Quais Estados europeus se reuniram no Congresso de Viena o que esses Estados pretendiam?

O Congresso de Viena ocorreu em 1814 após a queda de Napoleão Bonaparte. Foi organizado pelas potências vencedoras para redefinir os rumos da Europa.

Quais Estados europeus se reuniram no Congresso de Viena o que esses Estados pretendiam?
Reunião dos representantes do Congresso de Viena em 1814.*

Com a abdicação de Napoleão Bonaparte em 1814 e o consequente fim da Era Napoleônica, as potências que se envolveram nas guerras empreendidas pelo imperador francês articularam-se na capital da Áustria, Viena, para traçar os rumos que a Europa tomaria a partir daquele momento. A essa articulação deu-se o nome de Congresso de Viena.

Além da Áustria, que sediou o congresso, as outras potências participantes foram a França, a Prússia, a Rússia e a Grã-Bretanha. Os representantes que participaram do congresso foram o príncipe austríaco Klemens Metternich, o diplomata francês Charles Talleyrand, o czar russo Alexandre I, o primeiro-ministro inglês Visconde de Castlereagh e Frederico Guilherme III, da Prússia.

O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal “cavalo de batalha”. Matternich, da Áustria, preconizou a defesa do retorno do poder às antigas famílias aristocráticas para que essas resguardassem a paz da Europa e impedissem a proliferação das ideias revolucionárias.

Os líderes participantes do Congresso de Viena ainda propuseram a defesa de dois princípios gerais: o princípio da legitimidade e o equilíbrio do poder. O primeiro determinava que as dinastias que detinham o poder no período anterior ao processo revolucionário francês deveriam reassumir seus tronos e territórios. O segundo pregava que as potências que ganharam a guerra contra a França teriam o direito sobre territórios fora do continente europeu e poderiam permanecer com aqueles que já lhes pertenciam por merecimento pela participação na luta contra Napoleão Bonaparte. Entre os países que se articularam no Congresso de Viena, a Inglaterra foi o que mais se beneficiou a longo prazo, pois conseguiu garantir a hegemonia militar e comercial nos oceanos, além de grande influência política e econômica no continente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, esse retorno à antiga ordem que caracterizou as propostas das potências vencedoras também implicava uma redefinição do mapa geopolítico da Europa, que havia sido profundamente afetado pelo império napoleônico. Para tanto, o czar russo, Alexandre I, propôs a criação de uma aliança. Formada por Rússia, Prússia e Áustria, a Santa Aliança, como ficou conhecida, objetivava garantir a hegemonia desses três países, bem como combater focos de revoluções impulsionados pelas ideias liberais. O primeiro artigo da Santa Aliança pode ser lido abaixo:

Art. 1º De acordo com as palavras das Santas Escrituras que ordenam a todos os homens olharem-se como irmãos, os três monarcas contratantes permanecerão unidos pelos laços de uma fraternidade verdadeira e indissolúvel e, considerando-se como compatriotas, se prestarão, em qualquer ocasião ou lugar, assistência, ajuda e socorro; julgando-se, em relação aos seus súditos e exércitos, como pais de família, eles os dirigirão no mesmo espírito de fraternidade de que se acham animados para proteger a religião, a paz e a justiça. (“Tratado da Santa Aliança”. Trad. Luiz Arnault. Dep. Hist. Contemporânea. UFMG.)

_______________
* Créditos da imagem: Shutterstock e Neveshkin Nikolay


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Dessa forma, representantes de países como Rússia, Prússia, Inglaterra, Áustria e a própria França se reuniram para resolver questões de fronteira e determinar a legitimidade dos governos que assumiram cada um dos Estados Nacionais.

Qual foi o principal objetivo do Congresso de Viena?

O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal “cavalo de batalha”.

Quais foram os 3 princípios do Congresso de Viena?

(PUC – RIO) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios: a) Liberalismo, democracia e industrialismo.

Qual era o principal objetivo do Tratado de Viena assinado em 1815?

O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.

O que foi o princípio da restauração?

O princípio da restauração defendia que todas as famílias reais que tinham sido afastadas do poder pela ação de Napoleão deviam ser reconduzidas aos seus legítimos tronos.

O que foi estabelecido no Congresso de Viena?

O congresso de Viena, ocorrido entre 1814 e 1815, reuniu os principais representantes das monarquias europeias – dentre eles o czar russo Alexandre I, o ministro francês Charles Talleyrand e o príncipe austríaco Klemens Metternich – para discutir o retorno de territórios e do próprio sistema político após a derrota de …

O que foi o princípio de legitimidade equilíbrio e restauração?

A legitimidade afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder. Caso tivessem morrido ou estivessem impossibilitados de governar, teriam seu direito passado para algum membro da família real.

O que ficou estabelecido com a Santa Aliança?

Segundo seus pontos, o acordo que formou a Santa Aliança salientava a ajuda militar a todos aqueles reinos que tivessem sua soberania ameaçada. Além disso, defendia o direito dos reinos de Portugal e Espanha em retomar o controle das colônias que, naquele período, proclamavam a sua independência.

O que foram o princípio da legitimidade e o equilíbrio europeu?

A reunião elegeu dois princípios básicos para a reorganização político-territorial europeia pós-Napoleão, a saber: legitimidade e equilíbrio europeu. A legitimidade afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder.

O que foi a Santa Aliança quais foram as consequências desta para América?

Entre as principais ações da Santa Aliança estiveram: 1821 e 1822 – envio de tropas para Nápoles e Espanha com objetivo de combater os liberais que lutavam contra o absolutismo monárquico. Planejamento de ações militares para a retomada das colônias americanas e restaurar o antigo processo de colonialismo.

Quais foram as dificuldades enfrentadas pela Santa Aliança?

Segundo seus pontos, o acordo que formou a Santa Aliança salientava a ajuda militar a todos aqueles reinos que tivessem sua soberania ameaçada. … Em contrapartida, a Santa Aliança não conseguiu conter o avanço dos movimentos separatistas que mobilizaram vários pontos do continente americano.

Qual a diferença entre legitimidade e equilíbrio europeu?

A legitimidade afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder. … O equilíbrio europeu dizia respeito a uma concepção de poder tradicionalmente vinculada à nobreza: o controle territorial.

O que é o princípio da legitimidade?

Legitimidade é uma característica atribuída a tudo aquilo que cumpre o que é imposto pelas normas legais e é considerado um bem para a sociedade, ou seja, tudo que é legítimo. … Neste sentido, a legitimidade de uma ação ou de um processo se dá quando esta está de acordo com as normas pré-estabelecidas pela jurisdição.

Quais as consequências da Santa Aliança?

Segundo seus pontos, o acordo que formou a Santa Aliança salientava a ajuda militar a todos aqueles reinos que tivessem sua soberania ameaçada. Além disso, defendia o direito dos reinos de Portugal e Espanha em retomar o controle das colônias que, naquele período, proclamavam a sua independência.

Quais são os Estados europeus se reuniram no Congresso de Viena o que eles pretendiam Qual foi o impacto das decisões do Congresso para a França?

As prioridades do Congresso de Viena foram acabar com os vestígios da Revolução Francesa e da Era Napoleônica. A intenção era redesenhar as fronteiras da França, Península Itálica e dos estados alemães, e restaurar a família Bourbon na França, Espanha e no Reino de Nápoles.

Quais estados europeus se reuniram no Congresso de Viena e o que pretendiam?

Os Estados europeus que se reuniram no congresso de Viena foram Inglaterra, Áustria, Rússia, Prússia e França. Eles pretendiam avaliar quais medidas seriam tomadas após a derrota de Bonaparte.

Quais países europeus se reuniram no Congresso de Viena?

No final, os exércitos napoleônicos foram derrotados. Em seguida, as potências vencedoras, Rússia, Prússia, Grã-Bretanha e Áustria, conjuntamente com a França, reuniram-se no Congresso de Viena, que teve como consequência política a formação da Santa Aliança.

Quais os Estados se reuniram no Congresso de Viena?

O Congresso de Viena foram várias conferências, nos anos 1814 e 1815, entre monarcas da Europa após as Guerras Napoleônicas. Os países participantes foram: Áustria, Prússia, Rússia, Portugal, Grã-Bretanha e França.