Porque companhia se escreve com NH?

Por Escrever Certo

O certo é companhia ou compania? Neste artigo, vamos te mostrar a maneira correta de grafar a palavra. Vamos lá!

Com NH ou sem NH?

Embora na pronúncia corrente da língua portuguesa os falantes tendam a dizer compania, a forma correta é companhia, com o NH.

A palavra compania, escrita sem a letra h, não existe no vocabulário da língua portuguesa e, portanto, não deve ser utilizada.

Significado

O vocábulo companhia é de origem latina e refere-se ao ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém, bem como à convivência entre pessoas.

O termo pode significar também uma associação, uma comitiva ou uma firma com vários sócios.

Exemplos

  • A sua companhia é muito agradável e sempre me deixa contente.
  • Hoje gostaria de uma boa companhia para ir ao teatro comigo.
  • Os voos da companhia aérea estão todos atrasados.
  • A companhia telefônica cortou o serviço de internet.

Palatização

A grafia errada ocorre em função da pronúncia errônea da palavra. A troca da sílaba -nhia por -nia é muito comum e completamente explicável sob o ponto de vista linguístico.

É aceitável que tal troca ocorra na fala, mas jamais na escrita. O que ocorre é a anulação da palatalização da sílaba -nhia que se transforma em -nia.

Isso acontece em função da simplificação do movimento interior na língua, uma vez que a palatalização é o efeito de tocar a língua no palato (céu da boca).

É mais fácil pronunciar a palavra sem a palatalização. Por isso, inconscientemente, realizamos esse processo na fala.

Esse tipo de fenômeno é muito frequente na pronúncia e pode ser verificado também em outras palavras com nh e com nasalizações sucessivas.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre TAPAR e TAMPAR:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Porque a palavra companhia tem H?

A única grafia correta é “companhia”, vocábulo originário da palavra companha (com panis em latim, que era utilizada com o sentido de “pessoas que comem juntas o pão”. Com a evolução da língua no decorrer do tempo, modificou-se o sentido da expressão, que passou a ser “pessoas que seguem juntas”.

Qual a diferença entre companhia e compania?

Afinal de contas, qual é o certo: companhia ou compania? A resposta para essa dúvida recorrente é que existe apenas uma grafia correta na língua portuguesa: companhia. Como você já deve ter percebido, algumas palavras possuem uma escrita e pronúncia que parecem não combinar.

O que quer dizer a palavra compania?

substantivo feminino Presença de alguém junto com outra pessoa; presença, acompanhamento: quero a sua companhia. Algo ou alguém que está acompanhando uma outra pessoa: ainda não consegui uma companhia para a festa. Vida em comum; convivência: prefiro a companhia dos cães.

Como é que se escreve companhia?

Etimologia (origem da palavra cia). Forma Abrev. de Central Intelligence Agency. substantivo feminino [Informal] Algo ou alguém que acompanha: trouxe o filho e cia.

O que é uma empresa companhia?

Já uma Companhia é uma empresa, abreviada como “co.”, uma entidade legal constituída por uma associação de pessoas, individuais, legais ou uma mistura de ambas, para realizar um empreendimento comercial ou industrial.

Qual é a melhor companhia?

Confira a lista completa das melhores companhias aéreas do mundo segundo o ranking da AirlineRatings.com em 2021.

  • Qatar Airways.
  • Air New Zealand.
  • Singapore.
  • Qantas.
  • Emirates.
  • Cathay Pacific.
  • Virgin Atlantic.
  • United.

Mais itens...•21 de jul. de 2021

Como se lê a palavra companhia?

Pois saiba que companhia é a grafia correta do substantivo, e quando desconsideramos o -nh na sua pronúncia, estamos cometendo um desvio de ortoepia.

Qual é o contrário de companhia?

42 antônimos de companhia para 4 sentidos da palavra. O contrário de companhia é: 1. soidade, solidão, soledade, apartamento, insulamento.

Como se escreve companhia do verbo acompanhar?

Companhia: significado Esse substantivo feminino está relacionado com a noção do ato de acompanhar, ser acompanhado por alguém, ou simplesmente a convivência entre pessoas. Mas a palavra “companhia” também pode ter significado de associação, como uma empresa que reúne sócios para sua formação.

O que é uma empresa Companhia?

Já uma Companhia é uma empresa, abreviada como “co.”, uma entidade legal constituída por uma associação de pessoas, individuais, legais ou uma mistura de ambas, para realizar um empreendimento comercial ou industrial.

Como se escreve companhia de alguém?

A forma correta de escrita da palavra é companhia, com nh. A palavra compania, com n, está errada. O substantivo feminino companhia se refere ao ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém, bem como à convivência entre pessoas.

O que é uma empresa de sociedade anônima?

Sociedade Anônima, S.A, é uma natureza jurídica na qual a participação e a responsabilidade dos sócios (acionistas) é definida pela quantidade de ações que possuem. Uma das características é que o patrimônio pessoal do acionista fica separado do patrimônio da empresa.

Como se tornar a melhor companhia para si mesma?

Se olhe com carinho, se perdoe. Não seja tão dura com os seus defeitos, dizem que todos tem, então pode ficar tranquila. Quando sentir que finalmente tem em si, a melhor companhia, e que você consegue ser livre, e se bastar, aí então você pode curtir qualquer companhia, e aí sim tudo bem.

Como se escreve seja sua melhor companhia?

E antes de ser dos outros, seja seu; seja a sua melhor companhia, seu melhor amigo, seu melhor amor. Se baste!

Quantos fonemas tem a palavra companhia?

Em “companhia”, há 9 letras e 9 fonemas. Em “momento”, há 7 letras e 5 fonemas. Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas. Em “purificam”, há 9 letras e 9 fonemas.

Qual palavra pode substituir companhia?

2 acompanhador, acompanhante, companheiro. Grupo de pessoas com um fim comum: 3 agremiação, associação, círculo, clube, grêmio, grupo, parceria.

Qual é o sinônimo de companheira?

1 camarada, amigo, associado, colega, compadre, condiscípulo, confrade, correligionário, parceiro, partidário, sócio. Pessoa com quem se estabelece uma relação fixa: 2 cônjuge, consorte, esposo, marido.

Por que tem h em companhia?

Companhia: formação e significado. A palavra companhia é composta por uma derivação sufixal, isto é, acrescenta-se um sufixo (ia) a um substantivo já existente (companha). O sufixo nominal mais a palavra companha, que refere a um grupo de pessoas que seguem juntos, resulta em um novo substantivo.

Qual é o certo companhia ou compania?

Não existe compania, apenas a palavra companhia, e quando deixamos de pronunciar o -nh desse vocábulo, estamos cometendo um desvio de ortoepia.

Por que se escreve companhia?

Companhia: significado Esse substantivo feminino está relacionado com a noção do ato de acompanhar, ser acompanhado por alguém, ou simplesmente a convivência entre pessoas. Mas a palavra “companhia” também pode ter significado de associação, como uma empresa que reúne sócios para sua formação.

O que é compania?

Significado de Companhia substantivo feminino Presença de alguém junto com outra pessoa; presença, acompanhamento: quero a sua companhia. Algo ou alguém que está acompanhando uma outra pessoa: ainda não consegui uma companhia para a festa. Vida em comum; convivência: prefiro a companhia dos cães.