Por que o representa o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

Grátis

27 pág.

Por que o representa o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

existe entre o nome da personagem que dialoga com a Mafalda e suas ideias?
Mafalda!
*
*
 Projeção descontínua tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas.
Projeção de Goode
Projeção de Aitoff
 Tem formato elíptico é muito utilizada na confecção de planisfério;
GEOGRAFIA , 6º Ano
A Cartografia como Instrumento de Representação dos Lugares
*
*
Anamorfose
 Converte números e estatísticas em mapas, portanto, as áreas de um país ou continente assume o tamanho proporcional ao dado que se quer mostrar.
 Mapa I - representa cada parte do mundo com uma dimensão proporcional ao total de população.
 Mapa II - representa cada parte do mundo com uma dimensão proporcional diferenças na economia mundial.
GEOGRAFIA , 6º Ano
A Cartografia como Instrumento de Representação dos Lugares
*
*
GEOGRAFIA , 6º Ano
A Cartografia como Instrumento de Representação dos Lugares
QUESTÕES
Para que servem os mapas?
O que são mapas topográficos e mapas temáticos?
Quais são os elementos importantes em um mapa? Explique cada um deles.
Faça uma comparação citando vantagens e desvantagens dos “globos” e dos “mapas”.
Por que, ao representar o globo terrestre, toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?
Cite 2 tipos de projeções cartográficas.
*
*
REFERÊNCIAS
2013, ENSINO DE GEOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, Christian Nunes da Silva, Vivianne Nunes da Silva Caetano, Adolfo da Costa Oliveira Neto
http://www.mundovestibular.com.br/articles/23/1/PROJECOES-CARTOGRAFICAS/Paacutegina1.html
*
*
EXTRA
GEOGRAFIA , 6º Ano
A Cartografia como Instrumento de Representação dos Lugares
 INSTRUMENTOS de Geografia. Realização:TV Ontário. Canadá, 1993. Exibição no Brasil: TV Escola. Série de seis programas, que apresentam a história e a importância dos mapas e explicam os principais conceitos de Cartografia. 1. Ao símbolos dos mapas(9 10  ).
TECENDO o saber. Realização: Fundação Roberto Marinho/Fundação Vale do Rio Doce/Instituto Paulo Freire. Brasil, 2006. Exibição noBrasil: TV Cultura, entre eles, escala, croqui e maquete.
 Filme Três Reis EUA,1999. Direção David O. Russell. Duração 144 min. retrata a busca de três soldados estadunidenses por um tesouro, tendo como base as informações cartográficas encontradas em um mapa.

Página12

Olá!! Tudo bem? Hoje você aprenderá um pouco mais sobre a Terra, ou melhor, sobre o Globo Terrestre! Se liga!

Atividade 1

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

            Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo, Se observamos o Brasil, por exemplo, não conseguimos ver o Japão, que fica no lado oposto do globo. Já no Mapa Planisfério conseguimos ver o Mapa-múndi em plano, vendo todos os países.

            Um globo terrestre tem às vezes relevo, mostrando a topografia. Se usar uma escala exagerada para o relevo, de forma que resulte visível.

            A maior parte dos globos terrestres modernos inclui também paralelos e meridianos, de modo que se possa efetuar uma localização na superfície do planeta.

Bases de apoio

             Os globos terrestres típicos são construídos de forma que, ao apoiarem-se, o plano da órbita (plano eclíptico) apresente-se sempre representado na horizontal local, e o eixo de rotação apresente-se inclinado em relação à vertical de forma a refletir a “inclinação do eixo da Terra” em relação ao plano de sua órbita.

             A configuração típica é uma configuração didática simplificada. Se o objetivo fosse posicionar corretamente o globo de forma que este refletisse a posição real do planeta no espaço, requerer-se-iam globos com bases de apoio distintas para cada localidade do planeta, bem como ausência de eixos de rotação nos modelos. No referencial de um observador estático na superfície da Terra, o globo planetário nunca se move.

             Para posicionar-se o globo de forma a refletir a posição real do planeta no espaço, uma peão de xadrez pode ajudar. Coloque o peão sobre o globo exatamente na posição (cidade) em que você se encontre. Posicione o conjunto de forma que o peão fique em pé, na vertical local. Em torno do eixo axial do peão, gire o conjunto de forma a levar o polo norte do globo a orientar-se (mas não necessariamente apontar) o ponto cardeal norte local. Procedimentos feitos, a posição do globo reflete agora a posição real do planeta no espaço, e o peão representa o observador local.

            Na configuração real, a projeção do eixo de rotação do globo na esfera celeste indicará a posição do polo celeste elevado.

             A fim de facilitar a tarefa, alguns globos são montados sobre suporte que lhes conferem liberdade de rotação tridimensional, podendo-se posicioná-los sobre os apoios em qualquer configuração desejada.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Globo_terrestre

Por que o representa o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

Fonte: https://assets.catawiki.nl/assets/2018/5/4/9/b/3/9b36c951-3561-45e2-95c7-60a0dddfa225.jpg

Exercícios

1-É uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo. As características cartográficas citadas referem-se a qual tipo de representação da superfície terrestre?

A – (  ) Imagem de Satélite. B – (  ) Mapa. C – (  ) Globo Terrestre. D – (  ) Fotografia Aérea.

2-Os globos terrestres típicos são construídos de forma que, ao apoiarem-se, o plano da órbita (plano eclíptico) apresente-se sempre representado na horizontal local, e o eixo de ____________apresente-se inclinado em relação à vertical de forma a refletir a “inclinação do eixo da Terra” em relação ao plano de sua órbita. […]. A parte redondinha do globo terrestre costuma ser de plásticos, como o poliestireno, o ABS e o PVC. Já o suporte que segura o globo terrestre é encontrado em materiais como metal, madeira e plástico.

A opção que preenche CORRETAMENTE o espaço em branco é:

A – (  ) revolução. B – (  ) rotação. C – (  ) translação. D – (  ) nutação.

3- Por que o globo terrestre é a melhor maneira de representar a Terra? E por que ele não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo?

Atividade 2

Por que o representa o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

O Planisfério

Fonte: https://imgv2-2-f.scribdassets.com/img/document/162496489/original/93d61f1c17/1614812886?v=

             O mapa-múndi ou planisfério é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra. Tal mapa mostra ambos os hemisférios do planeta ao mesmo tempo, evidenciando todos os continentes, que podem ser divididos entre 4 e 7 a depender da classificação escolhida, sendo comum dividi-los em 6. 

Etmologia

              Em latim, mappa designava, primeiramente, lenço e, posteriormente, a representação gráfica de um terreno. Mappa mundi era, então, a representação gráfica do mundo.

História

             A projeção do nosso globo mais utilizada até hoje foi a “Projeção de Mercator”, feita por Gerardus Mercator em 1569. Essa projeção, porém, é alvo de críticas, tanto por ser eurocentrista – a Europa é o centro do mapa – quanto porque o mapa é bastante distorcido nos extremos norte e sul do globo; por exemplo, a Antártida está bem maior que o continente da África, quando na verdade a África é quatro vezes maior que este.

            Uma outra projeção, pouco conhecida mas bastante polêmica, é a Projeção de Gall-Peters. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características realçando países em desenvolvimento, distorcendo e colocando, em segundo plano, os países da porção norte do globo terrestre (Estados Unidos, Europa).

            A Projeção de Mercator foi sendo substituída por outras projeções, como a Projeção de Mollweide, a Projeção de Robinson e a Projeção de Winkel Tripel. Essas projeções deformam menos o mapa, e por isso vêm sendo mais adotadas.

            Todas as formas de projeção adotadas até hoje são denominadas anamórficas, já que transferem uma macrogeometria esférica e rugosa (topografia) para um plano, a partir de um ponto de referência. Essas variações históricas dos mapas em distorções nas proporções dos continentes podem sugerir relações simbólico-políticas, já que, astronomicamente, não há início ou fim, nem parte superior ou inferior do globo.

            A despeito dos “centrismos” relacionados à escolha do meridiano central, a referência costuma ser o norte geográfico e magnético, e o eixo de rotação da Terra, exceto para mapas não globais. Ele também nos apresenta as longitudes e latitudes, e outras linhas que formam nosso planeta como; equador, meridianos etc.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa-m%C3%BAndi

Exercícios

1-As projeções cartográficas são uma forma de se representar o mundo em um planisfério, dispondo dos mais diversos métodos e técnicas para isso. Qual é a projeção do nosso globo mais utilizada até hoje, feita em 1569?

A – (  ) Projeção de Peters.

B – (  ) Projeção de Robinson.

C – (  ) Projeção de Mollweide.

D – (  ) Projeção de Mercator.

2-Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática […]. Peters, Robinson, Mollweide, Mercator, Winkel Tripel são tipos de:

A – (  ) coordenada geográfica.

B – (  ) projeção cartográfica.

C – (  ) representação gráfica.

D – (  ) encarte de localização.

3-O que significa o nome mapa?



Ciclo da EAJA EAJA
Turma/agrupamento 2º Segmento – 5ª Série
Componente Curricular: Geografia
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAGE0417) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros.
(EAJAGE0418) Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano.

Porque ao representar o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

Resposta: Pois existe uma dificuldade óbvia em se representar objetos curvos ou tridimensionais, como a Terra, em uma superfície plana, bidimensional. Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa.

Por que toda projeção provoca distorções?

Por que as projeções cartográficas apresentam distorções? Devido à grande dificuldade de representar algo esférico em uma superfície plana, as projeções cartográficas costumam apresentar distorções, sejam elas na área, na forma ou no ângulo.

Porque os mapas representam a superfície terrestre com distorções de informações?

Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa. Isso porque uma quantidade maior de detalhes deixará de ser representada, além do que é praticamente impossível representar uma área grande (como um país) usando-se uma escala de 1:1.

Qual é a representação que conseguimos observar toda a superfície do planeta mas com algumas distorções?

O Planisfério O mapa-múndi ou planisfério é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra.