Quais as principais características da arquitetura CISC?

CISC significa Complex Instruction Set Computing (Conjunto Complexo de Instruções de Computação). Os processadores CISC têm um grande número de instruções complexas, que podem realizar muitas operações diferentes em uma única instrução. Isso os torna mais flexíveis e poderosos que os processadores Reduced Instruction Set Computing (RISC), que têm um número menor de instruções simples. No entanto, os processadores CISC são mais difíceis de conceber e fabricar e requerem mais memória e potência do que os processadores RISC. Qual é o melhor CISC ou RISC? Não há necessariamente um "melhor" entre CISC e RISC - depende da aplicação específica. Os processadores CISC (Complex Instruction Set Computing) são normalmente mais versáteis e podem lidar com uma gama mais ampla de instruções, enquanto os processadores RISC (Reduced Instruction Set Computing) têm normalmente um conjunto de instruções mais simples e podem executar instruções mais rapidamente.

O que é o processador CISC?

O termo CISC significa Complex Instruction Set Computing (Computação de Conjunto de Instruções Complexas). Os processadores CISC são projetados para executar um número relativamente pequeno de instruções complexas. Isto contrasta com os processadores RISC, que são projetados para executar um grande número de instruções simples.

Os processadores CISC são normalmente projetados com um grande número de recursos on-chip, como registros e buffers de memória, que normalmente não existem nos processadores RISC. Isto torna os processadores CISC mais complexos, e portanto mais caros, para projetar e fabricar. No entanto, também os torna mais poderosos, já que podem executar instruções complexas mais rapidamente do que os processadores RISC.

Um dos mais populares processadores CISC é a família Intel x86, que inclui os processadores Pentium e Core. O que significa RISC? O termo RISC, ou Reduced Instruction Set Computer, refere-se a um tipo de arquitetura de computador que utiliza um conjunto de instruções pequeno e altamente otimizado, em vez de um conjunto de instruções mais complexo e versátil. As arquiteturas RISC são projetadas para minimizar o número de instruções que precisam ser executadas para executar uma determinada tarefa, aumentando assim o desempenho geral do sistema. Muitas das arquiteturas de computador mais populares da atualidade, incluindo as usadas em smartphones e tablets, são baseadas nos princípios RISC.

Quais são as características do CISC?

O termo CISC (Complex Instruction Set Computing) é usado para descrever um tipo de arquitetura de microprocessador que utiliza um conjunto relativamente pequeno de instruções complexas que podem executar uma grande variedade de tarefas. As arquiteturas CISC são normalmente projetadas para minimizar o número de instruções que devem ser executadas para executar uma determinada tarefa, reduzindo assim o tempo total de execução.

Uma das principais características das arquiteturas CISC é a capacidade de abordar uma ampla gama de locais de memória usando uma única instrução. Isto é conseguido usando uma palavra de instrução de comprimento variável, que permite ao microprocessador buscar e decodificar instruções de comprimento variável. Esta flexibilidade vem à custa de uma maior complexidade, o que pode tornar as arquitecturas CISC mais difíceis de conceber e implementar do que as suas equivalentes RISC (Reduced Instruction Set Computing).

As arquitecturas CISC foram outrora a forma dominante de concepção de microprocessadores, mas foram largamente substituídas por arquitecturas RISC nos últimos anos. Isto deve-se em parte à crescente complexidade do software, o que dificultou a escrita de código eficiente para as arquitecturas CISC. Além disso, as arquitecturas RISC oferecem normalmente melhor performance devido ao seu conjunto simplificado de instruções e ao melhor paralelismo ao nível das instruções.

O que é mais rápido RISC ou CISC?

Não há uma resposta simples para esta pergunta, pois depende de uma série de fatores, incluindo o design específico dos processadores RISC e CISC sendo comparados, os tipos de instruções sendo executadas e a carga de trabalho geral. Em geral, os processadores RISC tendem a ser mais eficientes na execução de instruções simples, enquanto os processadores CISC tendem a ser mais eficientes na execução de instruções complexas.

Tempo de leitura: 9 minutes

A arquitetura da Unidade Central de Processamento (CPU) opera a capacidade de funcionar desde a “Arquitetura do Conjunto de Instruções” até onde foi projetada. O projeto arquitetônico da CPU é Computação do conjunto de instruções reduzido (RISC) e Computação do conjunto de instruções complexo (CISC). O CISC tem a capacidade de executar operações em várias etapas ou modos de endereçamento dentro de um conjunto de instruções. É o design da CPU onde uma instrução funciona em vários atos de baixo nível. Por exemplo, armazenamento de memória, carregamento da memória e uma operação aritmética.

A computação do conjunto reduzido de instruções é uma estratégia de projeto da Unidade Central de Processamento baseada na visão de que um conjunto básico de instruções oferece ótimo desempenho quando combinado com uma arquitetura de microprocessador. Essa arquitetura tem a capacidade de executar as instruções usando alguns ciclos de microprocessador por instrução. Este artigo discute a arquitetura RISC e CISC com diagramas apropriados. A parte de hardware da Intel é chamada de Complex Instruction Set Computer (CISC), e o hardware da Apple é Reduced Instruction Set Computer (RISC).

  • O que são Arquiteturas RISC e CISC?
    • Arquitetura RISC
      • Características
    • Arquitetura CISC
      • Exemplos de processadores CISC
      • Características
    • Comparação entre RISC e CISC
      • LACUNA SEMÂNTICA
      • Multiplicação de dois números na memória
      • Aplicações de RISC e CISC
    • Vantagens e desvantagens

O que são Arquiteturas RISC e CISC?

Um computador com conjunto de instruções complexo é um computador onde instruções únicas podem executar várias operações de baixo nível, como uma carga da memória, uma operação aritmética e um armazenamento de memória, ou são realizadas por processos de várias etapas ou modos de endereçamento em instruções únicas, como seu nome propõe “Conjunto de Instruções Complexas”.

Um computador com conjunto reduzido de instruções é um computador que usa apenas comandos simples que podem ser divididos em várias instruções que atingem a operação de baixo nível dentro de um único ciclo CLK, como o próprio nome propõe “Conjunto de instruções reduzido”

Arquitetura RISC

O termo RISC significa ”Computador com Conjunto de Instruções Reduzido”. É um plano de design de CPU baseado em pedidos simples e atua rápido.

Este é um conjunto pequeno ou reduzido de instruções. Aqui, espera-se que cada instrução atinja trabalhos muito pequenos. Nesta máquina, os conjuntos de instruções são modestos e simples, o que auxilia na composição de comandos mais complexos. Cada instrução tem aproximadamente um comprimento similar; estes são enrolados juntos para realizar tarefas compostas em uma única operação. A maioria dos comandos é concluída em um ciclo de máquina. Este pipelining é uma técnica crucial usada para acelerar as máquinas RISC.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Arquitetura RISC

Conjunto de instruções reduzido O computador é um microprocessador projetado para executar poucas instruções ao mesmo tempo. Com base em pequenos comandos, esses chips precisam de menos transistores, o que torna os transistores baratos para projetar e produzir. Os recursos do RISC incluem o seguinte.

  • A demanda por decodificação é menor
  • Poucos tipos de dados em hardware
  • Registro de uso geral Idêntico
  • Conjunto de instruções uniforme
  • Nós de endereçamento simples

Além disso, ao escrever um programa, o RISC facilita, permitindo que o programador de computador elimine códigos desnecessários e para de desperdiçar ciclos.

Características

As características da arquitetura RISC incluem o seguinte.

  • As instruções simples são usadas na arquitetura RISC.
  • O RISC ajuda e suporta alguns tipos de dados simples e sintetiza tipos de dados complexos.
  • O RISC utiliza modos de endereçamento simples e instruções de comprimento fixo para pipelining.
  • O RISC permite que qualquer registro seja usado em qualquer contexto.
  • Tempo de execução de um ciclo
  • A quantidade de trabalho que um computador pode realizar é reduzida separando as instruções “LOAD” e “STORE”.
  • O RISC contém um grande número de registradores para evitar várias interações com a memória.
  • No RISC, o Pipelining é fácil, pois a execução de todas as instruções será feita em um intervalo de tempo uniforme, ou seja, um clique.
  • No RISC, mais RAM é necessária para armazenar instruções em nível de montagem.
  • Instruções reduzidas precisam de um número menor de transistores no RISC.
  • RISC usa o modelo de memória Harvard significa que é Harvard Architecture.
  • Um compilador é usado para realizar a operação de conversão significa converter uma instrução de linguagem de alto nível no código de seu formulário.

Arquitetura CISC

O termo CISC significa ”Complex Instruction Set Computer”. É um plano de design de CPU baseado em comandos únicos, que são qualificados na execução de operações em várias etapas.

Os computadores CISC têm pequenos programas. Possui um grande número de instruções compostas, que levam muito tempo para serem executadas. Aqui, um único conjunto de instruções é protegido em várias etapas; cada conjunto de instruções tem mais de 300 instruções separadas. As instruções máximas são concluídas em dois a dez ciclos de máquina. No CISC, o pipeline de instruções não é facilmente implementado.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Arquitetura CISC

As máquinas CISC têm boas atuações, baseadas na visão geral dos compiladores de programas; uma vez que a gama de instruções inovadoras podem ser obtidas simplesmente em um conjunto de instruções. Eles projetam instruções compostas em um único e simples conjunto de instruções.

Eles alcançam processos de baixo nível, o que torna mais fácil ter grandes nós de endereçamento e tipos de dados adicionais no hardware de uma máquina. Mas o CISC é considerado menos eficiente que o RISC, devido à sua incompetência em eliminar códigos que levam ao desperdício de ciclos. Além disso, os chips de microprocessador são difíceis de entender e programar, devido à complexidade do hardware.

  • A Arquitetura do Conjunto de Instruções é um meio para permitir a comunicação entre o programador e o hardware. Parte de execução de dados, cópia de dados, exclusão ou edição são os comandos do usuário usados ​​no microprocessador e, com este microprocessador, a arquitetura do conjunto de instruções é operada.
  • As principais palavras-chave usadas na Arquitetura do Conjunto de Instruções acima são as seguintes

Conjunto de Instruções: Conjunto de instruções dadas para executar o programa e direcionam o computador manipulando os dados. As instruções estão no formato – Opcode (código operacional) e Operando. Onde, o opcode é a instrução aplicada para carregar e armazenar dados, etc. O operando é um registrador de memória onde a instrução é aplicada.

Modos de endereçamento: Os modos de endereçamento são como os dados são acessados. Dependendo do tipo de instrução aplicada, os modos de endereçamento são de vários tipos, como um modo direto onde os dados diretos são acessados ​​ou o modo indireto onde a localização dos dados é acessada. Processadores com ISA idêntico podem ser muito diferentes na organização. Processadores com ISA idêntico e organização quase idêntica ainda não são quase idênticos.

O desempenho da CPU é dado pela lei fundamental

Quais as principais características da arquitetura CISC?

Assim, o desempenho da CPU depende da Contagem de Instrução, CPI (Ciclos por Instrução) e tempo de ciclo do Relógio. E todos os três são afetados pela arquitetura do conjunto de instruções.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Contagem de instruções da CPU

Isso sublinha a importância da arquitetura do conjunto de instruções. Existem duas arquiteturas de conjuntos de instruções predominantes

Exemplos de processadores CISC

IBM 370/168 – Foi introduzido no ano de 1970. O projeto CISC é um processador de 32 bits e quatro registradores de ponto flutuante de 64 bits.
VAX 11/780 – O design do CISC é um processador de 32 bits e suporta vários modos de endereçamento e instruções de máquina da Digital Equipment Corporation.
Intel 80486 – Foi lançado no ano de 1989 e é um processador CISC, que possui instruções de comprimento variando de 1 a 11 e terá 235 instruções.

Características

As características da arquitetura CISC incluem o seguinte.

  • A lógica de decodificação de instruções será Complexa.
  • Uma instrução é necessária para suportar vários modos de endereçamento.
  • Menos espaço no chip é suficiente para registradores de uso geral para as instruções que 0 são operadas diretamente na memória.
  • Vários projetos CISC são configurados com dois registradores especiais para o ponteiro de pilha, tratamento de interrupções, etc.
  • MUL é referido como uma “instrução complexa

Comparação entre RISC e CISC

RISC significa ‘Computador de Conjunto de Instruções Reduzidas, enquanto CISC significa Computador de Conjunto de Instruções Complexas. Os processadores RISC possuem um conjunto menor de instruções com poucos nós de endereçamento. Os processadores CISC possuem um conjunto maior de instruções com muitos nós de endereçamento.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
RISC vs CISC

Unidade de memória

O RISC não possui unidade de memória e usa hardware separado para implementar instruções. CISC tem uma unidade de memória para implementar instruções complexas

Programa

RISC tem uma unidade de programação hard-wired. O CISC tem uma unidade de microprogramação

Projeto

RISC é um projeto de compilador complexo. CISC é um projeto de compilador fácil

Cálculos

Os cálculos RISC são mais rápidos e precisos. Os cálculos do CISC são lentos e precisos

Decodificação

A decodificação RISC de instruções é simples. A decodificação de instruções CISC é complexa

Tempo

O tempo de execução é muito menor no RISC. O tempo de execução é muito alto no CISC.

Memória externa

O RISC não requer memória externa para cálculos. O CISC requer memória externa para cálculos.

Tubulação

O RISC Pipelining funciona corretamente. O Pipelining CISC não funciona corretamente.

Parando

A paralisação do RISC é principalmente reduzida em processadores. Os processadores CISC geralmente param.

Expansão de código

A expansão do código pode ser um problema no RISC, enquanto no CISC a expansão do código não é um problema.

Espaço em disco

O espaço é economizado no RISC, enquanto no CISC o espaço é desperdiçado. Os melhores exemplos de arquitetura de conjunto de instruções CISC incluem VAX, PDP-11, Motorola 68k e seus PCs desktop na arquitetura x86 da Intel, enquanto os melhores exemplos de arquitetura RISC incluem DEC Alpha, ARC, AMD 29k, Atmel AVR, Intel i860, Blackfin , i960, Motorola 88000, MIPS, PA-RISC, Power, SPARC, SuperH e ARM também.

LACUNA SEMÂNTICA

Ambas as arquiteturas RISC e CISC foram desenvolvidas como uma tentativa de cobrir a lacuna semântica.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Lacuna Semântica

Para melhorar a eficiência do desenvolvimento de software, surgiram várias linguagens de programação poderosas , como Ada, C, C++, Java, etc. Elas fornecem um alto nível de abstração, concisão e poder. Por essa evolução, a lacuna semântica cresce. Para permitir a compilação eficiente de programas de linguagem de alto nível, os designs CISC e RISC são as duas opções.

Os projetos CISC envolvem arquiteturas muito complexas, incluindo um grande número de instruções e modos de endereçamento, enquanto os projetos RISC envolvem um conjunto de instruções simplificado e o adaptam aos requisitos reais dos programas do usuário.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Projeto CISC e RISC

Multiplicação de dois números na memória

Se a memória principal for dividida em áreas numeradas da linha 1:coluna 1 à linha 5: coluna 4. Os dados são carregados em um dos quatro registros (A, B, C ou D). Para encontrar a multiplicação de dois números – Um armazenado no local 1:3 e outro armazenado no local 4:2 e armazenar de volta o resultado em 1:3.

Quais as principais características da arquitetura CISC?
Multiplicação de dois números

Aplicações de RISC e CISC

O RISC é usado em aplicativos de ponta, como processamento de vídeo, telecomunicações e processamento de imagens. O CISC é usado em aplicações de baixo custo, como sistemas de segurança, automação residencial, etc.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da arquitetura RISC incluem o seguinte.

  • A arquitetura RISC ( computação com conjunto de instruções reduzido ) possui um conjunto de instruções, para que os compiladores de linguagem de alto nível possam produzir código mais eficiente
  • Permite liberdade de uso do espaço nos microprocessadores devido à sua simplicidade.
  • Muitos processadores RISC usam os registradores para passar argumentos e manter as variáveis ​​locais.
  • As funções RISC usam apenas alguns parâmetros e os processadores RISC não podem usar as instruções de chamada e, portanto, usam uma instrução de comprimento fixo que é fácil de pipeline.
  • A velocidade da operação pode ser maximizada e o tempo de execução pode ser minimizado.
    Um número muito menor de formatos instrucionais, alguns números de instruções e alguns modos de endereçamento são necessários.

As desvantagens da arquitetura RISC incluem o seguinte.

  • Principalmente, o desempenho dos processadores RISC depende do programador ou compilador, pois o conhecimento do compilador desempenha um papel vital ao alterar o código CISC para um código RISC
  • Ao reorganizar o código CISC para um código RISC, denominado como expansão de código, o tamanho aumentará. E, a qualidade dessa expansão de código dependerá novamente do compilador e também do conjunto de instruções da máquina.
  • O cache de primeiro nível dos processadores RISC também é uma desvantagem do RISC, no qual esses processadores possuem grandes caches de memória no próprio chip. Para alimentar as instruções, eles exigem sistemas de memória muito rápidos.

As vantagens da arquitetura CISC incluem o seguinte.

  • A microprogramação é uma linguagem assembly fácil de implementar e menos dispendiosa do que a fiação de uma unidade de controle.
  • A facilidade de microcodificação de novas instruções permitiu que os projetistas tornassem as máquinas CISC compatíveis de forma ascendente:
  • À medida que cada instrução se tornava mais completa, menos instruções podiam ser usadas para implementar uma determinada tarefa.

As desvantagens da arquitetura CISC incluem o seguinte.

  • O desempenho da máquina fica mais lento devido à quantidade de tempo de clock usada por diferentes instruções.
  • Apenas 20% das instruções existentes são usadas em um evento típico de programação, embora existam várias instruções especializadas na realidade que nem são usadas com frequência.
  • Os códigos condicionais são definidos pelas instruções CISC como um efeito colateral de cada instrução que leva tempo para essa configuração – e, à medida que a instrução subsequente altera os bits do código de condição -, o compilador precisa examinar os bits do código de condição antes que isso aconteça.

Da comparação acima de RISC e CISC, finalmente, podemos concluir que não podemos distinguir entre tecnologia RISC e CISC porque ambas são aptas em sua aplicação precisa. Hoje, os designers RISC e CISC estão fazendo tudo para obter uma vantagem sobre a concorrência. Esperamos que você tenha entendido melhor esse conceito. Além disso, qualquer dúvida em relação a este conceito, ou para implementar quaisquer projetos elétricos e eletrônicos, por favor, dê seu feedback comentando na seção de comentários abaixo. Aqui está uma pergunta para você, quais são as diferentes arquiteturas disponíveis?

Visits: 6 Visits: 1370784

Quais as características da arquitetura CISC?

Pode-se concluir que os projetistas de arquiteturas CISC consideram três aspectos básicos: - uso de microcódigo; - construção de conjuntos com instruções completas e eficientes (completeza no conjunto); - criação de instruções de máquina de “alto nível”, ou seja, com complexidade semelhante à dos comandos de alto nível ...

Quais as principais características e diferenças de uma arquitetura CISC e RISC?

Apesar de parecer menos vantajosa frente à arquitetura RISC, a CISC possui um conjunto maior de instruções que podem ser precessados, enquanto no RISC, o volume de instruções além de mais limitado, é mais simples.

Quais as principais características da arquitetura RISC?

Estão descritos a seguir os elementos base que constituem a arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer): - pequeno conjunto de instruções, todas com largura fixa; - execução otimizada de chamada de função; - menor quantidade de modos de endereçamento; - uso de pipelining; - execução rápida de cada instrução ( ...

O que é a tecnologia CISC?

CISC significa Complex Instruction Set Computing (Conjunto Complexo de Instruções de Computação). Os processadores CISC têm um grande número de instruções complexas, que podem realizar muitas operações diferentes em uma única instrução.