Por que a prática profissional do assistente social é considerado trabalho?

O que se estuda em Serviço Social é pouco compreendido mesmo para aqueles que já se decidiram por esse curso superior. A formação, e até mesmo a prática profissional do Serviço Social, ainda é objeto de mitos e incompreensões, como aquele que diz que os assistentes sociais apenas realizam assistencialismo ou trabalham de forma voluntária.

A profissão é regulamentada e possui um campo de trabalho bastante delimitado, importantíssimo para o desenvolvimento de programas sociais, políticas públicas e na promoção e de garantia de direitos sociais.

Tem afinidade pela área? Este é o momento de saber tudo sobre Serviço Social!

Por que a prática profissional do assistente social é considerado trabalho?

O serviço social é uma prática privativa de profissionais formados

Muitos confundem os termos Serviço Social, assistência social e assistencialismo.

Para saber mais sobre cada um deles, veja abaixo:

Assistência Social. Essa é uma política pública que visa garantir a população em vulnerabilidade ou em risco social acesso a direitos e aos mínimos sociais para subsistência, tal como os benefícios eventuais para alimentação, destinado a quem dela precisar, estando dentro do recorte de renda necessários para se ter acesso aos benefícios.

Assistencialismo refere-se a uma prática de proteção à indivíduos fragilizados e vulneráveis, por meio de ações como doações, caridade, herança do serviço social tradicional de 1930. Cuja ação era com base na ação social da Igreja.

O Serviço Social, por outro lado, é uma profissão. Apenas pessoas formadas em uma faculdade poderá desenvolver esse ofício de Assistente Social. Uma das áreas de atuação do bacharel em Serviço Social é o planejamento da política pública.

O trabalho de assistentes sociais não é voluntário

Como toda profissão, o trabalho dos formados em Serviço Social (popularmente conhecidos como assistentes sociais) é remunerado.

Empresas nas áreas de recursos humanos (benefícios e clima organizacional),  responsabilidade social e gerenciamento de projetos (escopo, estrutura analitica de projetos e análise de riscos) Organizações da Sociedade Civil, escolas e órgãos públicos (saúde, assistência social, previdência, habitação, assessoria parlamentar)  devem remunerar o profissional de acordo com o mercado de trabalho.

Cabe destacar que a jornada de trabalho é obrigatoriamente de 30h semanais diante da lei, porém a função contratada deve ser como assistente social com registro em conselho.

O Serviço Social não é restrito às comunidades pobres

Essa população acaba sendo a mais beneficiada com o trabalho dos assistentes sociais, mas o campo do Serviço Social se estende para toda a sociedade.

É possível atuar em escolas e hospitais, em empresas no setor de recursos humanos, em instituições públicas, como casas de acolhimento e Centros de Referência, e em grandes empresas privadas, em setores que desenvolvem ações de responsabilidade social.

O intuito do profissional é sempre o de avaliar a condição social do público atendido e planejar, desenvolver e monitorar ações de melhoria.

Nos Conselhos Tutelares, por exemplo, o profissional tem como missão fazer o acompanhamento de famílias, orientá-las quanto à inserção de crianças na escola, verificar casos de abuso e retratá-los às autoridades, entre outras atividades.

O que se estuda em serviço social vai da Antropologia à Economia

A grade curricular do curso de Serviço Social tem disciplinas predominantemente da área das Ciências Sociais Aplicadas. Mas dentro desse segmento, há uma diversidade muito grande de conhecimentos.

O aluno aprende sobre Antropologia, Direito, Filosofia, planejamento, monitoramento e avaliação, políticas sociais, movimentos sociais, teoria política, fundamentos da profissão e psicologia, entre outros. Essa formação multidisciplinar permite ao profissional compreender o contexto em que cada pessoa atendida está inserida e assim promover uma intervenção personalizada a cada caso.

Por que a prática profissional do assistente social é considerado trabalho?

Leia também: Psicologia é da área de Humanas ou de Saúde? Entenda!

Por que a prática profissional do assistente social é considerada trabalho?

O trabalho do assistente social é, pois, a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, competências e atribuições privativas que têm reconhecimento legal nos seus estatutos normativos e reguladores (regulamentação profissional, código de ética, diretrizes curriculares ...

Por que a questão social e o objeto de trabalho do A assistente social?

A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida.

Porque o Serviço Social não é considerado trabalho?

Ao responder estas demandas na sua atuação, o Serviço Social intervém em um complexo social da esfera da reprodução das relações sociais, não se configurando assim como trabalho, nem processo de trabalho, porque não transforma natureza nos bens materiais necessários à sociedade.

Como iamamoto caracteriza o trabalho no Serviço Social?

Nesta direção, Iamamoto considera o trabalho como fundamento do desenvolvimento humano, mas privilegia a análise da sua forma social e histórica na sociedade burguesa.