Para que serve a pomada de betametasona?

Indicação

Para que serve?

Este medicamento está indicado para o tratamento da psoríase, exceto a psoríase em placa disseminada. Além disso, também pode ser usado no eczema, inclusive atópico, infantil e discóide, neurodermatoses, incluindo líquen simples e líquen plano, dermatite seborréica e dermatites de contato, eritroderma generalizado e lúpus eritematoso discóide.

Ainda é utilizado devido ao efeito antiinflamatório, no controle de queimadura solar, picadas de inseto e miliária rubra.

Posologia

Como usar?

Este produto deve ser aplicado em uma pequena quantidade sobre a lesão com suaves fricções de duas a três vezes ao dia até que se observe a melhora. Depois, as aplicações podem ser diminuídas para 1 vez ao dia ou em dias alternados.

Quando aplicado corretamente, o creme e a pomada são praticamente invisíveis. Este medicamento não é indicado para crianças menores de 1 ano devido à maior absorção do medicamento.

Não há restrições para o uso deste medicamento em idosos.

O uso deste produto por um longo período de tempo pode causar alterações locais como dilatação dos vasos sanguíneos, estrias e adelgaçamento da pele. O tratamento com este medicamento não deve durar mais de 7 dias sem supervisão médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este medicamento quando usado corretamente não causa reações desagradáveis, mas se ocorrer o aumento da coceira, do inchaço, da vermelhidão ou houver piora da lesão o uso do medicamento deve ser suspenso e o médico procurado.

Há relatos de hipertricose e alteração na pigmentação devido ao uso de esteróides tópicos.

Raros casos de tratamento da psoríase com corticosteróides estão relacionados com a ocorrência da forma pustular da doença.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento é contra-indicado para pacientes que apresentam alergia ao valerato de betametasona ou a qualquer outro componente da fórmula.

Também é contraindicado nas doenças de pele causadas por vírus como catapora, herpes e vacínia. Não deve ser usado nas doenças de pele de crianças com menos de 1 ano de idade.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O tratamento por longos períodos deve ser evitado, principalmente em crianças, sempre que possível por causa da possível supressão adrenal que pode ocorrer mesmo que não haja oclusão da lesão.

Caso a infecção se desenvolva uma terapia antibiótica adequada deve ser instituída. Qualquer disseminação infecciosa necessita da administração de antimicrobianos e da interrupção da corticoterapia tópica.

Na psoríase, os corticosteróides podem ser perigosos devido a uma série de razões que incluem desenvolvimento de tolerância, rebotes e recidivas, risco de psoríase pustular generalizada e da ocorrência de toxicidade local ou sistêmica decorrente de uma deficiência na função de barreira da pele. Portanto, se o medicamento for usado na psoríase o paciente deve ser cuidadosamente supervisionado.

Se for necessária aplicação nas pálpebras deve-se evitar o contato com os olhos pois isto poderia resultar em glaucoma.

O valerato de betametasona creme dermatológico e pomada dermatológica devem ser usados com cautela em idosos devido à maior suscetibilidade destes pacientes aos efeito adversos provocados pelos medicamentos.

Este medicamento não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação sem recomendação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se ocorrer superdosagem podem surgir sinais de distúrbio hormonal caracterizado por inchaço.

O uso do medicamento deve ser gradualmente descontinuado sob supervisão médica, devido ao risco de supressão adrenal aguda.

Composição

Cada g do creme dermatológico contém:

Valerato de betametasona*______________________1,2mg

*equivalente a 1 mg de betametasona

Excipientes________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1.000, vaselina sólida, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, fosfato de sódio monobásico, silicone DC 245, fosfato de sódio dibásico e água deionizada).

Cada g da pomada dermatológica contém:

Valerato de betametasona*______________________1,2mg

*equivalente a 1 mg de betametasona.

Excipiente_________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: vaselina líquida, propilenoglicol e vaselina sólida).

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

- SAC: 0800 709 9333 

Dizeres legais:

M.S. 1.2568.0107 | M.S. 1.2568.0105 | Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi | CRF-PR 5842

Para que é indicado a pomada betametasona?

O valerato de betametasona pomada é indicado para o tratamento de lesões inflamatórias da pele, tais como: eczemas (dermatite ou inflamação da pele); psoríase (placas avermelhadas e grossas com descamação branco prateada), exceto para psoríase disseminada (quando as lesões estão muito espalhadas pelo corpo); líquen ...

Pode usar betametasona em feridas?

Não é necessário o uso de tópicos com corticoide e antibiótico, como a betametasona e a gentamicina para cicatrização de feridas sem sinais de infecção ou dermatites, já que podem trazer efeitos colaterais.

Como usar a pomada de betametasona?

Pomada. Valerato de Betametasona pomada é adequado para lesões secas, escamosas ou liquenificadas. Aplicar uma fina camada e espalhar suavemente utilizando uma quantidade suficiente apenas para cobrir toda a área afetada.

Pode usar betametasona no rosto?

Tenha cuidado ao aplicar valerato de betametasona pomada no rosto durante um longo período de tempo, pois pode causar afinamento na pele. Tenha cuidado ao aplicar valerato de betametasona pomada nas pálpebras para não entrar em contato com seu olho, pois o uso em excesso pode causar catarata e glaucoma.