Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Uma das perguntas mais comuns no nossos free walking tours é: por que o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a capital do Brasil? A segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro, foi estabelecida  no ano de 1763.

Mas qual foi a primeira capital do Brasil? Salvador foi eleita a capital do Brasil desde o descobrimento até a mudança para a cidade do Rio de Janeiro. É importante entender que os Portugueses tinham grande interesses econômicos no Brasil e exploravam nossas riquezas naturais para lucrar com o seu comércio na Europa.

Sendo assim, a capital do país era estrategicamente escolhida para o controle das atividades econômicas aqui realizadas. No início da colonização do Brasil, quando Salvador era a capital, a principal atividade econômica explorada era o cultivo da cana de açúcar, especialmente no Nordeste. Fazia todo sentido para o controle da coroa portuguesa manter uma unidade administrativa próximo a toda essa produção

Porém a situação mudou com a descoberta do ouro em Minas Gerais. Com a notícia do ouro diversas ações foram tomadas para garantir que Portugal lucrasse o mais rápido possível com a produção aurífera, entre elas a mudança da capital para o Rio de Janeiro! O Rio de Janeiro manteve-se capital do país até 1960, quando Brasília foi construída.

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Compartilhar:

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?
Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?
Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Aluno

História - Colônia

Boa noite! O Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro, mas muito antes Men de Sá já tinha feito isso. Em que momento, depois de Men de Sá, o RJ deixou de ser capital para, no período pombalino, se torna novamente?

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Monitor

Olá Matheus,tudo certo? vamos lá tirar sua dúvida?

Em 1 de março de 1565, o sobrinho de Mem de Sá, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se tornou a base das operações dos portugueses na luta contra os franceses.

Mem de Sá determinou a transferência da cidade, para melhor a defender, para o morro do Castelo no Rio.

Governou até 1572, ano de sua morte. O seu sucessor, D. Luís de Vasconcelos, que havia sido enviado em 1570 para o substituir, foi morto durante a viagem quando o seu navio foi atacado por corsários franceses. O governo ficou entregue a outro seu sobrinho, Salvador Correia de Sá. Para facilitar a administração, em 1572 a Corte estabeleceu dois governos: um, ao Norte, com sede em Salvador; outro ao Sul, com sede no Rio de Janeiro. A divisão não produziu os resultados esperados e o governo foi reunificado, em 1578, com sede em Salvador.

A transferência da capital da colônia de Salvador para a de São Sebastião do Rio de Janeiro no período pombalino, defenderia aquela que se tornara a porta de acesso à região das Minas Gerais e combateria o contrabando e os desvios de ouro e diamantes, no momento em que acontecia uma redução expressiva do recolhimento dos tributos sobre a extração dos metais e das pedras preciosas.

Espero ter ajudado,forte abraço.

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

14/09/2017

Durante os três períodos da história brasileira (Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República), o país teve três capitais: Em Salvador, Rio Janeiro e por último, Brasília.

Por que o Marquês de Pombal transferiu a capital para o Rio de Janeiro?

Em 1549, Tomé de Sousa(1502/1503-1579), fidalgo, militar e político português, de uma família de influência, foi nomeado capitão-mor e governador-geral de todas as capitanias do Brasil. Desta forma, ele veio para o Brasil para tomar posse do cargo e tambem para criar uma capital na colônia. O local escolhido foi a capitania da Bahia. Desta maneira, em março de 1549, a cidade de Salvador foi fundada como capital oficial da colônia, sendo durante mais de dois séculos o centro político,economico e administrativo do Brasil.

Salvador foi a capital administrativa da colônia até 1763, quando o Marquês de Pombal, transferiu a capital para a cidade do Rio de Janeiro. Inspirado pelos ideais iluministas, Pombal realizou diversas reformas políticas no Brasil, e com o intuito de deixar a administração colonial portuguesa mais próxima da região mineradora de Minas Gerais, decidiu que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do Brasil.

Do Rio de Janeiro, a capital foi transferida para a cidade de Brasília. Essa mudança demorou mais de 200 anos para ocorrer e em 1960, depois de cinco anos de construção, a atual capital do Brasil foi finalizada, mas que fora construído no governo de Juscelino só fora o básico para seformar a cidade, muitos outros edifícios, estradas, cidades-satélites só foram construídos bem depois. As obras de Brasília duraram por mais de vinte anos.

Durante esses cinco anos de construção inicial, a maior parte da mão-de-obra que ali trabalhou, fora de emigrantes nordestinos. Por isso que algumas pessoas narram que foram "os nordestinos que ergueram Brasília".

A intenção do presidente Juscelino Kubitschek era modificar a capital do Brasil para um lugar distante dos grandes centros. Sendo assim, ele transformou o Centro Oeste na capital do país. 

Por que Pombal transferiu a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro?

Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.

Por que a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil?

Em 1763, Marquês de Pombal transferiu a capital das terras da América Portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro, principalmente pela proximidade com a região de Minas Gerais onde, naquele momento, o ouro e as pedras preciosas eram uns dos principais produtos brasileiros.

Por que o Marquês de Pombal determinou a mudança da capital brasileira?

A mudança foi estratégica, na visão do Secretário de Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), o Marquês de Pombal, pois era preciso proteger o escoamento de riquezas pela região.

Quais os fatores que contribuíram para a transferência de Salvador para o Rio de Janeiro?

Destaca três fatores como sendo, possivelmente, os mais relevantes para entender essa mudança: a questão militar e os conflitos no extremo sul da colônia; a rearticulação econômica provocada pela mineração do ouro e a importância crescente do Rio de Janeiro no tráfico de escravos.