infiltre-se num vagão do meio da composição quando nenhum vigia estiver olhando. Sente-se como se você já estivesse no trem antes desta parada, sempre prestando atenção se há algum bilheteiro perto de você — sempre que vir algum se aproximando, vá ao banheiro. Caso ele bata à porta, atenda-o prontamente, mas finja estar contrariado pela intromissão. Sua outra opção é passar a viagem toda circulando pelos vagões do trem, sem se sentar.

  3. Onde dormir quando fugir de casa?

    3

    Previna-se contra roubos. O mundo não é muito amigável, especialmente para alguém desabrigado e que tem de lidar com outros moradores de rua. Se você for indiscreto e parecer medroso, será um alvo fácil de criminosos e provavelmente acabará perdendo seu dinheiro e seus pertences. Tome algumas precauções:[5]

    • Mantenha uma postura confiante aonde quer que vá. Demonstrar apreensão é um convite para pessoas interessadas em se aproveitar dos outros. Para se defender, providencie uma faca (essa dica não é muito animadora, mas é importante).
    • Use uma mochila com um compartimento secreto, se possível. No caso de um assalto, pode ser que os criminosos não se lembrem de olhar o forro da sua bolsa (no qual você guardar um objeto pequeno e plano, como um notebook).
    • Aventureiros precisam de roupas de baixo especiais, com bolsos. É improvável que um ladrão vá revistar sua roupa íntima. Sendo assim, guardar o dinheiro nela lhe dá um pouco mais de segurança.

  4. Onde dormir quando fugir de casa?

    4

    Conheça sua situação perante a lei. Nos Estados Unidos, por exemplo, menores de 18 anos são legalmente proibidos de fugir de casa em nove estados: Georgia, Idaho, Kentucky, Nebraska, Carolina do Sul, Texas, Utah, Virginia Ocidental e Wyoming.[6] Caso você seja apanhado ou volte para casa, terá de encarar a penalidade prevista para essa violação. A questão varia de um país para outro, porém, até nos países em que a fuga não é ilegal, menores de idade são encaminhados de volta para casa logo que encontrados (ainda que não queiram voltar). Se você pensa em abandonar seu lar, saiba o que pode lhe acontecer caso seu plano dê errado.

    • Se você fugir de casa várias vezes, terá a guarda reivindicada pelo Estado, que o classificará como menor abandonado e o abrigará num orfanato (ou em outro lar provisório), onde você aguardará uma decisão da Vara de Família. Por causa dessa possibilidade, evite a todo custo ser apanhado pelas autoridades.
    • Caso seja pego pela polícia num país estrangeiro, não use a sua língua materna. Numa situação assim, é importante ser bilíngue (mesmo que seu segundo idioma não seja falado no país para o qual você fugiu). Para que a polícia não descubra seu país de origem, não deixe que ela saiba qual é sua língua nativa.

  5. Onde dormir quando fugir de casa?

    5

    Ligue para um serviço de amparo a menores abandonados. Se você estiver numa situação ruim, não hesite em pedir ajuda. As instituições podem encaminhá-lo para um abrigo ou providenciar uma passagem (de ônibus ou de trem) de volta para a cidade dos seus pais. Muitas oferecem atendimento psicológico e possuem voluntários dispostos a ouvir seu problema.

    • Nos Estados Unidos, ligue para 1-800-RUNAWAY. Na Inglaterra, ligue para a associação Childline, que presta um serviço parecido, no número 0800-1111. Para entrar em contato com a Covenant House, um abrigo para menores fugitivos com sede em Los Angeles e filiais em vários países da América do Norte e da América Central, ligue para o número +1 (323) 461-3131. Habitantes do Brasil e de Portugal devem procurar as secretarias de assistência social.[7]

    Publicidade

Dicas

  • Crie um novo nome e faça novos amigos para combater a sensação de isolamento.
  • Após completar 18 anos, encontre um modo de avisar seus pais que você está vivo e bem, uma vez que as buscas por você vão continuar até que você dê um sinal de vida.
  • Caso queira fugir do país, vá para um lugar seguro. Se você é uma garota de 15 anos, fugir para Ciudad Juarez não é uma decisão sábia. Além disso, aprenda a falar o idioma do país de destino antecipadamente.

Publicidade

Avisos

  • As estatísticas de jovens fugitivos não são muito animadoras: nos Estados Unidos, cerca de 30% dos menores que fogem de casa tentam cometer suicídio; 63% têm ou tiveram depressão; a maioria esmagadora tem problemas na escola (se é que frequenta alguma) ou é viciada em álcool ou drogas (às vezes, ambos). Metade das mulheres sem lar fica grávida. Em face de tudo isso, fugir de casa é apenas recomendável como um último recurso.

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 120 vezes.