Onde fica a moleira do bebê

Os bebês são seres frágeis e delicados. A cabeça deles, por exemplo, continua em formação até os 18 meses de vida, mais ou menos. No alto da cabeça do bebê, há uma região mais flexível, chamada de moleira ou fontanela.

Para tirar todas as suas dúvidas, conversamos com uma pediatra, que explica tudo sobre essa parte tão sensível do bebê, confira:

O que é a moleira do bebê

De acordo com a pediatra Patrícia Cruz de Carvalho (CRM: 520105306-0), a moleira é o nome popular da fontanela anterior. Ao passar a mão no alto da cabeça do bebê, pode-se sentir uma região em um formato de losango, mais macia e flexível, que é a “moleira”. Existe também a fontanela posterior, mas, geralmente, não é percebida pelos cuidadores por ser muito pequena.

Por isso, se você é mamãe e estranhou essa região na cabeça do seu bebê, fique tranquila! É um fenômeno normal, que apenas exige alguns cuidados.

4 dúvidas frequentes sobre a moleira

Onde fica a moleira do bebê

iStock

A dra. Patrícia também tirou as dúvidas mais comuns às mamães a limpo para a gente. Dê uma olhada!

Relacionadas

Quando ela fecha? O fechamento da fontanela anterior é muito variável. Normalmente, ocorre entre o oitavo e o décimo mês de vida do bebê.

Quando está normal? Consideramos a fontanela normal quando passamos os dedos sobre a região e ela está flexível. A “moleira” é resistente o suficiente ao toque gentil do adulto. Não precisam ter medo de tocá-la. Inclusive, é importante que se saiba diferenciar o normal do alterado, para que possamos intervir sempre precocemente.

Moleira alta ou moleira afundada, quando se preocupar? Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

Moleira pulsando é normal? É normal sentir a pulsação por meio da moleira. O ritmo das batidas do coração é refletido nela.

Caso tenha mais questões para averiguar, não hesite em consultar o pediatra do seu bebê sempre que precisar. Ele é o seu maior parceiro nos momentos de dúvidas.

Cuidados com a moleira

Onde fica a moleira do bebê

iStock

Que a moleira é uma região sensível, nós já sabemos. Agora, que cuidados devem ser tomados em relação a ela? Explicamos aqui:

  • Consultas frequentes ao pediatra: vá ao pediatra todos meses, religiosamente. O desenvolvimento do bebê deve ser acompanhado, e nenhuma alteração deve passar batida.
  • Medir o perímetro encefálico do bebê: é necessário que faça essa medição em todas as consultas ao pediatra ao longo do primeiro ano de vida, de modo a acompanhar o desenvolvimento infantil.
  • Apalpar a moleira: outro procedimento que deve ser feito em todas as consultas ao pediatra. Faz parte do exame de rotina do bebê.

Leia, também, sobre a febre em bebês e obtenha novas dicas para os cuidados do seu pequeno.

Onde fica a moleira do bebê

Juliana Verli

Carioca, 28 anos, casada. Administradora especialista em Recursos Humanos que, como boa Administradora, descobriu na produção de conteúdo web uma forma "de tudo um pouco" de trabalhar.

Ver mais conteúdos de Juliana Verli

Preparamos um conteúdo com os principais cuidados com a moleira do bebê!

A moleira do bebê é a região mais delicada, principalmente nos primeiros meses de vida dos pequenos. Isso porque a área ainda está em formação e, assim como as demais partes do corpo, é preciso tempo — e muito cuidado —  para seu desenvolvimento. 

Pensando na preocupação que as mamães e papais têm sobre o tema em questão, a Tip Top preparou um conteúdo explicando os principais cuidados que se deve ter com a moleira do bebê. Continue no artigo e boa leitura! 💙

Onde fica a moleira do bebê?

Onde fica a moleira do bebê

Localizada no topo da cabeça do bebê, a fontanela anterior é o nome científico do que hoje conhecemos e chamamos de moleira. Existe também a fontanela posterior — especificamente atrás da cabeça — essa, diferente da fontanela anterior, é pouco conhecida, uma vez que se fecha com menos de 3 meses de vida. 

Já a moleira do bebê leva aproximadamente 7 a 19 meses para fechar e é considerada uma região sensível porque é mais mole e flexível do que o restante da cabeça. Além disso, é possível ver e sentir a pulsação nessa área, o que é absolutamente normal.   

O que é a moleira do bebê?

Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada. 

No entanto, existem dois motivos que justificam a moleira do bebê, são eles:

  • Facilita a passagem do bebê na hora do parto da mãe;
  • Permite o crescimento e desenvolvimento do cérebro para suas funções cognitivas.  

Fique atento à moleira do bebê!

Além dos cuidados que precisa ter para não pressionar a moleira do bebê, é importante também estar atenta a alguns sinais. Por exemplo, a moleira alta indica aumento na pressão craniana do bebê e isso acontece por conta de um quadro de infecção. Quando ocorrer, consulte o médico pediatra do seu filho imediatamente! 

Agora, a moleira funda significa que o bebê está desidratado e precisa de água, isso acontece principalmente em dias quentes. Então, se você observou que o seu filho não está fazendo tanto xixi e que a moleira está funda, o ideal é hidratá-lo com água e evitar sair em dias de muito calor. 

Dicas de como cuidar da moleira do bebê!

Onde fica a moleira do bebê

Para que a fontanela anterior se desenvolva da melhor maneira possível, é extremamente importante seguir uma rotina de cuidados com a moleira do bebê. Confira algumas dicas que separamos para você:

1 – Na hora do banho evite pressionar ou esfregar a região com muita força. Lembre-se: a área é muito sensível;

2 – No caso das meninas, evite colocar enfeites de cabelo, principalmente as faixas. O acessório tende a gerar uma pressão e desconforto na área; 

3 – Por último, mas não menos importante, leve seu filho ao pediatra periodicamente para observar o fechamento da moleira e medir o perímetro cefálico. 

Vale lembrar que é normal criar uma casquinha na região da moleira e, quando isso acontece, é importante limpar suavemente com um algodão e óleo de bebê. Caso seja necessário, deixe o algodão com óleo até que a casquinha fique mole e fácil de limpar. 

Compartilhe suas dicas de cuidado com a moleira do bebê!

Esperamos que as dicas de cuidados com a moleira do bebê tenham ajudado você nesse primeiro momento! É importante lembrar também que a visita com pediatra é essencial para que a fontanela anterior feche adequadamente. Além disso, caso ocorra qualquer anormalidade na região, consulte imediatamente o médico! 

Fontes: CordVida, Dicas de Mulher, Nutricia e Tua Saúde 

Como saber se a moleira do meu bebê está normal?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

O que acontece se a criança bater a moleira?

Se a batida em cima da moleira for leve e por objetos não pontiagudos, geralmente não tem problema. Os com ponta que são o problema. Outra coisa é que é necessário lavar bem a cabeça da criança para não ter infecções de pele”, explicou o médico.

Onde está localizada a moleira do bebê?

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Quando se fecha a moleira do bebê?

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.