Por que é importante a relação entre a geografia e a cartografia?

A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. Ela é abordada tanto como uma ciência como uma expressão de arte, uma vez que também permite a produção de imagens e construções culturais sobre os espaços por ela representados.

Em algumas definições, a cartografia também é entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.

Além disso, existem proposições que não consideram a cartografia nem como arte e muito menos como ciência, mas sim como método acadêmico-científico, uma vez que os mapas seriam apenas os meios ou instrumentos para a compreensão da realidade e não uma finalidade em si mesma.

Diferenças conceituais à parte, a produção de mapas e desenhos para a representação do espaço é muito antiga. O mapa mais antigo que se tem notícia data de 2.500a.C., confeccionado na Babilônia sobre uma placa de argila para representar a localização de um rio que, segundo especialistas, trata-se do Eufrates.

De lá pra cá, muita coisa mudou, a tecnologia transformou as ciências e as sociedades e a Cartografia moderna se constituiu com o aprimoramento na medição e relação entre distâncias e medidas. Ao longo do século XVI, a produção de mapa conheceu um de seus maiores saltos qualitativos, quando a demanda por cartas náuticas se elevou em função das expansões ultramarinas europeias, muito recorrentes em uma época que ficou conhecida como o período das Grandes Navegações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tempos depois, os avanços tecnológicos relacionados às três revoluções industriais permitiram um aprimoramento das técnicas cartográficas, sobretudo na produção de imagens a partir de fotografias aéreas, procedimento denominado aerofotogrametria. O desenvolvimento dos satélites e do Geoprocessamento foram (e ainda são) fundamentais para o aperfeiçoamento dos mapas e a função de representar o espaço geográfico.

Na presente seção, abordaremos alguns temas referentes ao tema em tela, sobretudo aqueles que dizem respeito ao entendimento dos mapas, haja vista que a sua correta leitura se faz necessária tanto para a Geografia quanto para outras ciências, como a História. Esperamos, com isso, oportunizar um aprendizado sobre temas como os tipos de mapas, os elementos cartográficos, a noção de escala, as representações cartográficas e muitos outros.

Confira nossos textos!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

  • Cátia dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS, Brasil
  • Alceu Pedrotti Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil
  • Alda Lisboa de Matos Universidade Federal de Sergipe - UFS, Brasil
  • Ana Paula Silva de Santana FJAV, Brasil

Palabras clave: Ensino, Geografia, Representações Cartográficas

Resumen

A Cartografia e a Geografia sempre estiveram presentes desde as descobertas e utilização pelo homem da pré-história, aos dias atuais. Ambas têm como base a análise do espaço geográfico, embora uma priorize a análise da produção e organização deste espaço e a outra a sua representação. Com isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar a relevância da cartografia no ensino da Geografia, reforçando a necessidade da linguagem visual no processo ensino-aprendizagem. A cartografia contribui no processo ensino-aprendizagem com o auxilio das representações gráfico-cartográficas, além da utilização de recursos como: uso dos mapas, globos, cartas, plantas, entre outras formas de representação em corte espacial. Pretende-se desta forma, oferecer aos discentes e docentes da Geografia alternativas de trabalhar a realidade do espaço geográfico por meio das representações cartográficas. Para realização desta pesquisa foi feita uma revisão bibliográfico e pesquisa de campo com entrevistas com os educadores que lecionam na Geografia do ensino fundamental. Diante da pesquisa realizada foi possível perceber uma carência no que se refere à ciência cartográfica em suas práticas de ensino. Porém os educadores reconhecem a importância da cartografia para as aulas de Geografia.

Biografía del autor

Cátia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Licenciada em Geografia - Faculdade José Augusto Vieira FJAV/Sergipe-Brasil. Especialista em Gestão e Educação Ambiental - Faculdade José Augusto Vieira FJAV/Sergipe-Brasil. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Sergipe-Brasil.

Alceu Pedrotti, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Engenheiro Agrícola (Unioeste) e Engenheiro Agrônomo (FAEM-UFPel), com Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas (FAEM-UFPel e CNPDIA-EMBRAPA) e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas.

Alda Lisboa de Matos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Licenciatura em Geografia. Esp. Gestão e Educação Ambiental – FJAV/ Sergipe-Brasil- Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente – /Sergipe

Ana Paula Silva de Santana, FJAV

Graduada em Licenciatura em Geografia. Esp. Gestão e Educação Ambiental – Sergipe.

  • PDF

Cómo citar

dos Santos, C., Pedrotti, A., Lisboa de Matos, A., & Silva de Santana, A. P. (1). A CARTOGRAFIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Geográfica De América Central, 2(47E). Recuperado a partir de https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2747

Sección

Enseñanza y Aprendizaje de la Geografía

Política propuesta para Revistas que ofrecen Acceso Abierto

Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:

 a. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo, bajo la Licencia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es, que permite a otros compartir con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.

 b. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista. Esos acuerdos adicionales deben respetar los términos de la licencia: es decir: no involucrar fines de lucro y  compartir con la misma licencia.

 c. Se anima a los autores a archivar el post-print o versión de editor/PDF en repositorios de acceso abierto. 

Qual a relação entre a Geografia e cartografia?

A Cartografia e a Geografia sempre estiveram presentes desde as descobertas e utilização pelo homem da pré-história, aos dias atuais. Ambas têm como base a análise do espaço geográfico, embora uma priorize a análise da produção e organização deste espaço e a outra a sua representação.

Qual importância da cartografia para Geografia?

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

Qual e a diferença entre Geografia e cartografia?

A Geografia ensina a ler o mundo por meio da cartografia que se dá por meio da abstração espacial, sendo esta a capacidade de reconhecer a dinamicidade que configura a fisionomia do espaço. no Ensino Básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades.

Qual e a importância da cartografia para a Geografia Brainly?

A cartografia é um instrumento extremamente importante para diversas profissões. Na geografia é um mapa de representação de um território em uma superfície plana e serve para,sabermos onde estamos e como nos dirigimos a outro lugar.