Quais foram as principais mudanças ocorridas na Europa feudal A partir do século XI?

No século XI, a Europa medieval passou por grandes transformações. Novas cidades surgiram a partir do século XI e, com o aprimoramento das técnicas de produção no campo aumentando a produção de alimentos (introdução do arado de ferro, do rodízio de três campos), vários camponeses se deslocaram para as cidades e passaram a exercer atividades como artesanato e o comércio.  

As cidades, na maioria das vezes, surgiam ao redor das terras do senhorio (ou seja, do senhor feudal). Com o renascimento urbano, as atividades comerciais foram impulsionadas, tendo no artesanato a principal forma de produção da época.

 Os mercadores acentuaram as atividades comerciais a partir do século XI, deslocando-se de uma região para outra, vendendo seus produtos. No século XII, esses mercadores criaram as feiras. As principais delas ficavam na região da atual França, da atual Itália e da Bélgica. Elas exerceram o importante papel de interligar quase todo o continente europeu com o continente africano e asiático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cidades medievais garantiam sua segurança através das muralhas. Essas cidades tinham uma média de 20 mil habitantes, com exceção de Paris que chegava perto dos 100 mil habitantes.

O renascimento urbano e comercial acelerou o processo de urbanização da Europa e marcou o início do capitalismo. Posteriormente, a industrialização foi o reflexo desse período de ascensão comercial.

Quais foram as principais mudanças ocorridas na Europa feudal A partir do século XI?

Quais foram as mudanças ocorridas na Europa feudal?

Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.

Quais foram as principais mudanças econômicas ocorridas na Europa durante a Baixa Idade Média?

desenvolveu-se o arado de Ferro, o moinho hidráulico e a melhoria no uso de animais, através de novos equipamentos de acoplagem. A economia se renovou através do renascimento comercial que passava a dar as caras e que daria fim ao sistema feudal.

Por que quando a economia era de subsistência o comércio caiu na Europa medieval?

Com uma produção baixa, voltada quase exclusivamente ao consumo próprio, o comércio sofreu um forte impacto, pois havia pouco excedente para ser comercializado. ... Porém, em geral, esse excedente comercial, tanto agrícola como artesanal, era baixo na Europa Ocidental. Não pare agora...

Quais os elementos importantes sobre a transição da sociedade feudal para a sociedade capitalista?

A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO A característica essencial do novo sistema é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro.

Quais foram as principais mudanças ocorridas na Europa a partir do século 11?

No século XI, a Europa medieval passou por grandes transformações. Os mercadores acentuaram as atividades comerciais a partir do século XI, deslocando-se de uma região para outra, vendendo seus produtos. ... No século XII, esses mercadores criaram as feiras.

Quais foram as principais mudanças ocorridas na Europa no início do século xx1?

As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.

Quais transformações econômicas e sociais ocorreram ao longo da Baixa Idade Média?

Verificado por especialistas. a) As transformações econômicas e sociais que ocorreram ao longo da Baixa Idade Média foram aquelas relacionadas ao crescimento populacional, ao desenvolvimento das cidades e do comércio.

Quais transformações econômicas e sociais que ocorreram ao longo da Baixa Idade Média explicam essa diferença?

A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano. Dentro dessa estrutura, os feudos são o lugar de maior importância. ... O direito do senhor feudal de possuir e explorar a terra e de cobrar os impostos dos camponeses instalados lá era oriundo da relação de vassalagem que ele tinha com o rei.

Como foi a expansão demográfica do Brasil?

Um exemplo que podemos citar é a expansão demográfica, bastante acelerada no país e intensificada no período graças ao prosseguimento da imigração européia. A entrada de imigrantes e sua concentração no sul e sudeste do Brasil, fez com que essas regiões apresentassem um crescimento populacional mais acelerado que as demais.

Quais eram os principais locais da Baixa Idade Média?

Assim, os principais locais da Baixa Idade Média eram: o feudo, que incluía castelo, terras e instalações, e a floresta, da qual se retirava a lenha e caçava-se animais, por exemplo. Nesse período dois locais comuns, além dos citados, eram: as aldeias (formadas ao longo da Alta Idade Média) e a Igreja.

Quando começou a história da Europa?

História Geral. Depois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa.

Por que a expansão do comércio e o crescimento das cidades?

A expansão do comércio e o crescimento das cidades provocaram vários conflitos sociais. As áreas que as cidades ocupavam pertenciam aos senhores feudais, bispos, nobres e reis. Esses senhores pretendiam submeter os moradores dos burgos, cobrando deles impostos, taxas e serviços.

Quais foram as mudanças que ocorreram a partir do século XI na Europa feudal?

Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.

Quais as principais mudanças ocorridas na Europa a partir do século XI?

Novas cidades surgiram a partir do século XI e, com o aprimoramento das técnicas de produção no campo aumentando a produção de alimentos (introdução do arado de ferro, do rodízio de três campos), vários camponeses se deslocaram para as cidades e passaram a exercer atividades como artesanato e o comércio.

Quais foram as principais mudanças ocorridas na Europa feudal?

Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.

Quais foram as principais mudanças na Europa feudal no momento da transição da Idade Média para a Baixa Idade Média?

4) A transição da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é marcada por uma série de inovações técnicas, e consequentemente, uma expansão das áreas cultiváveis e da agricultura, o que gera uma maior produção de alimentos e maiores trocas comerciais.