Quais impactos socioambientais são causados pela produção de energia solar?

É considerado impacto ambiental “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais” – Resolução CONAMA 001/86.

Seria ingênuo pensarmos que a energia solar não tem impactos ambientais, não é mesmo? O bom é que são diversos impactos ambientais positivos – é uma fonte de energia renovável, limpa e muito disponível, capaz de levar energia a lugares remotos, de gerar empregos, necessita de pouca manutenção, entre muitos outros. Aqui falamos sobre os 5 Impactos Sociais da Geração Distribuída de Energia.

Mas e os impactos negativos da energia solar?

Os painéis fotovoltaicos de silício – os mais utilizados no mundo e aqueles que provavelmente você conhece – passam por um longo processo produtivo até poderem ser instalados em telhados (Geração Distribuída – GD) ou numa usina solar (Geração Centralizada – GC).

Para produzir as células fotovoltaicas são necessárias inicialmente atividades de mineração que podem gerar contaminação de águas superficiais, remoção de vegetação, contaminação dos solos, evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral etc. Além desses, para produzir as células solares é necessária uma enorme quantidade de energia e o grande problema é que a principal produtora – a China – tem uma matriz energética com 85,4% da energia primária gerada a partir de fontes não renováveis, sendo o carvão a principal fonte (68%) – BP Statistical Review (2019). Sem falar nos impactos ambientais negativos para trazer essas células para o Brasil…

O Brasil pode importar os módulos prontos ou fabricá-los aqui com as células importadas. Quando o painel fica pronto ele pode ter dois destinos principais: GD e GC. Na GD, são poucos os impactos ambientais negativos, diferentemente do que se observa na GC. Para a implantação de grandes usinas solares são necessárias vastas áreas, o que pode levar a perda de cobertura vegetal nativa, mudança na paisagem, formação de áreas degradadas, intensificação de processos erosivos, perda de habitat para a fauna local etc.

Depois que os módulos e placas fotovoltaicas chegam ao fim de sua vida útil (eles duram de 25 a 30 anos, mas podem ser substituídos muito antes disso) eles se tornam um resíduo. O que fazer com eles? Um gerenciamento incorreto dos resíduos fotovoltaicos envolve a perda de metais escassos e preciosos (por exemplo, prata, cobre, gálio , índio , germânio) e materiais convencionais (como alumínio e vidro) e importantes questões ambientais decorrentes da liberação de substâncias perigosas, como o chumbo, metal altamente tóxico. A reciclagem dos painéis tem se mostrado como a opção mais adequada, mas são necessárias políticas e normas que a tornem obrigatória ou pelo menos incentivada.

Mesmo com todos os impactos ambientais negativos expostos, é importante evidenciar que a escolha da utilização da energia solar é muito positiva quando comparada a outras fontes de energia, principalmente de origem fóssil.

Na Revolusolar trabalhamos com todos os impactos positivos na energia solar: os sociais, ambientais e econômicos. Somos uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável em comunidades de baixa renda, através da energia solar. Hoje, atuamos nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, através da geração distribuída e eficiência energética, do Programa de Educação Ambiental que promove a sensibilização e a conscientização das crianças, adolescentes e os moradores das favelas e o Programa de Formação Profissional que capacita moradores como instaladores solares.

Impactos Ambientais na Energia Solar: Benefícios e Prejuízos para o meio ambiente

Quais impactos socioambientais são causados pela produção de energia solar?

Como anda as energias renováveis?

As energias renováveis vem sendo cada vez mais comuns nos dias atuais e com isso a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço na matriz energética, mas será que as energias renováveis não geram impactos ambientais? Por isso falaremos sobre Impacto ambiental e energia solar.

Como uma solução ambiental e alternativa possivelmente mais barata e que agrida menos ao meio ambiente, ela toma conta do mercado gradativamente. Não só em escala empresarial, mas também residencial.

Podemos observar o uso das energias renováveis se disseminando em alta escala nos últimos anos.

Principalmente após os recentes aumentos na conta de energia elétrica e classificações de bandeiras tarifárias.

Porém, seu estudo e uso já possui muitos anos e em alguns países, sua presença é muito forte. No Brasil, por exemplo, a nossa principal fonte de energia na matriz energética, desde após a Segunda Guerra Mundial, é a hidrelétrica.

Mas nem por isso outras fontes não são interessantes para nós

Além do nosso grande investimento em hidrelétricas, também podemos notar um aumento expressivo no uso da energia solar.

O brasileiro tem buscado uma saída para a dependência que temos da hidrelétrica e, por consequência, da submissão aos aumentos e variações do valor da conta de energia elétrica.

Já que essa passa por problemas em épocas de estiagem.

Com isso, podemos afirmar que é incontestável seus benefícios que podemos observar com o uso da energia solar.

Mas precisamos analisar tais parâmetros para ter um melhor e mais eficiente discernimento sobre seus impactos positivos e negativos ao meio ambiente.

E assim, avaliar sua posição frente à sustentabilidade.

Benefícios no uso da energia solar para o meio ambiente

Podemos relembrar que desde os primórdios da Terra, o sol já era uma fonte de utilização muito presente.

Como por exemplo na utilização de secagem de peles e alimentos, e em alguns casos, até mesmo para fazer fogo.

É válido destacar que na utilização do sol para geração de energia da forma que conhecemos atualmente, temos:

  • Energia solar fotovoltaica
  • Sistema de aquecimento solar.

O Brasil é considerado um país extremamente beneficiado pela quantidade de incidência solar que recebe em todo seu território.

Tornando propícia a geração individual em qualquer local do território.

Com isso, podemos destacar que a geração de energia através do sol possui o grande benefício da não emissão de gases poluentes na atmosfera, como acontece com muitas outras fontes. 

Além disso, sabemos que a manutenção de um sistema, seja ele fotovoltaico ou de aquecimento, é mínima.

Para entender um pouco sobre o sistema de aquecimento solar, dá uma lida nesse blogpost

Quais impactos socioambientais são causados pela produção de energia solar?
Sistema de Aquecimento Solar

E para entender sobre energia solar fotovoltaica veja este blogpost.

Quais impactos socioambientais são causados pela produção de energia solar?
Sistema Solar Fotovoltaico

Mas é viável esse sistema?

Podemos destacar ainda que os sistemas de energia solar possuem uma longa vida útil.

Empresas dão garantias de pelo menos 25 anos com ele funcionando até 80% do seu desempenho original.

Também tem sua possibilidade de instalação em lugares remotos ou de difícil acesso.

Esses três últimos benefícios citados são de grande valia para o meio ambiente pois garantem uma mínima agressão ambiental durante seu uso.

Pois na geração de energia é necessário apenas o sol (a luz no fotovoltaico ou calor, no de aquecimento).

E os equipamentos utilizados não geram nenhum prejuízo ambiental na produção da energia.

Prejuízos para o meio ambiente no uso da energia solar

Primeiramente precisamos destacar que a energia solar não acarreta nenhum prejuízo ambiental em sua geração de energia.

Porém, ela não é considerada 100% limpa pois na fabricação de equipamentos, existem processos prejudiciais.

O principal e mais conhecido impacto ambiental relacionado à energia solar, é a durante a produção do insumo utilizado na produção dos módulos fotovoltaicos.

Além disso, também é uma preocupação o descarte dos painéis após sua vida útil, já que se feito de forma errada, pode causar danos ao meio ambiente

Devemos destacar que no caso do sistema de aquecimento solar, não foi divulgado ainda casos de prejuízos ambientais, nem mesmo em sua confecção de equipamentos.

Quais impactos socioambientais são causados pela produção de energia solar?
Ciclo de produção dos materiais fotovoltaicos

Como é formado os painéis?

Painéis fotovoltaicos são formados através de um composto químico chamado silício.

E para utilizar esse material, é preciso que o mesmo passe por diversas fases para se tornar utilizável para a finalidade do painel.

Porém essas etapas são onde observamos os prejuízos ambientais, como:

  • Emissão de pó de sílica
  • Desmatamentos
  • Poluição das águas
  • Alteração da fauna e flora
  • Liberação de gases tóxicos e de efeito estufa
  • Além do lançamento de metais pesados no ambiente

Impactos ambientais na construção de uma usina hidrelétrica

Como falado anteriormente, a hidrelétrica é a principal fonte de energia atual do Brasil. Porém, além do problema com épocas de estiagem, a construção da hidrelétrica acarreta inúmeros problemas ambientais e até mesmo sociais.

Como impactos sociais, podemos destacar:

  • Mudança na estrutura populacional;
  • Modificação na qualidade de vida e nível econômico da população local;
  • Interferência na situação econômica do ingresso e valor da propriedade;
  • Mudança no tipo de emprego;

Entre outros.

Quando falamos dos impactos ambientais, já podemos citar:

  • Modificação do relevo por efeito da construção da usina e as escavações;
  • Alteração do curso fluvial do rio;
  • Contaminação das camadas do solo devido ao derramamento de substâncias químicas;
  • Mudança na qualidade da água superficial e subterrânea devido à construção de desvio e túnel de condução e poços;
  • Alteração do regime hídrico;
  • Perda de ecossistemas frágeis;
  • Aumento no número de espécies ameaçadas de extinção;
  • Interrupção permanente do movimento migratório de organismos aquáticos e terrestres;
  • Redução da fauna local;
  • Eliminação da floresta;

Entre muitos outros.

Comparação entre impactos causados na energia solar e na hidrelétrica

Como pudemos observar, é absurda a diferença de impactos causados entre as fontes de energia citadas, solar e hidrelétrica.

O Brasil possui um grande investimento em usinas hidrelétricas principalmente a partir dos anos 90.

Porém é notório que atualmente seu retorno não tem sido gratificante. O investimento em energia solar tem crescido nos últimos anos, e com base nos fatos apresentados, podemos buscar o incentivo ainda maior nele.

Apesar dos impactos citados na fabricação de placas, seus impactos não se comparam à da usina hidrelétrica, por exemplo.

Viu as vantagens da energia solar se sobressaindo e se interessou, né?

Esse foi nosso blogpost sobre impacto ambiental e energia solar.

Entra em contato com a gente, que te ajudaremos a sanar todas as dúvidas e buscar diminuir impactos ambientais na geração de energia. Basta clicar Aqui para conhecer mais sobre nós

Quais são os impactos socioambientais da energia solar?

Os principais danos são em relação às vegetações, que ficam comprometidas com a terraplanagem realizada e com o sombreamento gerado pelos módulos solares. Os animais que estão no local também podem estar em risco, já que acidentes podem acontecer ao abrir espaço para a construção das usinas.

Quais as consequências da energia solar?

As desvantagens da energia solar são: alto custo de aquisição inicial, não funcionar à noite em sistemas sem baterias; baixo incentivo no Brasil; e poucos estudos sobre os impactos provenientes do descarte dos painéis.

Quais são os principais impactos ambientais e sociais decorrentes do uso dessa fonte de energia solar?

Além disso, a combustão dessa fonte de energia emite diversos gases poluentes à atmosfera, como o CO2, que provocam o efeito estufa e prejudicam a camada de ozônio. Segundo o EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a energia fóssil ainda corresponde a 63,1% de todo o consumo de eletricidade mundial.

Quais são os impactos ambientais provocados pela produção de energia?

A produção de energia elétrica está associada a impactos negativos como poluição atmosférica, alagamento de áreas e até acidentes nucleares. A história da humanidade foi marcada por grandes invenções que, se não tivessem sido criadas, não permitiriam que o mundo se encontrasse na situação em que está atualmente.