Por quê gato faz i

Gatos são animais únicos e quem convive com um sabe bem disso.  Eles possuem alguns comportamentos só deles e que muitas vezes nos parecem sem propósito, mas erra quem pensa assim. Nesse texto, traremos uma explicação rápida de 8 comportamentos típicos dos felinos.

Esfregar-se em pessoas e outros animais

Os gatos possuem glândulas na face, no topo da cabeça, na cauda e em sua base que liberam feromônios. Quando o seu gatinho esfrega essas partes do corpo dele em você ele está marcando você com o cheiro dele e com isso, dizendo que é aceito por ele e faz parte do “grupo”. Para os gatos os odores são muito importantes, por isso eles se esfregam nas pessoas e animais da casa que consideram amigáveis a fim de deixá-los com o “odor do grupo”. Sentir esse odor em você permite que o gato se sinta mais à vontade e seguro na sua presença.

Rolar no chão e expor a barriga

Ao rolar no chão e colocar a barriga pra cima o seu bichano está pedindo a sua atenção e carinho, além de estar te convidando para brincar. Não entenda errado, ele não quer um carinho na barriga. Tirando algumas exceções, os gatos não gostam de ser tocados na barriga. Porém, nessas horas, um carinho no pescoço costuma ser muito bem-vindo!

Massagear com as patinhas

Esse comportamento advém da infância do gatinho. Quando mama na sua mãe o filhote precisa massagear as mamas dela para ativar o fluxo de leite, porém o comportamento de “massagear” acompanha o gato na idade adulta. Sendo assim, muitas vezes podemos ver um gato adulto fazendo massagem no tutor ou em um objeto fofinho, isso acontece quando ele se sente relaxado e seguro.  

Entrar na frente das coisas

Os gatos fazem isso para chamar a nossa atenção. Quando estamos lendo um livro, mexendo no computador ou mesmo no celular, para o gato essa pode parecer a oportunidade perfeita para ganhar um carinho. Por isso, muitos bichanos sentam em cima ou entram na frente do que estamos fazendo. Se esse comportamento lhe incomoda, apenas retire o seu gato de cima das suas coisas e providencie um lugar tranquilo próximo a você para que ele possa ficar. Por exemplo, uma caixa ou uma manta podem ser colocadas num canto da sua escrivaninha, assim toda a vez que o seu gatinho tentar chamar a sua atenção deitando no seu computador, você pode colocá-lo sobre o local adequado e fazer um carinho nele para incentivá-lo a usar esse local. Não esqueça que o seu amigo peludo precisa de carinho e atenção todos os dias. Nunca brigue com ele por tentar ficar próximo à você, isso pode prejudicar a relação entre vocês e gerar ansiedade no seu animal.

Dar beijinho de esquimó

Os bichanos cumprimentam de forma diferente, quando dois gatos conhecidos se encontram amigavelmente, eles encostam a ponta do nariz um no do outro para dizer “oi”. Diferente de nós humanos, que apertamos as mãos e damos beijos no rosto, o felino apenas aproxima o seu nariz ao nariz do outro. Caso o amigo humano permita, e o gato se sinta à vontade para isso, ele também irá cumprimentá-lo dessa forma.

Adorar caixas

Caixas podem prover uma fonte de esconderijo para o gato. Em verdade, possuir um esconderijo é algo tão importante para os gatos que uma pesquisa (Link aqui) mostrou que eles conseguem lidar melhor com o estresse quando possuem caixas para se esconder. Além disso, as caixas agem como isolantes térmicos e os gatos domésticos adoram lugares quentinhos.

Ronronar

Não são somente os gatos domésticos que ronronam, grandes felinos como os guepardos também podem emitir esse som característico. Ainda existe muito mistério envolvido no ronronar dos gatos, porém sabemos que eles ronronam quando estão felizes, com medo ou com dor. Ronronar é outro comportamento que tem origem na idade neonatal, ainda com uma semana os gatos passam a emitir esse tipo de som, que serve como uma forma de comunicação entre a mãe e os filhotes. A vantagem desse tipo de comunicação é que o ronronar possui um som mais baixo do que outras vocalizações, evitando chamar a atenção de possíveis predadores. E uma vez que os filhotes de gato em vida feral são cuidados exclusivamente pela gata, ela precisa mantê-los escondidos para garantir que sobrevivam. Também sabemos que o som do ronronar possui um efeito calmante para os felinos, mas parece ir muito além disso, os gatos ronronam numa frequência de  25 a 150 hertz, a qual pode ter a ação de estimular fisicamente os músculos e ossos dos felinos, mantendo-os saudáveis e auxiliando em processos de cicatrização. Talvez por isso, os gatos ronronem em situações tão diferentes, desde ao receber um carinho, se aproximar de outros gatos e pessoas, a fêmea durante o parto, antes de receber alimento, quando estão machucados e em situações que podem lhes causar medo. Ainda há muito para desvendarmos no ronronar dos felinos. Quem diria que um barulhinho tão simples, emitido pelos nossos amigos peludos, possuiria tantas funções?

Pedir para abrir portas

Os gatos precisam checar o seu território o tempo todo para saberem que estão seguros. Por esse motivo, muitas vezes ao verem uma porta fechada onde antes havia um acesso eles podem miar, ou sinalizar de outra forma o pedido para que o tutor abra a porta. Eles fazem isso apenas para verificar se está tudo bem naquela parte de seu território e depois voltam para onde estavam antes, agora se sentindo mais confortáveis e seguros.

Quando o gato faz um barulho estranho?

O ronronar do gato costuma ser emitido para expressar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Na maioria das vezes, os gatos fazendo barulhos estranhos estão demonstrando prazer e satisfação. Porém, estudos comprovaram que o gato ronronando alto também pode indicar medo, estresse e nervosismo.

Porque os gatos fazem um barulho de motor?

Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto gosta de você.

O que significa o barulho que o gato faz?

Por que os gatos fazem barulho? Os gatos fazem barulho porque é uma das suas formas de comunicação. Por meio dos barulhos, eles transmitem sensações e sentimentos como prazer, satisfação, fome, tranquilidade e muito mais.

Onde não fazer carinho no gato?

Local para não fazer carinho Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.