Por que um processo de recrutamento e seleção bem feito e importante dentro de uma empresa?

Recrutamento e Seleção

A principal missão do processo de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer, se desenvolver e se tornar um grande sucesso. Possuir as pessoas certas e engajadas com o negócio de sua empresa fará toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

O setor de RH deverá contribuir para criar na organização um ambiente de trabalho saudável onde as pessoas possam se realizar e se desenvolverem profissionalmente. Como parte essencial deste processo, atrair e escolher a pessoa certa que se alinhe ao perfil da vaga e a cultura organizacional é papel fundamental do setor de Recrutamento e Seleção.

Tal atividade, aparentemente simples, se não for realizada da forma correta, pode gerar sérios problemas para a organização, entre eles o desgaste, descrédito e desperdício financeiro.

O capital humano é, sem sombra de dúvidas, o ativo mais valioso dentro de uma empresa. São as pessoas que impulsionam o progresso da companhia, que se comprometem pela criação e pelo desenvolvimento dos projetos, que criam, produzem ideias novas e geram um bom ambiente de trabalho. Quando a organização não tem um bom quadro de colaboradores, não é possível alcançar as metas e a sobrevivência no mundo corporativo fica seriamente prejudicado. Entendendo a importância do processo de recrutamento e seleção, vamos abordar alguns benefícios que essa área poderá trazer à sua companhia.

Diminuição do Turnover: O primeiro benefício gerado pelo bom processo de recrutamento e seleção é a queda da rotatividade. Cada demissão (voluntária ou involuntária) traz obrigações monetárias que podem comprometer o balanço financeiro da empresa como por exemplo, pagamento dos direitos trabalhistas, investimentos em um novo processo seletivo, custos com a adaptação do novo funcionário, entre outros. A produtividade também fica comprometida no período de experiência do novo contratado, sem contar, que a equipe acaba se desgastando por conta da sobrecarga imposta em função das responsabilidades “extras”.

Melhoria no desenvolvimento dos funcionários: Tanto o responsável pelo processo seletivo como o gestor da vaga analisarão os perfis dos candidatos tanto no aspecto das habilidades profissionais/técnicas, quanto das comportamentais. Uma contratação assertiva fará o “encaixe” perfeito do quebra-cabeças, ou seja, proporcionará a combinação exata entre as necessidades do cargo e empresa ao perfil e interesses do profissional Consequentemente o profissional contratado se sentirá seguro em sua posição, acolhido pela empresa e motivado para aprender e apresentar um bom desempenho na função, facilitando em muito seu desenvolvimento na organização. Portanto, é necessário escolher o candidato que tenha o perfil “certo”. Um processo de recrutamento e seleção bem feito irá fazer todas essas analises necessárias para uma boa contratação.

Aumento da produtividade: Quando falamos do recrutamento, falamos da captação e escolha dos melhores profissionais para a vaga, ou seja, as pessoas mais preparadas para os desafios da organização. Pessoas com os melhores talentos, qualificações e comportamentos, seguros de seus potenciais e que entendem o que se espera deles, tendem a um maior engajamento em suas responsabilidades e melhor desempenho, elevando assim o nível de produtividade da companhia. Uma pessoa que esteja engajada no trabalho tem mais facilidade em propor ideias, estratégias e melhorias e influenciar positivamente o ambiente de trabalho. Esse perfil de profissional quer apresentar resultados melhores a cada dia e, para isso, identifica o que não está funcionando e apresenta ideias que vão eliminar as que não estão dando certo. Um bom processo de recrutamento, ajudará na “peneira” e apenas os melhores, os mais qualificados e aptos são chamados e classificados para o processo de seleção.

Enfim, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para a organização na medida que viabilizará o sucesso do negócio. Ao contrário, a inexistência de um processo estruturado ou mal executado poderá causar sérios danos como cansaço, estresse e até mesmo perdas financeiras consideráveis.

Hoje, existem empresas de RH especializadas em Recrutamento e Seleção, cujo o principal foco é atuar em parceria com os gestores das áreas na busca das melhores contratações. Se quer que a sua empresa cresça, contrate bem, contrate melhor.

Por que o processo de recrutamento é seleção bem feito é importante para empresa?

A principal missão do processo de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer, se desenvolver e se tornar um grande sucesso. Possuir as pessoas certas e engajadas com o negócio de sua empresa fará toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

Qual a importância que o processo de recrutamento tem em relação ao processo de seleção é qual é a diferença entre o recrutamento interno é o recrutamento externo?

recrutamento externo: busca no mercado de trabalho pelo profissional ideal para a vaga em aberto. recrutamento interno: seleção dos talentos já existentes na empresa com o aproveitamento das habilidades conhecidas e desenvolvidas nos departamentos.

Quais são os benefícios de um processo de recrutamento é seleção bem estruturado?

5 benefícios de fazer um recrutamento empresarial de qualidade.
Diminui o turnover. ... .
Melhora o desempenho dos funcionários. ... .
Aumenta a produtividade. ... .
Diminui o absenteísmo. ... .
Melhora a sucessão de liderança..