Onde se passa a história a galinha dos ovos de ouro?

Você provavelmente conhece a fábula da galinha dos ovos de ouro, caso não conheça ou mesmo não se recorde, vou fazer um breve resumo:

Um homem tinha uma galinha que botava um ovo de ouro diariamente, ao confirmar que realmente se tratava de ouro, começou a colher e cuidar dos ovos. Com passar do tempo, ficou cada vez mais rico, a riqueza trouxe consigo outros sentimentos como a ganância e a impaciência. Cansado de esperar pelo ovo diário da galinha, decidiu matá-la porque acreditava que dessa forma conseguiria todos os ovos de uma única vez, mas ao abrir a galinha viu que não havia ovos, o homem acabara de matar a sua fonte de riqueza.

Ao ler essa fábula acredito que, provavelmente temos, a mensagem do quanto à ganância pode ser destrutiva, exatamente, o ocorrido com a galinha. Entretanto, essa fábula é uma forma lúdica de explicar um princípio importante:

O equilíbrio entre o P/CP, onde o P representa a produção e o CP capacidade de produção.

Na situação da fábula, a ganância em produzir muitos ovos fez com que o homem matasse a galinha para economizar tempo e conseguir todos os ovos de uma única vez. O erro nessa ação foi acabar com a capacidade produtiva, pois sem a galinha nunca mais o homem conseguiu os ovos de ouro. Uma possível solução seria cuidar mais e melhor da galinha para que ela aumentasse a sua capacidade produtiva, um simples aumento de um ovo por dia já rendeira 365 ovos a mais em um ano (haja ovo de ouro!).

O princípio P/CP é facilmente aplicado em nossas vidas, quantas vezes começamos com toda a nossa energia em um projeto ou atividade e após alguns meses estamos tão exaustos que não conseguimos continuar? Isso acontece, na maioria das vezes, porque queremos um resultado no curto prazo, sem um planejamento futuro, muitas de nossas ações se tornam insustentáveis.

Enquanto escrevia esse texto, logo veio na minha mente, as inúmeras deitas restritivas que começamos ao longo da vida. De repente, na segunda, não tem mais carboidratos e gorduras, apenas proteína e salada regadas com 3 litros de água todos os dias, no começo, lutamos contra nossos hábitos e conseguimos alguns resultados, o botão da calça finalmente fecha.

Não muito tempo depois, bate o cansaço a fraqueza e uma vontade incontrolável, até irritante de comer bolo de chocolate, nesse momento, não é um pedaço, mas o bolo inteiro. Adeus dieta! E os kilos perdidos começam a dar “oi” e trazer novos amigos.

O equilíbrio entre P/₢P se aplica nesse caso, para produzirmos mais perda de peso, cuidar da nossa CP é o que trará o resultado desejado e duradouro, mudar os hábitos alimentares e a prática de exercício físico aumenta a capacidade de produção e manutenção.

Moral do meu artigo:

“Se quiser ter resultados rápidos foque na sua produção, se quiser resultados por mais tempo foque na capacidade de produção. Se quiser bons resultados no longo prazo, foque no equilíbrio entre os dois.”

Esse artigo foi escrito com base no livro: “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey. 

FÁBULA

A GALINHA DOS OVOS DE OIRO


Era uma vez uma galinha muito especial. À primeira vista parecia uma galinha igualzinha às outras. Comia milho como as outras galinhas, cacarejava como as outras galinhas, punha ovos como todas as outras… Ora, era mesmo por isso que a galinha desta história era muito especial. Ela punha ovos de ouro.

Quando o dono descobriu, ficou muito contente pois logo pensou que os seus problemas iam terminar.
– Estou rico! Estou rico! Já não vou precisar mais de trabalhar!
A partir daí, todas as manhãs, bem cedinho, lá estava ele à espera que a galinha pusesse mais um ovo, um ovo de ouro brilhante e reluzente.
– Vá lá, galinha! Põe o ovo. Quero guardá-lo ao lado dos outros todos que já juntei.
– Cacaracacá! – Cantava a galinha, muito serena sem perceber a pressa do seu dono. – Se calhar o homem tem fome, coitado!
E lá punha mais um ovo de ouro sem saber que aquilo valia muito, mas mesmo muito dinheiro.
“Eh…eh…eh”, ria o lavrador, todo contente por aumentar o seu tesouro.
Mas o homem começou a cansar-se de ter de esperar sempre pelo dia seguinte para ter mais um ovo.
– Só um ovo por dia?! Assim nunca mais fico rico.
A sua paciência esgotou-se e teve vontade de ficar rico mais depressa.
Acreditava que dentro da galinha havia um tesouro, que a sua barriga estava cheia de ovos valiosos. -” Vou matar a galinha. Vou abri-la e ficarei rico para sempre. Já estou farto de esperar”.
E a pobre galinha sem saber de nada.
Mal o pensou, logo o fez, mas também logo se arrependeu, pois, assim que viu a galinha por dentro, percebeu que ela era igual a todas as outras galinhas da sua capoeira e que não havia tesouro. Agora, a única coisa que podia fazer com ela era uma rica canja para matar a fome.
Quem tudo quer, tudo perde.
Há pessoas que ficam pobres por causa da ambição, por quererem enriquecer depressa de mais.


Vídeo Youtube

Para conhecer a fábula!

Para ouvir uma música sobre a fábula!


Apresentação slideshare

Para ler!


Comprar o livro na livraria virtual WOOK

Para reler e guardar!

Onde se passa a história a galinha dos ovos de ouro?

de Jean de La Fontaine.
edição: Porto Editora, março de 2019 ‧ isbn:  978-972-0-72655-1

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura.

O que fazem juntos uma cigarra preguiçosa, uma raposa sem rabo, um pavão invejoso, um bode imprudente, uma tartaruga espertalhona e uma pomba caridosa? São algumas das mais divertidas personagens destas fábulas, escritas e reunidas há muito, muito tempo por Jean de La Fontaine.

Vem descobrir estas histórias intemporais, que te levarão a conhecer melhor a natureza, os animais e as próprias pessoas!


Em que lugar se passa a história da galinha dos ovos de ouro?

Era uma vez um casal sem filhos que vivia em uma pequena cidade do interior. Eles eram conhecidos por serem muito avarentos e nunca estarem satisfeitos com nada. Se estava sol, reclamavam do calor; se estava frio e chuva reclamavam de viver em um sítio onde nem sequer podiam sair de casa.

Qual é o tipo de narrador da história a galinha dos ovos de ouro?

A Galinha dos Ovos de Ouro.

Quem são os personagens da história da galinha dos ovos de ouro?

Resposta: Pelo o que me lembro são a galinha, o homem e a mulher do homem. Espero ter ajudado!!

Quais são as características da fábula A galinha dos ovos de ouro?

A galinha dos ovos de ouro evoca à ganância constante que o ser humano pratica de forma insaciável. Hoje em dia especialmente, é bastante comum as pessoas procurarem muito além do que têm. Não porque elas precisam, nada disso, mas há uma vontade massacrante de ter mais. Simples: só querem mais e pronto.