Porque o atendimento é considerado um fator para atrair os clientes?

  • Página inicial
  • Artigo
  • Conheça fatores que determinam a satisfação do seu cliente

Mercado e Vendas | SATISFAÇÃO

Conheça fatores que determinam a satisfação do seu cliente

Ao satisfazer expectativas e desejos dos clientes, você abre caminho para retê-los e fidelizá-los, criando oportunidades de crescimento para o seu negócio.

· 15/12/2014 · Atualizado em 05/10/2022

Porque o atendimento é considerado um fator para atrair os clientes?

O que é satisfação

Satisfazer um cliente é atender às suas expectativas em uma experiência de compra. 

Um cliente com os desejos realizados tem mais chances de retornar e optar novamente pelo produto ou serviço utilizado. 

Não suprir essas necessidades, portanto, gera a insatisfação do cliente com o produto ou serviço, o que, por sua vez, pode causar influência negativa em outros consumidores.

Para serviços que surpreendem positivamente, a satisfação pode significar encantamento. Já para serviços que têm como objetivo eliminar algo negativo, o cliente pode sentir alívio.

Um exemplo disso é o serviço de limpeza da caixa d’água de um condomínio. Ao contratá-lo, o cliente está preocupado com as condições ideais de consumo de água. Concluído o serviço, esse receio acaba e, consequentemente, ele sente alívio por estar tomando água em padrões ideais.

Desse modo, a satisfação está intimamente relacionada a sentimentos de ambivalência, ocorrendo uma mistura de experiências positivas e negativas que envolvem o produto ou o serviço em questão.

Por isso, ela é dinâmica, altamente influenciável por inúmeros fatores e evolui com o tempo. Sempre que ocorre um contato com o serviço ou o uso do produto, a percepção da satisfação pode variar.

Quanto mais vezes essa ação se repete, mais intimidade e conhecimento são atribuídos aos clientes, e experiências - agradáveis ou não - exercem impactos relevantes em sua satisfação. É quase um jogo: ora se acerta o alvo, ora se erra completamente. Por isso, para perceber mudanças de interesses, é fundamental conhecer os hábitos dos clientes e manter um bom relacionamento com eles.

Satisfação e qualidade

É importante entender que satisfação e qualidade são coisas diferentes. Satisfação tem um sentido mais amplo, já que ela é mais inclusiva e pode ser influenciada por percepções de qualidade e benefícios do serviço ou produto, pelo preço, por fatores pessoais, ambientais e outros.

Em uma academia, por exemplo, a qualidade do serviço pode ser impactada pela disponibilidade e limpeza dos equipamentos, pela orientação dos treinos e pela adequação dos aparelhos. Já a satisfação é mais ampla: além de ser influenciada pelos fatores descritos acima, ela pode certamente sofrer alterações por causa do preço da mensalidade, do ambiente interno, da imagem da empresa, do estacionamento, do tratamento recebido ou do trânsito que a pessoa enfrentou para chegar lá.

Fatores de satisfação

Conheça abaixo alguns fatores que determinam a satisfação do cliente e favorecem a sua retenção e fidelização.

As características do produto ou serviço

A satisfação do cliente é influenciada pela avaliação que ele faz das características do produto ou serviço que consome. Em uma pousada de férias, por exemplo, o cliente está atento à área da piscina, à proximidade da praia, à limpeza, ao restaurante, ao conforto, à privacidade, à simpatia dos atendentes, ao preço das diárias, entre outros aspectos.

As emoções do cliente

O estado de espírito e a percepção da própria vida alteram o sentimento de satisfação dos clientes. Em momentos de muita felicidade, a tendência é achar bom tudo o que está ao seu redor. Nesse sentido, emoções positivas transmitidas pelos colaboradores de uma empresa podem gerar maior satisfação ao cliente.

As causas do fracasso ou do sucesso

Se eventos inesperados ocorrem, o cliente busca entender a causa e pode assumir, plena ou parcialmente, a culpa por não ter atingido as próprias expectativas - o que influencia a percepção de satisfação. Desse modo, alguém que pede determinado prato em um restaurante e não gosta dele, por exemplo, pode entender que não fez uma boa escolha.  

As percepções de justiça

Noções de justiça são bastante relevantes à percepção de satisfação dos clientes. Lembre-se de que ele sempre vai perguntar a si mesmo: “O preço que paguei foi justo?” ou “Todos os clientes foram tratados da mesma forma?”. 

Outros clientes, colegas e parentes

Outras pessoas também influenciam, e muito, o grau de contentamento do cliente. Isso porque a percepção de satisfação ou insatisfação ocorrerá de forma individual e será influenciada pelas memórias seletivas de cada um. Em uma viagem à Disney com a família, por exemplo, toda reação ou emoção vivida pelas pessoas impactará as histórias a serem contadas posteriormente. 

O valor do cliente

A melhor forma de conseguir a satisfação do consumidor é estar sempre perto dele. O cliente que estabelece um relacionamento com uma empresa de forma contínua tem um valor inestimável para o empreendimento. Para isso, é importante fidelizá-lo.

Ações de pós-venda e aprimoramento contínuo dos serviços ou produtos podem ser feitos para conquistar o consumidor. Cumprir os prazos acordados, praticar preços justos, ter um atendimento diferenciado e abrir canais de comunicação também são formas de aproximá-lo.

Um consumidor satisfeito só traz benefícios, pois:

  • Ele tende a ser mais leal à organização.
  • Ele compra com mais frequência.
  • Ele fala sobre a marca de forma positiva.
  • Ele é menos sensível a ofertas de preços mais baixos dos concorrentes.
  • Ele é mais colaborativo com a empresa.
  • Ele é atendido com menor custo.
  • Ele melhora o ambiente interno da organização.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não

Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

Porque o atendimento é considerado um fator para atrair os clientes?

X Cadastre sua empresa

Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.

CNPJ (apenas números) Adicionar

Por que pedimos este dado?

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

Porque o atendimento é considerado um fator para atrair os clientes?

Conteúdo relacionado

Artigos / Mercado e Vendas

Este ano, a Copa do Mundo vai começar em uma data diferente, 21 de novembro, por conta do local do evento, o Qatar. Os preparativos já começaram, e os brasileiros já estão animados. A Copa do Mundo é uma grande oportunidade de negócios.  Nessa época, o país volta os seus olhos, hábitos e agenda para esse evento aguardado por quatro anos. É o momento de reunião, festas e quando todos querem se encontrar e se divertir para assistir aos jogos juntos.  Alguns setores do comércio têm um aumento significativo nas suas vendas, durante a Copa do Mundo, como o comércio de eletrônicos, bares e restaurantes, lojas de artigos de festa, roupas e acessórios, turismo, salões de beleza, entre outros. O planejamento das ações de marketing digital deve começar com antecedência para que o seu negócio aproveite a data para vender mais.  Nas redes sociais, não se esqueça que a ordem é entrar na brincadeira e interagir bastante com o público, aumentar o engajamento e, assim, alavancar suas vendas. Separamos algumas estratégias para você começar a aplicar no seu negócio. Aproveite! Faltam poucos meses e para ter sucesso nas vendas on-line é preciso começar a planejar e a executar os preparativos para a Copa do Mundo o quanto antes. Utilize as estratégias para alcançar um resultado positivo. E lembre-se de atentar para as restrições da FIFA quanto à publicidade relativa à Copa do Mundo.  Para saber mais, confira o conteúdo a seguir: E-book Saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais Podcast Presença digital pode alavancar vendas em datas comemorativas

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

A pandemia de Covid-19 evidenciou a fragilidade das pequenas empresas que ainda não estavam on-line. A pesquisa do Sebrae sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios (9ª ed.), mostrou que, no fim de 2020, 5% das pequenas empresas fecharam e 66% registraram queda no faturamento mensal.  Nesse cenário, muitas pequenas empresas tiveram que inovar. A pesquisa do Sebrae também mostrou que 43% dos empresários entrevistados começaram, com a crise, a comercializar novos produtos ou serviços. Além disso, eles tiveram que cuidar da logística da entrega e aprenderam a lidar com novas formas de pagamento. Do lado do consumidor, em 2020, cerca de 5,7 milhões de pessoas passaram a fazer compras on-line (Relatório do Varejo 2021). O relatório também traz uma tendência para o pós-crise: 91% dos consumidores não querem que os varejistas abandonem os canais digitais, mesmo com as lojas físicas abertas. Esse desejo também se aplica às estratégias de canais de comunicação, como atendimento por Instagram ou WhatsApp.  O exemplo do atendimento via WhatsApp é muito utilizado, já que as pessoas não podiam sair para ir às lojas. Os pequenos empreendedores, que ainda estavam se estruturando nas mídias sociais e em marketplaces, já tinham o aplicativo no celular, então intensificaram seus atendimentos por meio dele. Esse caso ilustra que o digital só tem crescido e que a presença on-line é cada vez mais necessária para o empresário que quer alcançar bons resultados. As estratégias de marketing digital continuam sendo importantes e necessárias, inclusive para prever futuras crises. Mas, a partir de agora, como vamos utilizar essas estratégias? A pandemia ainda não acabou, mas já não há restrições e os negócios estão funcionando com força total.  Por isso, separamos algumas dicas para que você avalie sua estratégia e aproveite ainda mais o marketing digital no seu negócio: Posicione-se digitalmente, questionando-se: você já tem um site? Como estão as suas redes sociais? Elas estão atualizadas e transmitem os valores do seu negócio? Você já utiliza e-mail marketing ou WhatsApp Business?  Relacione-se com o seu cliente por meio de conteúdos relevantes, estabelecendo uma relação de confiança. Em vez de enviar mensagens somente para vender produtos ou serviços, seja criativo e converse sobre temas de interesse do seu público.  Use as redes sociais para captar os leads e também para mapear o perfil do seu cliente. Ferramentas de marketing digital disponibilizam dados sobre temas que geram mais engajamento ou comentários, por exemplo. Conhecendo seu público, você consegue estabelecer um relacionamento com ele e direcionar melhor suas estratégias.  Para saber mais, leia os textos a seguir: Crescer na crise. Esse é o foco. Aprenda como as redes sociais podem te ajudar em momentos de crise. E aproveite o curso do Sebrae: Ideias para reinventar-se na crise.

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

Você sabe como criar momentos mágicos e encantar seus clientes? É evidente que não existe uma fórmula mágica para isso, mas o comportamento do consumidor moderno - mais exigente, empoderado, consciente e que busca a sua valorização - requer inovação e investimento em estratégias que tenham como foco suas necessidades e desejos. Para isso, não basta fazer o básico, isto é, aquilo que todo mundo faz. O momento mágico é uma experiência única, agradável, prazerosa e especial que o cliente tem a oportunidade de vivenciar, sendo uma das mais poderosas estratégias de fidelização. O empreendedor precisa instituir uma cultura do encantamento do consumidor, em que sua experiência seja surpreendida eficientemente, com agilidade, assertividade e conexões emocionais, gerando a sensação de que todas as suas expectativas foram superadas. Cabe destacar que o chamado momento mágico somente se concretiza quando existe um modelo de estratégia de marketing bem definido para ser colocado em prática. Nesse espaço de tempo, quando se tem uma experiência única e envolvente, criam-se emoções positivas e estabelece-se um vínculo muito forte entre o cliente e a marca. Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas, certa vez afirmou: “Adoro clientes com problemas, eles são uma ótima oportunidade para criar clientes fiéis, é somente encontrar a solução para os seus problemas”. Ou seja: a satisfação do consumidor é o foco central da empresa, e quanto mais desafiadora for a necessidade do cliente, maior é a possibilidade de encantá-lo. Uma empresa exímia em criar momentos mágicos e cativar clientes é a Disney, referência em posicionamento de marca e uso do branding por meio de uma boa gestão estratégica. Com a intenção de manter a marca na mente do consumidor, a Disney utiliza-se da emoção e de um toque de magia, conectando o cliente pela identificação com suas histórias e personagens. Alícia Matheson, ex-diretora do Disney Institute, em entrevista ao site da Endeavor, explicou os princípios da empresa para criar momentos mágicos: Serviço evolucionário, com foco nas necessidades e paixões do cliente. Empoderamento dos funcionários pelo conhecimento do propósito da empresa e da sua razão de existir.  Valorização da iniciativa pessoal. Atenção aos detalhes, percebendo o que o cliente aprecia e como ele é tocado emocionalmente por uma situação criada para solucionar um determinado problema. Liderança visionária, constituída por líderes com visão de longo prazo que criam soluções ousadas nunca imaginadas. Compreensão de que encantar o cliente exige investimentos na cultura da empresa, liderança e paciência diante de crises e momentos difíceis. Um momento mágico na Disney Um garoto e seus pais estavam visitando o principal parque da Disney, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Era o último dia da viagem de férias e eles tinham decidido encerrar a viagem com “chave de ouro”. Esperavam pacientemente na fila do personagem Pluto porque o garoto queria vê-lo de perto e, o mais importante, conseguir um autógrafo do cachorrinho famoso. Mas um imprevisto aconteceu, e a espera estava mais longa do que o normal. Para piorar ainda mais a situação, um dos membros do elenco do parque informou que o Pluto iria realizar uma pausa de 20 minutos porque teria que fazer uma refeição. Naquele momento, os pais perceberam que não seria possível ficar porque precisavam correr para o hotel para arrumar as malas e se deslocar para o aeroporto, de onde pegariam o voo de volta para o Brasil. Não suportando a frustração, o garoto começou a chorar, pedindo aos pais para esperar, mas eles continuaram caminhando em direção à saída do parque. Um membro do elenco que estava passando por ali se aproximou e quis saber o que estava acontecendo, então os pais relataram o ocorrido. Ele pediu desculpas, perguntou em que hotel estavam hospedados e disse que iria tentar fazer algo. Quando os pais e o garoto chegaram ao quarto do hotel, encontraram, sobre a cama do garoto, um bilhete com a mensagem “Desculpe imensamente o que aconteceu, mas está aqui o que você tanto queria”, seguida do autógrafo do Pluto. Esse é um de tantos exemplos de momentos de superação de expectativas que a Disney proporciona aos seus clientes. É interessante observar como o empreendimento conseguiu transformar um momento de crise ou de frustração para o cliente em um momento memorável. Isso quer dizer que problemas podem acontecer em empresas de qualquer porte, até mesmo na Disney. Portanto, independentemente do tamanho da sua empresa, é de vital importância, no momento atual em que o empreendedorismo precisa valorizar o poder do cliente, compreender o encantamento proporcionado pelo momento mágico e os fatores que podem influenciar essa estratégia como parte da cultura organizacional. Isso é possível quando as empresas se apoiam na humanização das suas relações com o cliente, na valorização da experiência do cliente e no customer success (ou sucesso do cliente). Para ajudar você a dar os primeiros passos na fidelização do seu público-alvo, o Sebrae preparou os cursos Atendimento ao cliente e Comunicação e relacionamento com os seus clientes. Clique nos links e inscreva-se. Se tiver dúvidas ou precisar de nossos serviços, ligue para o número 0800 570 0800. E lembre-se: clientes que vivenciam momentos mágicos criam vínculos muito poderosos e podem se transformar em clientes fiéis.

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

As landing pages também são conhecidas como páginas de aterrissagem, páginas de conversão, de captura ou de destino. Elas são item-chave nas campanhas de marketing digital, e o seu principal objetivo é a conversão, ou seja, transformar a ação on-line do cliente em venda.  Os principais elementos de uma landing page são:   Título e subtítulo Eles devem ser claros para que a pessoa, ao entrar na landing page, já entenda o que está sendo oferecido. O título precisa ser atrativo e simples. Você já pode colocar no título ou no subtítulo o que as pessoas vão receber ao preencher o formulário. Pode ser um e-book ou uma newsletter, por exemplo.  Imagem   Assim como o título e subtítulo, a imagem precisa ser clara e atrativa. Coloque imagens específicas e evite uma genérica de um banco de imagens. Muitas pessoas não leem todo o texto, ficam apenas no título e na imagem.   Descrição da oferta  Tendo em mente que nem todos leem tudo, faça uma descrição com características de escaneabilidade. Ou seja, destaque em negrito os botões de CTA, foque nos benefícios do seu produto ou serviço, faça frases curtas e objetivas e utilize tópicos. Assim, você consegue direcionar o olhar e a leitura do visitante para o que é mais importante.  CTA  Call to action ou CTA é a chamada para ação. O visitante precisa entender qual ação ele está realizando. Então, seja claro e direto. Você pode utilizar frases como: baixe agora; acesse o conteúdo completo; ou receba o material.   Formulário Merece atenção especial, pois é o formulário que converte o seu lead. Peça informações básicas e necessárias para a conversão. O formulário não deve ser longo para que o visitante não o abandone. Elementos extras  Provas sociais, vídeos e elementos gráficos também podem ser utilizados nas landing pages. As provas sociais são os testemunhos de outros clientes a respeito do seu produto ou serviço. É um ótimo argumento para se utilizar na sua landing page. Os vídeos também são interessantes porque muitas pessoas preferem vídeos e textos. Eles devem ser curtos e diretos, explicando do que se trata a landing page.  As landing pages podem ser estratégicas e trazer resultados relevantes para o seu negócio, desde que sejam bem planejadas. É preciso pensar no texto e na imagem que serão utilizados, bem como no formulário. A linguagem deve sempre ser direta e clara. Pense que você precisa convencer e converter os seus visitantes em leads com aquela oportunidade.  Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 motivos para sua empresa ter um site 5 ferramentas essenciais de marketing digital para o seu e-commerce

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

Colocar o link do WhatsApp no perfil do Instagram facilita o contato do cliente com o seu negócio e permite a junção dos diversos benefícios das duas mídias sociais. A conta comercial do Instagram é ideal para divulgar produtos e serviços, além de criar relacionamento e engajamento com o público. Já o WhatsApp permite que o cliente entre em contato para tirar dúvidas, fazer negociações e manter o relacionamento.  Assim, é fundamental e estratégico colocar o link direto do WhatsApp no perfil da sua empresa no Instagram. É bom ressaltar que essa funcionalidade só é possível para contas comerciais, tanto no Instagram quanto no WhatsApp.  Vamos mostrar o passo a passo para você aprender a colocar o link do WhatsApp no Instagram. Lembre-se que não basta colocar o link do WhatsApp no perfil do Instagram. É preciso divulgar para o seu público essa nova possibilidade de entrar em contato com o seu negócio. Sua equipe de vendas também deve estar preparada para prestar um atendimento ágil e de qualidade.  Para saber mais, leia o texto a seguir: Guia de vendas pelo WhatsApp E aproveite o curso do Sebrae:Os segredos por trás de um Instagram vendedor

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

A psicologia das cores estuda como o cérebro identifica as cores e como isso influencia nas emoções e desejos das pessoas. No marketing digital, as cores servem para o cliente identificar sua marca e relacioná-la ao produto ou serviço. Além disso, as cores podem ser utilizadas para atrair a atenção para uma campanha de descontos, por exemplo.  Se utilizadas de maneira estratégica no marketing, as cores podem, inclusive, influenciar na decisão de compra do cliente. Isso porque elas podem estimular sentimentos e impactar as pessoas de maneira positiva ou até mesmo negativa. O ideal é que você escolha uma paleta de cores que tenha relação com seu produto ou serviço e, depois, faça testes com o seu público para ver o que funciona melhor.  Cada cor pode transmitir alguma sensação ou emoção. A roda das emoções, criada pelo psicólogo Robert Plutchik, é baseada na teoria da psicologia evolutiva das emoções para identificar as relações entre cores e emoções. A psicologia das cores é muito utilizada em estratégias de branding e para definição de logomarcas e identidade visual. Mas, também pode e deve ser aplicada a fotos e imagens para divulgação no site ou nas redes sociais, por exemplo. É fundamental refletir e observar as cores em todas as peças e campanhas da sua marca ou empresa.  Para saber mais, leia os textos a seguir: O segredo das cores: saiba como vender mais Como construir uma marca de sucesso 

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

As fotos do seu produto podem influenciar na hora da decisão de compra on-line do consumidor. Isso porque o processo on-line é diferente, o cliente não tem como experimentar ou tocar no produto. Assim, as fotografias precisam mostrar o seu produto de maneira que o cliente não tenha dúvidas e sinta-se seguro para fechar a compra. Se você dispõe de pouco recurso financeiro, não é necessário contratar uma empresa profissional de fotografias. Separamos algumas dicas para você e seus colaboradores tirarem fotos ideais para fazer boas vendas. Pense nas fotos do seu site ou loja virtual como um atrativo para o seu cliente. Utilize essas dicas e melhore a qualidade das suas fotografias. Use também um tripé ou suporte para sua câmera ou smartphone. Assim, você evita movimentos que podem distorcer ou deixar suas fotos tremidas.  Para saber mais, leia os textos a seguir: E-book Clicou, Vendeu! Como fazer fotos sedutoras para os seus produtos.  Como fazer fotos de qualidade para o seu Instagram

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

Você já passou em frente a uma cafeteria e sentiu aquele aroma gostoso de café? Ao adquirir um carro novo, já sentiu o cheiro peculiar de “carro novo”? Já foi a uma clínica médica e ouviu um som relaxante? Ou, ao entrar em uma loja, atraído pelo visual e pela música ambiente, ainda foi agradavelmente surpreendido por um perfume agradável? Pois saiba que essas experiências não acontecem por acaso: a utilização desses apelos sensoriais de forma combinada estimula dimensões comportamentais, afetivas e intelectuais no consumidor. Essa técnica, portanto, além de tornar a sua experiência única e maravilhosa, ainda cria emoções positivas e memórias que favorecem o fortalecimento da marca e a fidelidade do cliente. Conhecida como marketing sensorial ou marketing de experiência (leia nosso post no Instagram “Marketing sensorial: ofereça uma experiência que estimule os 5 sentidos do seu cliente”, clicando aqui), essa estratégia tem crescido nos últimos anos pela necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos clientes. O marketing sensorial estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca, já que o cliente a associa a uma sensação aprazível. Essas sensações podem produzir o chamado encantamento do cliente, porque cria vínculos emocionais com ele, desenvolvendo uma identidade inovadora e única para a marca. Ao explorar os produtos de uma forma que vai além do que o consumidor percebe normalmente, o desejo do consumo é incitado. Assim, a fidelização do cliente acontece na proporção do encantamento que a marca consegue promover. É claro, porém, que os estímulos devem ocorrer conforme a realidade do seu negócio. A seguir, veja como os cinco sentidos podem ser trabalhados pelo empreendedor com ações simples: Olfato: fragrâncias (inclusive quando se trata de entrega por delivery ou no sistema de compras on-line), incensos, aromatizadores e cheiro característico de uma comida são estratégias que podem fazer o cliente associar a experiência à marca. Paladar: degustação de produtos ou oferecimento de lanchinhos, chás, cafés e mesmo uma água gelada demonstram um cuidado especial com o consumidor. Um brinde comestível (bala ou bombom com mensagem, por exemplo) também pode ser utilizado para vendas on-line ou por delivery. Tato: tocar o produto, experimentar (fragrâncias, maquiagens, roupas e carros, por exemplo) e sentir um tecido também ajuda na decisão de compra. Audição: sons relaxantes ou animados, dependendo do ambiente e do objetivo do seu negócio, podem despertar sensações positivas. Invista em uma playlist em volume adequado para evitar a poluição sonora. Também é possível inserir música em site de vendas. Vale lembrar ainda que um sistema de som ambiente, na loja física, permite que o empreendedor anuncie promoções, ofertas-relâmpago, horários de funcionamento, entre outras possibilidades. Visão: além da identidade visual, essencial principalmente para se destacar frente à concorrência, é possível lançar mão de outras estratégias, como vitrines, cartazes, etiquetas, gôndolas e prateleiras bem montadas, iluminação e sinalização da loja. No ambiente digital, esse sentido é um dos mais explorados, exigindo a construção de sites responsivos, uso de fotos e vídeos de qualidade, utilização de fontes e cores adequadas e posts com conteúdos relevantes. Embalagens diferenciadas e com uma boa identidade visual também são formas de criar conexões com os consumidores. Agora que você já conhece algumas formas de encantar clientes,  aproveite para planejar propostas sensoriais que agucem seus diferentes sentidos. O Sebrae oferece várias oportunidades de melhorar seu aprendizado acessando os conteúdos disponíveis no Portal Sebrae. Veja algumas sugestões a seguir: Marketing sensorial no varejo 6 vantagens de usar o marketing sensorial em seu negócio

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

Você pode e deve aproveitar estrategicamente a imagem de capa do seu perfil ou company page, no Linkedin. A capa é um elemento básico que pode trazer resultados positivos para a sua empresa. Isso porque ela é uma das primeiras imagens que o usuário tem contato ao entrar na sua página. Com ela, é possível expressar originalidade e destacar-se dos demais perfis da rede.  O Linkedin é uma rede social voltada para profissionais, que cria conexões e gera negócios. A presença on-line das empresas serve para aumentar o alcance e fortalecer sua imagem no mercado. Assim, todas as imagens ali publicadas devem expressar e construir uma percepção positiva, profissional e de credibilidade para sua marca.  Pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso atenção e planejamento. O primeiro passo é pensar qual o público que você pretende atingir ou se conectar? A partir disso, quais são os objetivos da sua empresa? A sua capa pode ser utilizada para:  Posicionar sua marca como referência, trazendo fotos de palestras; Mostrar autoridade, com imagens de prêmios e dados; Lançar novos produtos ou eventos corporativos; Apresentar a identidade visual da sua empresa; Reforçar o posicionamento da sua marca. Tendo esse planejamento e sabendo quais são as suas metas, é preciso seguir algumas configurações ou padrões na sua capa. Por isso, separamos algumas dicas para você aplicar sua estratégia e conseguir melhores resultados. Lembre-se que o Linkedin é uma rede social que promove conexões e gera novos negócios. Aproveite a sua capa de maneira estratégica, pois ela é a primeira impressão que o seu seguidor pode ter.  Existem ferramentas on-line, como o Canva, que podem ajudar com templates prontos para você personalizar. Fique de olho, também, nas configurações do próprio Linkedin. Assim, você não tem como errar.  Para saber mais, veja o conteúdo a seguir: 3 dicas para fazer negócios usando o LinkedIn! + Dica Matadora 3 Dicas para fazer negócios usando o LinkedIn!

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

O Dia das Crianças está se aproximando e é uma excelente data para otimizar as vendas. Em 2020, o faturamento do varejo virtual chegou a R$ 3,1 bilhões em vendas. O ticket médio foi de cerca de R$ 472 (Ebit/Nielsen).  Ainda que seu público-alvo não seja infantil, você pode aproveitar a temática do dia 12 de outubro para gerar engajamento nas redes sociais e aquecer suas vendas. O Dia das Crianças resgata no adulto a sua memória afetiva da infância, e isso pode ser explorado na campanha de marketing digital.  Além disso, a campanha não destina-se apenas para pais e mães. Tios, avós, padrinhos, escolas, professores e outras pessoas envolvidas na vida de uma criança gostam de presentear e vão às compras nesse período. Já está na hora de começar o seu plano de ações! Por isso, trouxemos algumas estratégias que podem ser executadas na sua campanha de marketing digital do Dia das Crianças: Aproveite o e-mail marketing  Use a criatividade e faça uma campanha de e-mail marketing temática e divertida. Fuja dos padrões e entre na brincadeira da festa. Mesmo que seu público não seja infantil, você pode usar cores e uma linguagem que remeta à infância e à comemoração.  Decore sua loja virtual Prepare sua loja virtual e suas redes sociais. Crie uma identidade visual e banners temáticos para atrair a atenção do seu cliente. Coloque fotos de qualidade e com cores fortes e alegres. Você também pode preparar alguma arte ligada ao mundo das brincadeiras.  Ofereça um mix de produtos Faça kits promocionais e pense em combinações de ofertas e presentes. Você pode criar um catálogo de presentes ou usar os destaques do Instagram. Não se esqueça de oferecer brindes e mimos para os seus clientes.  Interação com seu público Incentive seu público a postar fotos da infância e crie uma hashtag para a sua marca. Também pode ser uma campanha com fotos dos filhos ou sobrinhos dos seus clientes. Com a hashtag, você pode repostar em suas redes sociais e fortalecer o relacionamento com seu cliente. Outra sugestão é realizar um concurso das histórias de infância mais interessantes e curiosas. Conteúdo temático e relevante Crie conteúdos temáticos, aproveitando o lúdico e a memória afetiva dos adultos. Pense sempre no perfil do seu cliente, na sua persona. Mesmo sendo divertido, o conteúdo precisa ser relevante, de qualidade e do interesse do seu público.  Não se esqueça de verificar as regras de publicidade e marketing infantil com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).  O planejamento das suas ações de marketing digital é fundamental e deve ser feito com antecedência. O Dia das Crianças está no calendário do varejo, e é uma data de muito movimento. Por isso, comece a traçar seus objetivos, ações e campanhas para o dia 12 de outubro. Boas vendas! Para saber mais, leia os textos a seguir: Dia das Crianças: oportunidade para os seus negócios E-book: Saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

O primeiro passo para criar uma base de seguidores fiéis no Instagram e, consequentemente, clientes, é focar em estratégias para crescer organicamente. É um processo mais lento, porém consistente. Isso porque o público que vem organicamente é mais fiel e engajado. Mas, lembre-se que o tráfego orgânico não elimina o tráfego pago. A definição de qual estratégia seguir vai depender dos objetivos do seu negócio e do perfil do seu potencial cliente. As vantagens de crescer de maneira orgânica são: O cliente pode manter um relacionamento e interação com a marca; Melhora o pós-venda; Você pode conquistar a confiança do público; Adquire clientes fiéis que divulgam seu produto ou serviço; Nutre sua base de leads; Aumenta a sua visibilidade e alcance. Mas, como criar tráfego orgânico? Não tem fórmula mágica. No entanto, apenas algumas ações já podem ser poderosas para ajudar no crescimento orgânico. Separamos algumas dicas para você conferir e aplicar!  Aproveite as legendas para chamar a atenção da sua audiência logo na primeira linha. Assim, ela sentirá curiosidade para clicar no “...mais” e continuar lendo seu conteúdo. Use hashtags relacionadas ao nicho em que seu negócio está inserido. Seja específico nas suas hashtags. Crie conteúdos úteis e simples, como tutoriais e checklists. Conheça o seu público e analise as suas métricas semanalmente para adequar sua estratégia e conteúdo sempre que necessário. Tenha um planejamento e faça um calendário de conteúdo semanal. É uma maneira de otimizar seu tempo e visualizar o que pode acrescentar no seu conteúdo. Faça posts colaborativos com contas parceiras ou influenciadores digitais. Assim, você aumenta o seu alcance, já que os parceiros também vão postar o conteúdo com sua marca. Crie posts com opinião e posicionamento. Existem polêmicas nas quais a sua marca precisa se envolver, mesmo que seja com cuidado. Os usuários na internet se envolvem cada vez mais com contas engajadas e com propósitos e valores bem alinhados. Aproveite as trends do momento a favor do seu negócio.  Nos stories, utilize recursos que incentivem a interação dos seguidores, como enquetes, gifts, caixinhas de perguntas, entre outros. Foque no planejamento das suas estratégias e comece a gerar tráfego orgânico para o seu negócio. O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. Então, aproveite essa oportunidade de conquistar clientes fiéis e divulgadores da sua marca. Para saber mais, leia os textos a seguir: Saiba o que fazer para ter um engajamento de sucesso no Instagram E aproveite o curso do Sebrae:Os segredos por trás de um Instagram vendedor

Veja mais

Artigos / Mercado e Vendas

O inbound marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias focado em atrair, converter e encantar clientes. Ele utiliza ferramentas de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais para atrair clientes por meio de canais on-line.  Ao contrário do marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, o inbound marketing é uma estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. Ou seja, não é a empresa que vai atrás do cliente. Outras diferenças são: os custos mais altos do outbound marketing, a comunicação de via única e passiva, não há relacionamento com o cliente nem engajamento, entre outras.  O inbound marketing é direcionado porque segmenta o público e faz mensuração das ações. Além disso, é uma comunicação de mão dupla, com engajamento e relacionamento com o cliente. Os resultados são de longo prazo, mas os custos são menores que o marketing tradicional.  O inbound marketing surgiu nos Estados Unidos, em 2006, com Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot, empresa de automação de marketing e vendas. Em 2009, o termo se popularizou com o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs. Benefícios do inbound marketing Além de possibilitar um alcance e uma visibilidade maior, o inbound marketing permite:  Encontrar o público certo Uma das técnicas do inbound marketing é definir a persona para produzir conteúdo de qualidade e direcionado. Assim, a estratégia é mais assertiva e chega ao potencial cliente na fase em que ele está no funil de compras. Lembre-se de que a qualidade na produção de conteúdo é mais importante que a quantidade. Conhecendo a persona é possível produzir um conteúdo relevante e personalizado.  Aproximação com os clientes Cada publicação é uma oportunidade de conquistar e aproximar-se do seu cliente. Assim, as pessoas chegam até o seu negócio por meio de conteúdo relevante sobre o seu produto ou serviço. Isso sem falar que conhecendo o perfil do seu potencial cliente e a etapa da jornada em que ele está, você consegue falar diretamente com ele, construindo um relacionamento. Maior poder de persuasão O inbound marketing está baseado em informações relevantes e com credibilidade. Como é um processo de longo prazo, você vai construindo a relação com o seu cliente, tendo um maior poder de persuasão. O consumidor recebe exatamente o conteúdo que precisa em cada momento, o que faz com que ele vá se convencendo e continue pesquisando até a tomada de decisão. Ciclo de vendas mais curto O ciclo de vendas começa no contato inicial do cliente até o fechamento da venda. O inbound marketing trabalha na diminuição do tempo deste ciclo porque ele direciona o potencial cliente para a próxima fase do funil de vendas rapidamente. Diminuição de custos Essa aceleração do potencial cliente pelo funil de vendas faz com que os custos também sejam menores. Com menos tempo, também se gasta menos. E como você conhece o seu cliente, suas ações são mais assertivas e não se perdem pelo caminho. Mensuração de resultados em tempo real A mensuração frequente faz parte do inbound marketing. Com ferramentas on-line, é possível verificar métricas, relatórios e redirecionar estratégias ao longo do processo.  Ticket médio maior Como o inbound marketing qualifica os leads qualificados, eles passam por um processo de educação e sentem-se confiantes para fechar a compra. Isso significa um ticket médio maior com relação aos leads que não passam por esse processo de educação.  O inbound marketing pode ser uma boa estratégia para o seu negócio. Com essas informações, é possível verificar se ele se encaixa nos seus objetivos. Se sim, não perca tempo, estude e coloque em prática essas técnicas, que podem fazer a diferença nos seus resultados. Para saber mais, veja o conteúdo a seguir: E-book Inboud Marketing Introdução ao Inbound Marketing para empreendedores

Veja mais

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Porque o atendimento é um fator para atrair o cliente?

Sendo assim, o atendimento se torna muito importante para a fidelização dos clientes, pois, quando um usuário gosta muito de uma empresa, ele espera que ela atenda e resolva seus problemas com atenção e empatia.

Qual é a importância do atendimento ao cliente?

O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa. É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes.

Quais os fatores que atraem os clientes?

Como atrair mais clientes.
Conheça seu cliente. ... .
Posicione sua empresa. ... .
Aprenda a se comunicar. ... .
Ofereça uma boa experiência de compra. ... .
Tenha presença digital. ... .
Invista no relacionamento. ... .
Conheça o marketing de conteúdo. ... .
Comece a planejar..