Quais os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

Os microrganismos são agentes patogênicos responsáveis por uma série extensa de doenças. Por saber disso é possível fazer pesquisas para poder descobrir maneiras de inibir essa ação negativa e proporcionar o tratamento adequado para a cura do paciente. No entanto, a melhor maneira de combater esses agentes patogênicos não é na doença, mas sim no ambiente, evitando que o indivíduo seja contaminado pelo microrganismo nocivo.

Portanto, podemos afirmar que o controle dos microrganismos é uma maneira eficaz para se prevenir doenças, visto que são esses microrganismos que atuam como agentes patogênicos de diversas doenças.

O controle dos microrganismos pode ser realizado com agentes físicos e químicos, que por ventura podem ser aplicados na pele humana (impedindo contaminações e infecções), em superfícies inanimadas, objetos (material cirúrgico, por exemplo), alimentos e meio ambiente – como em uma estação de tratamento de água e esgoto.

O controle dos microrganismos através dos agentes físicos e químicos

Quais os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

É possível realizar o controle dos microrganismos através do uso de agentes físicos e químicos. Os agentes atuaram na inibição do crescimento de bactérias e demais organismos ou proporcionaram a eliminação total dos microrganismos em questão. Remoção total ou parcial, por assim dizer.

Os esterilizantes proporcionam a eliminação total enquanto os desinfetantes e antissépticos são responsáveis pela remoção parcial dos microrganismos. A escolha do uso vária de acordo com o objetivo e ambiente. Em uma mesa de cirurgia, é importante que tudo esteja devidamente esterilizado para evitar infecções.

Por outro lado, o corpo humano possuí muitos microrganismos que atuam de maneira simbiôntica, crescendo de nossos nutrientes e fornecendo outros nutrientes em trocas (como as bactérias intestinais que geram vitaminas). Nesse caso, é importante que apenas as bactérias nocivas sejam eliminadas, pois as outras fazem parte fundamental do funcionamento do organismo humano.

Os métodos utilizados para controle de microrganismos

Métodos físicos: Temperatura, filtração (filtro de água), radiação, vibração ultrassônica, remoção de oxigênio, dessecação e remoção de oxigênio;

Métodos químicos: Desinfetantes e antissépticos.

Existem uma série muito grande de maneiras utilizadas para controlar os microrganismos de um ambiente, seja uma área inanimada, corpo humano ou meio ambiente. A ação vária de acordo com objetivo almejado. Desse modo, é possível afirmar que a variável é muito extensa.

Dentre os métodos de controle de microrganismos mais utilizados, podemos destacar os seguintes agentes físicos:

  • Controle de crescimento por calor: Fervura, pasteurização, UHT (ultrahigh temperature processing), autoclave (vapor sobre pressão), chama direta e ar quente (forno);
  • Esterilização por filtração: Um filtro que separa os microrganismos de um ambiente primário (purificador de ar e filtro caseiro);
  • Esterilização por radiação: Radiação ionizante (raios gama ou raio x) e radiação não-ionizante (raios ultravioletas).

Dentre os métodos de controle de microrganismos mais utilizados, podemos destacar os seguintes agentes químicos:

  • Antissépticos e desinfetantes: Alcoóis (a base de álcool), aldeídos, fenóis e derivados (creolina para desinfecção e timol para antisséptico), bifenóis, halogênios (iodo e cloro), ácidos inorgânicos e orgânicos (ácido sórbico, acético, lático ou benzóico), agentes oxidantes e biguanidas (clorexidina);
  • Esterilizantes: Óxido de etileno (EtO) e plasma de peróxido de hidrogênio.

Este artigo faz parte da série de textos sobre microbiologia. Leia o próximo artigo da série clicando aqui

LER PRÓXIMO ARTIGO >>>>

Saiba como funciona o processo de desinfecção

Quais os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

17 de março de 2016 | Postado por Fornari


A desinfecção ou assepsia pode ser definida como o processo de eliminação de microrganismos por meio de agentes químicos ou agentes físicos.

O processo de desinfecção devem seguir as seguintes premissas e ter as seguintes características: garantir uma boa penetrabilidade dentro do local infectado e o composto desinfetante deve agir em um amplo espectro com a menor taxa de toxicidade. A ação deve ser rápida a fim de não alastrar a contaminação e a medida também deve ser econômica.

Existem equipamentos próprios que permitem que um determinado processo produtivo tenha uma etapa de desinfecção eficiente. Na indústria avícola, podemos destacar alguns equipamentos como arcos de desinfecção com molhador de frango e máquinas de desinfecção de ovos.

Princípios de ação

Podem-se destacar os métodos físicos de desinfecção, a filtração, radiação, calor seco e calor úmido. Destaca-se a radiação eletromagnética como técnica utilizada em materiais que não possam ser aquecidos. Já quanto ao mecanismo de desinfecção por agentes químicos, são usados desinfetantes de primeiro, segundo e terceiro grau.

Estes três tipos de desinfetantes diferenciam entre si pelo mecanismo de ação de cada um. Sendo no primeiro caso a alquilação (bactericida), no segundo de desnaturação de proteínas (ação bactericida) e no terceiro quelação, mecanismo bacteriostático.

O grau de desinfecção química também diz respeito aos tipos de patógenos que são destruídos:

1º grau – alta desinfecção: há a destruição de formas vegetativas, esporos, bacilos e vírus;

2º grau – média desinfecção: há destruição de vírus e bactérias, menos esporos;

3º grau – baixa desinfecção: há destruição de formas vegetativas de bactérias e não destroem vírus e bacilos.

Benefícios da desinfecção

Com a desinfecção em uma linha de processamento bem estabelecida pode-se elevar a produtividade a um patamar de qualidade superior à média. Além de evitar que lotes de produtos sejam contaminados por patógenos, o processo de desinfecção é uma medida que proporciona uma melhor condição de trabalho aos operadores.

Com a redução de patógenos, os colaboradores também ficam menos sujeitos a contrair algum tipo de doença, oriunda do manejo de determinadas matérias primas ou produtos que estão sendo processados em uma linha.

O processo de desinfecção garante uma qualidade superior aos produtos processados, e assim atende às exigências internacionais de qualidade, facilitando o processo de exportação.

A preservação da saúde dos animais também é um benefício da desinfecção das instalações e materiais. Atenção especial com a higienização (limpeza e desinfecção) dos galpões depois da ocorrência de alguma enfermidade ou antes do alojamento.

A limpeza e desinfecção das instalações devem ser executadas corretamente para apresentarem adequada eficácia. Além disso, a remoção da matéria orgânica é essencial para que o desinfetante apresente bons resultados.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o processo de desinfecção? Escreva pra gente pelos comentários.

Quais os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

Quais são os agentes físicos e químicos utilizados na esterilização e desinfecção?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

Quais são os agentes utilizados na desinfecção?

Os compostos liberadores de cloro mais utilizados na desinfecção são os inorgânicos: hipoclorito de sódio (NaOCl), de cálcio ou de lítio. São classificados como desinfetantes de baixo a alto nível, de acordo com a concentração, valor de pH da solução e tempo de exposição.

O que é desinfecção por agentes químicos?

A desinfecção química é feita por meio de agentes químicos para eliminar os microrganismos. Esses agentes são os desinfetantes químicos, que podem ser aplicados manualmente ou de forma automatizada.

Quais os meios de desinfecção químico e físico?

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...